Re: "Porsche goes eletric - Mission E"
Enviado: 10 abr 2016, 07:05
Também não acredito
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Acredito mais na reconfiguração dinâmica do pack do que numa conversão intermédia em DC.jfr2006 Escreveu:A conversão DC-DC é bastante eficiente, por isso pode ser usada.
Outra possibilidade é ter o pack dividido em 2 módulos que são colocados em série para carregamentos série e quando são usados ou com carregamentos mais lentos, estão em paralelo.
A conversão DC-DC tem eficiências na casa dos 95% ou mais. A conversão AC-DC depende da carga e pode ter eficiências até aos 98%.alexmol Escreveu:Acredito mais na reconfiguração dinâmica do pack do que numa conversão intermédia em DC.jfr2006 Escreveu:A conversão DC-DC é bastante eficiente, por isso pode ser usada.
Outra possibilidade é ter o pack dividido em 2 módulos que são colocados em série para carregamentos série e quando são usados ou com carregamentos mais lentos, estão em paralelo.
A conversão DC-DC é mais eficiente que a conversão AC-DC ?
Mesmo que seja nunca valerá o peso, o espaço e a geração de calor que esses componentes iriam ocupar no veículo.
Não esquecer que estamos a falar de potências da ordem dos 300kW!
A longa distancia?jfr2006 Escreveu:A conversão DC-DC tem eficiências na casa dos 95% ou mais. A conversão AC-DC depende da carga e pode ter eficiências até aos 98%.alexmol Escreveu:Acredito mais na reconfiguração dinâmica do pack do que numa conversão intermédia em DC.jfr2006 Escreveu:A conversão DC-DC é bastante eficiente, por isso pode ser usada.
Outra possibilidade é ter o pack dividido em 2 módulos que são colocados em série para carregamentos série e quando são usados ou com carregamentos mais lentos, estão em paralelo.
A conversão DC-DC é mais eficiente que a conversão AC-DC ?
Mesmo que seja nunca valerá o peso, o espaço e a geração de calor que esses componentes iriam ocupar no veículo.
Não esquecer que estamos a falar de potências da ordem dos 300kW!
Li agora há pouco tempo um artigo em que se afirma que as principais produtoras de energia estão a considerar o abandono do transporte de energia em AC, por causa da percas por efeito radiante e os custos com os cabos para compensar o efeito pelicular.
Gostava era de ler esse artigo porque não sei o que é o efeito radiante.jfr2006 Escreveu:Li agora há pouco tempo um artigo em que se afirma que as principais produtoras de energia estão a considerar o abandono do transporte de energia em AC, por causa da percas por efeito radiante e os custos com os cabos para compensar o efeito pelicular.
O efeito radiante ocorre do facto de o cabo se tornar numa antena. Embora para 50Hz, o comprimento de onda seja muito grande, a verdade é que os cabos de transmissão também o são.alexmol Escreveu: Gostava era de ler esse artigo porque não sei o que é o efeito radiante.
Também estou curioso para saber como se compensa o efeito pelicular.
Sim, eu sei..os chamados cabos com alma de aço. O problema é que ficam mais carosalexmol Escreveu:O efeito radiante para 50 ou 60Hz é desprezável face aos outros, até pensei que seria uma coisa diferente das perdas na linha de transmissão pois não conhecia o termo "efeito radiante".
Quanto ao efeito pelicular nada de novo, os cabos de linhas de transmissão sempre foram pensados para minizar perdas por esse efeito.
Eu apostaria mais num pack "duplo" que pode ser reconfigurado para cargas rápidas, de forma a ser colocado em série nessas situações e ser alimentado pelos 800V e que noutras situações (carga lenta, carga rápida a menor tensão e fornecimento de energia), está colocado em paralelo.
Voltando à Porche, a minha aposta vai para um pack com muitas células e tensão total a rondar os 800V, sendo o carregamento DC a essa tensão.
Isso permite reduzir secção de cabos e diminuir perdas, apesar de complicar o BMS.