Infelizmente um sinistro (sem feridos) deixou o BZ4X em perda total e será vendido a um Salvado.
O processo ainda esta a decorrer, esta na fase final, por isso nao vou adiantar detalhes dos intervenientes.
Vou deixar aqui um pequeno relato que pode ser util para alguém que passe pela mesma situação, pois isto das seguradoras tem alguns segredos que me surpreenderam.
Um Motorista TVDE (nem Portugues falava...é uma selva) parou na faixa da esquerda na A2 (falhou a saida da costa da caparica e imagine-se parou a fazer pisca para mudar de faixa) e provocou um choque em cadeia, eu e os outros carros (ja parados atras daquele asno) sem culpa nenhuma temos danos avultados ( eu bati por impulsão no da frente devido ao que me bateu por tras) , o carro circulou até a oficina toyota mas tem o eixo traseiro desalinhado/torcido, mala é apenas chapa (abre e fecha), mala interior tem de ser nova, não disparou airbags, a frente nao parece ter danos na parte mecânica.
Ps: o BZ4X Tem uma mala enorme e teve uma batida bastante forte, e o mais importante é que não houve feridos.
Avaliado em 36.000€ pela seguradora.
Tem 106.000km
Bateria 3% degradação
Setembro de 2024
O video da dashcam que trago no carro é que me safou e me ilibou de qualquer culpa, mesmo assim acionei danos próprios para o processo ser mais rápido.O carro foi dado como perca total pela seguradora e a oferta da companhia de salvado sao 12.050€
PRIMEIRA FASE
Danos próprios
Tinha danos próprios que activei (mesmo sem culpa) para acelerar o processo, uma vez que as empresas de transporte de passageiros (taxi, uber, turismo) não teem direito a viatura de substituição, apenas uma indemnização diária de 65€ por cada dia de paragem.
A minha
companhia de seguros A aceita pagar os 36.000€ mas em
perca total existe prejuízo financeiro neste processo..ora vejam
É o dono/empresa da viatura que vende o salvado e paga o iva 23% ( se foi deduzido na compra/empresa)
É deduzido o valor do salvado ao valor segurado e a companhia de seguros paga o restante
Activando danos próprios, a franquia (1.500€) é deduzida aos 36.000€ e mais tarde restituída se não existir culpa
A companhia de seguros sugere uma empresa de salvados que da um prazo de 30 a 50 dias para vender a viatura, apos esse prazo desvaloriza.
A empresa de salvados so aceita a compra de viaturas sem reserva de propriedade.
Em perca total o seguro é extinto e
os meses remanescentes pagos não são devolvidos, acontece que tinha feito o seguro á 25 dias (3000€) que não me devolviam os restante 11 meses.
Nos taxis, uber e turismo não existe seguro com apoio jurídico..
Ao verificar melhor o seguro do bz4x , reparo que colocaram modelo exclusive, por isso esta avaliado em 36.000€, o modelo correcto era o premium e segundo a tabela da Eurotax vale 39.500€, reclamo, mas como ja passaram os 15 dias, escondem-se atras da lei.... adiante.
A viatura custou 45.500€ com 6.000€ desconto comercial/frota, a companhia avaliou a viatura em 45.5000€ em 2024, ao valor que paguei...nesta parte ainda desconheço legalmente se o seguro deveria ter sido feito em 51.500€...
Curioso ou coincidencia, a empresa de salvados que oferece os 12.000€ é a mesma indicada pela companhia de seguro A e B
36.000€ valor viatura
+ 24.000€ pago pelo seguro
+ 12.000€ salvado
- 2760€ iva 23% do salvado
-1500€ franquia
-3000€ seguro extinto
-3500€ EUROTAX (por erro companhia seguros)
Viatura comprada a leasing pela empresa, falta pagar 28.000€ de leasing, so recebo 22.500€ e tenho de meter 5.550€ do meu bolso/empresa para conseguir vender o salvado por 12.000€.
Vou ao banco, fazemos cálculos dos prazos até o obter o DUA sem reserva
Receber do seguro 8 dias úteis
No banco extinguir Leasing no imediato pago juros, espero 30 dias nao pago juros do leasing.
Mais 15 dias úteis até receber os documentos do banco por carta registada
Ir com os documentos a conservatória central de lisboa (EXPO) pedir DUA urgente para dia seguinte e levantar na casa da moeda (130€) isto descobri mais tarde.
Mesmo 50 dias fica muito apertado de prazos, e opto por pagar os 28.000€ na hora, sem esperar por fundos de ninguém para conseguir ter o DUA a horas para conseguir vender o salvado.
Nesta altura o banco tem de enviar uma carta a companhia de seguros (que vai pagar) , a dizer que prescinde do valor a receber e que o valor deve ser enviado para o tomador do seguro...
e da-se um pequeno volte face em meu favor
Vou atras dos relatórios de peritagem na oficina e
"não existem, quer dizer, existem mas nao estão elaborados pela oficina, quem os tem são as companhias de seguros e existiu 2 peritagens a viatura, troca de emails e chamadas e tenho os 2 relatórios, um de perca total 26.000 o outro 28.0000, tudo baseado em números muito dúbios e até o valor da viatura é de 31.000€ baseado no valor de compra da toyota...
Cenas que mais tarde ainda vamos averiguar em tribunal...
REPAREM AGORA
A dashcam joga em meu favor... como ficou provado
no video sou ilibado de qualquer culpa, pois sem o video da dashcam, a companhia de seguros podia alegar que eu nao consegui parar e bati no da frente (sem impulsão) e logo o meu seguro ia aumentar por culpa de bater por tras, e os danos na parte da frente da minha viatura, seriam contabilizados e deduzidos ao valor a receber de indemnização ( ou perdia a franquia (1500€).
A dashcam é melhor do que qualquer seguro....
A
companhia de seguros B da viatura que me bateu assume a culpa e oferece 33.000€ por perca total .
A partir deste momento começo a negociar este valor com a companhia B, dos 33.000€, peço 39.500€ + dias de paragem (1230€) e eles teimam em responder, ou quando o respondem é a sexta-feira a tarde....pressiono mais e la aceitam pagar 35.000€ + dias de paragem (1230€)
Os dias de paragem considera-se desde dia do acidente até ao dia em que assumem a culpa (18 dias)
Esta proposta da
companhia de seguros B é mais vantajosa, pois assim mando cancelar o seguro da companhia A para receber os remanescente dos meses nao usufruídos os 10 meses, nao entra franquia nas contas, o prejuízo por agora é menor.
Na internet encontro uma outra companhia de salvados que aceita pagar os 12.000€ pelo salvado, assim fujo das negociatas das companhias de seguros.. que suspeito que teem negócios por detrás..
Também na internet podem descobrir que a tranquilidade teve um processo no tribunal europeu que demorou 16 anos a ficar resolvido (e perdeu) , as finanças Portuguesas cobraram o iva 23% pelos salvados vendidos aos sucateiros, antigamente as companhias de seguros facturavam com isençao de iva as sucateiras, agora passam a responsabilidade de vender para o consumidor/empresas..
Conclusão: Caso tivesse tempo e dinheiro e estivesse disposto a receber mais da companhia de seguros, não aceitaria a proposta, venderia o salvado e recorreria ao CIMPAS ou aos tribunais Civis...
Recomendação:
Comprem uma dashcam
Seguro com apoio jurídico
Roubo e danos próprios se for uma viatura de valor ou se esta a credito ou leasing.
Verifiquem se o equipamento/modelo da viatura bate certo com seguro.
VANTRUE N2X... esta foi a dashcam que tinha no momento do sinistro, gravou o evento e colocou cadeado nos 2 videos para nao serem apagados ou adulterados.
Comprei a Nexus N5 (4CH) para a nova viatura
SEGUNDA FASE
Nesta segunda fase, tenho 3 anos apos o sinistro, vou fazer um levantamente de todos os prejuízos e vou recorrer para os tribunais civis (demore o tempo que for necessário) vou pedir responsabilidade civil por danos patrimoniais e nao patrimoniais.
Existem bons advogados que trabalham a 10% de comissão pelos ganhos em tribunal.
A responsabilidade civil de uma empresa por perdas resulta na obrigação de reparar danos causados a terceiros através da sua atividade, produtos ou serviços. Esta obrigação exige a existência de um dano, um ato (ação ou omissão) que o causou e um nexo de causalidade entre ambos. A reparação pode incluir danos patrimoniais (como perda de lucros) e não patrimoniais (como danos morais), e o valor da indenização visa reconstituir a situação que existiria se o dano não tivesse ocorrido.