Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
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EVUber
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Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 28 ago 2024, 23:25

Vou abrir um segundo Diario de Bordo mas desta vez com outra viatura electrica (TOYOTA BZ4X) com o intuito de partilhar e ficar registado o que é fazer uma media de 350km diários em Veiculo eléctrico.

O outro diario de bordo do Kia E-NIRO encontra-se aqui viewtopic.php?f=63&t=8435&start=130#p155164

Existem muitas duvidas aquando da compra de um veiculo eléctrico, muitos mitos sobre a resistencia e durabilidade das baterias.

regras de ouro by evuber:
  • Evitem usar a bateria abaixo dos 10%
  • Evitem cargas rapidas (principalmente repetidas)
  • Não deixar a viatura a 100% mais do que 1 a 2 horas
  • Deixar a viatura a 50% se não a utilizarem varias semanas
  • É importante que a viatura e o utilizador consigam manter a temperatura das bateria entre os 20 e os 30 graus
  • Cargas rápidas preferir postos DC 50kWh, são mais baratos, geram menos calor que os ultra rápidos
  • Utilizem um OBD + carscanner e vigiem a temperatura, voltagem das células e degradação
Consegue fazer 1 milhão de KM ?

Continuo com duvidas se faz 1 milhão de km, mas estas baterias NCM apostava forte que fazem 600.000km, os dados do carscanner dão segurança e confirmam a autonomia diária, no outro diario foram 1000 dias a carregar 50kWh na bateria.

e o preço das bateria ?
São caras, mas seguindo as regras de ouro, a probabilidade de durarem a vida util do carro é muito grande, a Toyota da 1 milhão de km de garantia até para viaturas profissionais.
A danger zone dos 160.000km ou 200.000km em que acaba a garantia da viatura electrica, por esta altura ja devem ter adquirido conhecimento suficiente (com dados) se é para vender ou para manter.


e a manutenção ?
Pastilhas e discos originais apos 300.000km no e-Niro são o cartão de visita de qualquer eléctrico


e os carregamentos ?
Sempre em casa, periodo noturno com baixas tarifas, tudo o que seja fora desde padrão é sempre mais caro

Acima estão as duvidas que coloquei a mim próprio aquando da compra o e-Niro, 300.000km depois tenho um pouco mais de certezas e menos receios de apostar num veiculo eléctrico por isso comprei outro.


Imagem
Última edição por EVUber em 29 ago 2024, 08:35, editado 4 vezes no total.

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Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 29 ago 2024, 00:54

Pesquisei durante meses o mercado até me decidir qual seria o proximo eléctrico.

A actividade de transporte de Passageiros de Turismo e TVDE é para manter, agora com mais foco nos serviços privados de Transferes e Tours e um decréscimo na vertente "uber" fruto da falta de controle do preços por km da actividade.

O status do cliente de Transferes e Tours pedia um veiculo melhor que o actual, mais espaço , mais confortável, mais qualidade, ponderei a Mercedes V250 electrica, o id.buzz 7 lugares, tesla Model 3 , Nissan Ariya e Toyota BZ4X.

Também pretendia uma química de baterias NCM fruto dos bons resultados anteriores e uma bateria com tamanho suficiente para fazer 500km, a ideia é manter o mesmo padrão: carregamento 100% utilização até 20%.

A Mercedes e a id buzz ficavam fora do orçamento, aliado um maior consumo e pouca autonomia ficaram de fora.
O Tesla Model 3 LR ficou de fora depois de um teste drive sem manetes dos piscas, um perigo nas rotundas.
O Nissan Ariya com bateria de 80kWh ficava fora do orçamento, na bateria de 63kWh tinha um consumo + elevado que o Toyota.

O TOYOTA BZ4X PREMIUM

Durante 3 dias de viagens coloquei 990km no quadrante.
Um misto de cidade, via rapida e Auto-estrada, confesso andei com mais cuidado que o habitual, ainda a tentar perceber todas estas normas de ajudas a condução impostas pela União Europeia, muitos destes sistemas prejudicam mais do que ajudam.

ASPECTOS POSITIVOS

Autonomia & consumo
Consumo de 13.2kWh
Autonomia 500km a 100%
Autonomia 460km a 100% com AC

Consumo muito bom para um veiculo com jante de 18" comprimento 4,60m e 1900km de peso.

Interior
Excelente qualidade de acabamentos
Espaço generoso bancos traseiros rebativel 60/40
Mala enorme
isolamento interior
suspensão comfortavel

ASPECTOS NEGATIVOS

Cor preto brilhante, fica cheio de dedadas....soluçao do aliexpress.

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Nao tem sofagem/ar.. o BZ4X é extremamente bem isolado, no inverno ha-de ser agradável, mas no verão ou se utiliza a bomba de calor para arrefecer/aquecer o habitáculo e perde aproximadamente uns 40km de autonomia, pois segundo li gasta 7kWh em uso.
O ar condicionado parece-me que gasta o mesmo que a bomba de calor.

Sinto falta de settings DC e AC distintos e utilizar diferentes configurações
Se trancarmos o carro e colocarmos a carregar, e abrimos o carro ele para o carregamento

App Toyota
Lenta a actualizar
falta informação sobre o estado da carga rapida

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Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 29 ago 2024, 01:17

SISTEMA DE AJUDA A CONDUÇAO

As ajudas a condução impostas pela União Europeia, começam a ficar standart em modelos de carro mais recentes, e muitos deles apos o condutor os desligar, ficam novamente activos apos ligarmos a viatura novamente

Lane departure alert
Não a forma de desligar permanentemente, volta sempre a ligar-se quando ligamos o carro, OFF ou usar 100% das vezes o pisca.

Reconhecimento Sinais trânsito
O aviso visual e sonoro de excesso de velocidade, volta sempre a ligar-se quando ligamos o carro, mantenho OFF pois ja nao posso com o bip bip bip. pois os sinais de trânsito em Portugal estão desactualizados e "ninguém cumpre os limites de velocidade como esta sinalizado".

Os sistemas de pre-colisão, cruise control adaptativo & normal, luzes AHS, assistência ao estacionamento, camera 360, RCBTA, ICS, BSM, e o Toyota Proactive Driving assist (PDA) este ultimo princípalmente comporta-se de maneira "muito humana" na condução...

SISTEMA DE REGENERAÇAO DAS BATERIAS

Os modos de condução são ECO e NORMAL.
Os modos de regeneração são BOOST e Normal

O Boost comparo-o ao nível 3 do KIA e o Normal ao nível 1, confesso que inicialmente preferia o nível " off" do KIA, para andar "mais a vela"


VELOCIDADE QUADRANTE VS GPS

A velocidade observada no quadrante é apenas 1km/h superior á velocidade de GPS apresentada no WAZE.
Bastante diferente da maioria das viaturas que tem 4 a 5 km/h de diferença.


CAR SCANNER APP

Ainda a testar a app com perfil BZ4X, noto que alguns PIDs apresentam leitura erradas, falta PIDs de SOH, degradação, hora utilização da bateria, numero de cargas rápidas e lentas, kWh carregados e descarregados etc etc

O tamanho indicado da bateria de 194.97Ah parece-me que a formula PIDs está errada

194.97Ah X 400V Dividir 1000= 79.18kWh



ImagemImagem

A voltagem das 96 células parecem-me bem, assim como a temperatura dos varios modulos de baterias


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Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por Nonnus » 29 ago 2024, 14:00

Mais um DB para seguir com atenção. Se o outro DB me deu uma grande ajuda para optar pela compra de um e-Niro, penso que o mesmo não vai acontecer neste caso, mas é sempre bom ter relatos de quem faz uso intensivo de um carro.

Muito obrigado.

O i-Pace da Jaguar fazia o mesmo. Cada vez que se entrava no carro o carregamento era terminado, mesmo sem o carro estar trancado. Basta abrir uma porta qualquer. Assisti uma vez uma família de 4 pessoas dentro de um, o condutor pós o carro a carregar e depois foi uma chuva de carregamentos abortados cada vez que um dos 4 se lembrava de abrir uma das portas.🤦

É mesmo muito estúpido o carro fazer isso. Acho que Jaguar depois resolveu isso com um update. Depois houve outro erro que era o carro carregar a maior potência se tivesse os 4 pisca ligados. 🤣
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

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Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 02 set 2024, 18:17

Actualização diario de bordo BZ4X


kilometragem 2000km
Consumo Medio 13,9kWh
Pressão dos Pneus 2.4 BAR...em circulação 2.6 BAR

Sistemas condução OFF - lane departure alert (LTA) & reconhecimento sinais de transito (RSA)
Sistemas conduçao ON - EDSS,ACC, RCTAB, ICS , BSM, AHS, PDA, SEA, DMC, ARFHL

Imagem

Andei 1 semana a tentar adaptar-me aos sistema de assistência a condução do BZ4X, ja tinha notado uma regeneração mais forte do que era pretendido e o LTA e o RSA é mesmo desliga-los manualmente cada vez que ligo a viatura

No LTA não faço pisca 100% da vezes
No RSA a sinalização vertical é caótica em Portugal, de 70 passa para 30, depois 50, em lugares inexplicáveis, e o sistema claro obedece as velocidades..

Ate´que tive um furo, um parafuso enorme que em menos de 20 minutos fiquei com o pneu vazio, mas deu para chegar a Garagem Rio de janeiro as 21.00pm.
Até então tinha ignorado a pressao dos pneus e reparei que a indicação na porta era de 2.6 BAR, eu ate então andava com 2,4 BAR

Até na oficina tiveram dificuldade de como levantar o BZ4X, mas tem 4 apoios específicos para ser levantado.



Kilometragem 2800km
Consumo 12.6kWh
Pressão dos Pneus 2.6 BAR....em circulação 2.8 BAR

Sistemas condução OFF - lane departure alert (LTA) & reconhecimento sinais de transito (RSA) Proactive Driving assist (PDA)
Sistemas conduçao ON - EDSS,ACC, RCTAB, ICS , BSM, AHS, SEA, DMC, ARFHL

Imagem

Notei logo uma grande diferença no consumo ao subir 0.2 Bar na pressão dos pneus.
E embora goste bastante do sistema Proactive Driving assist (PDA) principalmente no cruise control adaptativo, este sistema PDA interfere demasiado para o meu gosto na travagem/regeneração.
Quando o desliguei o PDA parece que o carro se soltou, agora sim conduz-se melhor a "vela" com regeneração bem menos intensa.

Quem diria que um veiculo com 4.60m, 1900kg de peso e jante de 18" consiga ser tão eficiente....o meu consumo medio no e-Niro para comparação era de 13,5kWh...mas o e-Niro tem 4.40m, 1787kg e jante 17" .


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Quanto a autonomia ainda nao desceu dos 500km a 100%

Interessante o jogo psicologico que Toyota fez com o Quadrante/GOM que com bomba de calor em modo ECO e Sync perde uns 30km a 50Km de autonomia usando 21 graus com 2 traços da ventoinha.

Essa perca de autonomia usando a bomba de calor não é refectida no Quadrante/Gom para o dia seguinte
Logo quando carregamos no dia seguinte a autonomia visivel na app sem A/C não foi afectada pelo uso do A/C do dia anterior.

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Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 20 set 2024, 11:06

ACTUALIZAÇAO TOYOTA BZ4X

Neste momento o Toyota tem 8714 KM em quase 1 mes de utilização.

Consumo Medio 13,9kWh com bastante AE

ASPECTOS POSTIIVOS
Sem problemas nenhuns assinalar.
De relevo a capacidade da mala, recentemente levou 4 malas de mergulho + 1 mala porão + 3 malas de cabine.
As primeiras impressões de quem nunca andou num BZ4X é sorrisos :D :D :D
Amplo espaço para pernas.
A insonorizaçao ao fechar as portas revela a qualidade de construção.

No geral o BZ4X é um carro bem melhor que o Kia e-Niro, vale todos os euros a mais pelo conforto, silencio, condução, espaço..agora até acho estranho conduzir o e-Niro..


ASPECTO MENOS POSITIVO

Ao utilizar o bi-horario, defino na EVSE inteligente (box do APR) a amperagem suficiente para fazer a carga em 10h, para terminar o carregamento as 08.00am
Acontece é que no inicio da carga a app da toyota indica 10h até terminar a carga, mas as 6.00am ja esta quase a terminar, são 2 horas a menos que o estimado no inicio da carga.

No e-Niro de verão acontecia semelhante, mas era apenas 1hora de diferença, no Toyota são 2 horas.
Não me interessa muito ter o carro 2 horas parado a 100%
Então agora defino a amperagem para a app da toyota estimar terminar carga as 09.30, dou 1h30 de diferença para cima.

CAR SCANNER
O sistema de gestão da temperatura da bateria parece-me muito eficiente, o máximo de temperatura que notei no pack de baterias foi de 30 graus apos um carregamento rapido.

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A capacidade do pack com leitura do car scanner nao tem diferenças significativas, carregamento 100% utilização até 20%
Ainda não existe PID para ler a degradação.

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Alguns dados interessantes da APP da Toyota

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E o ranking do estilo de condução

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Comparando os dados no sprintmonitor, é um consumo de 14,26kWh mas aqui o consumo é medido na tomada de carregamento.

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