O outro diario de bordo do Kia E-NIRO encontra-se aqui viewtopic.php?f=63&t=8435&start=130#p155164
Existem muitas duvidas aquando da compra de um veiculo eléctrico, muitos mitos sobre a resistencia e durabilidade das baterias.
regras de ouro by evuber:
- Evitem usar a bateria abaixo dos 10%
- Evitem cargas rapidas (principalmente repetidas)
- Não deixar a viatura a 100% mais do que 1 a 2 horas
- Deixar a viatura a 50% se não a utilizarem varias semanas
- É importante que a viatura e o utilizador consigam manter a temperatura das bateria entre os 20 e os 30 graus
- Cargas rápidas preferir postos DC 50kWh, são mais baratos, geram menos calor que os ultra rápidos
- Utilizem um OBD + carscanner e vigiem a temperatura, voltagem das células e degradação
Continuo com duvidas se faz 1 milhão de km, mas estas baterias NCM apostava forte que fazem 600.000km, os dados do carscanner dão segurança e confirmam a autonomia diária, no outro diario foram 1000 dias a carregar 50kWh na bateria.
e o preço das bateria ?
São caras, mas seguindo as regras de ouro, a probabilidade de durarem a vida util do carro é muito grande, a Toyota da 1 milhão de km de garantia até para viaturas profissionais.
A danger zone dos 160.000km ou 200.000km em que acaba a garantia da viatura electrica, por esta altura ja devem ter adquirido conhecimento suficiente (com dados) se é para vender ou para manter.
e a manutenção ?
Pastilhas e discos originais apos 300.000km no e-Niro são o cartão de visita de qualquer eléctrico
e os carregamentos ?
Sempre em casa, periodo noturno com baixas tarifas, tudo o que seja fora desde padrão é sempre mais caro
Acima estão as duvidas que coloquei a mim próprio aquando da compra o e-Niro, 300.000km depois tenho um pouco mais de certezas e menos receios de apostar num veiculo eléctrico por isso comprei outro.