E depois do Leaf ? Opção budget !

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
renateves
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !

Mensagem por renateves » 15 jul 2024, 15:25

Indo contra corrente... e que tal um... Leaf, mais concretamente, o mesmo mas com uma "nova" bateria? Esse orçamento dá para uma de 40 e ainda sobra uns tostões para uma jantarada! ;)

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 15 jul 2024, 15:35

Chiça... Cruzes canhoto...
Tive um Leaf e gostei muito dele. Mas neste momento não comprava um Nissan nem que não houvesse outra marca qualquer no mercado...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 15 jul 2024, 17:35

renateves Escreveu:
15 jul 2024, 15:25
Indo contra corrente... e que tal um... Leaf, mais concretamente, o mesmo mas com uma "nova" bateria? Esse orçamento dá para uma de 40 e ainda sobra uns tostões para uma jantarada! ;)
Ninguém no seu perfeito juízo a saber o que se passa actualmente com a Nissan, e de estar a passar pelo que autor do post esta, vai ter isso em consideração. O carro esta ao abrigo da garantia vai gastar dinheiro numa bateria e perder a garantia?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34

Mensagem por rjspedition » 16 jul 2024, 12:54

Percebo o ponto, mas existem 3 razões que me afastam deste caminho.

A primeira é esta:
Mas neste momento não comprava um Nissan nem que não houvesse outra marca qualquer no mercado...
A segunda também:
Mas neste momento não comprava um Nissan nem que não houvesse outra marca qualquer no mercado...
Acho que deixar clientes sem qualquer resposta durante longos meses não tem qualquer cabimento.

A terceira é que o carro tem outros pequenos problemas que requerem algum € investido. Enquanto não tiver qualquer desfecho sobre a bateria não quero estar a avançar com grandes reparações sem saber se no próximo inverno ainda vai simplesmente para ir e vir ao trabalho sem andar a carregar.

Ninguém no seu perfeito juízo a saber o que se passa actualmente com a Nissan, e de estar a passar pelo que autor do post esta, vai ter isso em consideração. O carro esta ao abrigo da garantia vai gastar dinheiro numa bateria e perder a garantia?
Pelo tempo que vejo de resposta aos vários casos aqui e no facebook, ainda terei muito que penar. Mas sim, nem que o carro fique parado à espera de decisão.

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 25 jul 2024, 21:32

Saltando um pouco fora do orçamento inicial, e olhando para os Hyundai/kia, alguém me consegue explicar o porquê de Ioniq de 38 apareceram ao preço já de alguns Kauai/Niro de 64 ? :think:

Os Ioniq com bateria mais pequena andam entre 11 a 13k€, por volta dos 16k€ já aparecem alguns Kauai com 39kWh, e depois a uma pequena distância entre os 18 e 20k€ aparecem os de 64 / Ioniq 38. :think:

EDIT: Mero exemplo:
Capturar.JPG

Não era de esperar uma maior diferença de preço, mesmo entre um Kauai de 39 e 64? A capacidade da bateria não tem assim tanta expressão no preço?
:think:

Tenho visto estes carros como uma das melhores opções de relação preço/autonomia.
Existe algum problema crónico além dos rolamentos?

É que nesta gama de preços tudo o que aparece tem baterias e autonomias mais pequenas.
Última edição por rjspedition em 25 jul 2024, 22:09, editado 1 vez no total.

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2024, 21:58

Atenção que são carros de segmentos diferentes. O Kauay é um utilitário, o Ioniq é um familiar médio.
- 6 anos depois 160000km

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 25 jul 2024, 22:16

Nonnus Escreveu:
25 jul 2024, 21:58
Atenção que são carros de segmentos diferentes. O Kauay é um utilitário, o Ioniq é um familiar médio.
Certo!

No nosso caso onde o carro vai servir essencialmente para 70km diários i/v para o trabalho em via rápida, existirá alguma vantagem em optar por um Ioniq, ou um Kauai ou mesmo Niro com uma bateria maior servirá melhor durante mais tempo?

Mesmo em viagens mais longas, o Ioniq de 39 terá alguma vantagem a nível de consumos ou conforto ?

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 jul 2024, 08:18

Quanto maior a bateria mais a vontade andas. A limitação de ter que ir ali, mas tenho de carregar, deixa de existir. Eu com o Niro de 64 tenho tido essa experiência. Em todo caso um Kauai de 39 já tem uma autonomia considerável em comparação com aquilo a que estamos habituados com o Leaf. Alias com a experiência que ganhamos com o Leaf estes anos todos, quando se passa para um carro com mais autonomia tudo fica mais simples.

Quanto ao Ioniq é outro patamar. Tens a vantagem de poder usares o carro em viagens grandes com a família. Tenho um amigo que tem um e diz maravilhas do carro. Vai para todo o lado sem problemas.

Neste momento aqui em casa estamos indecisos entre um Kauai (Kona) de 39kWh e um Fiat 500E de 42kWh. A mulher gosta dos dois, mas eu preferia o Kauai devido as 5 portas em vez das 3 portas do 500E.

Quando disse a mulher que o Kauai vinha com a palavra Kona na traseira arranjei logo um problema. :doh: Agora tenho de a convencer que dá pra tirar a letras e comprar umas a dizer Kauai.
- 6 anos depois 160000km

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 01 ago 2024, 21:54

Ainda mais questões, e quanto mais procuro mais confuso fico. :geek:

Graças ao Nonnus fui rever novamente os preços dos Kia/Hyundai de 64kWh, e acredito que exista hipótese. :|

Dentro do par do costume (Kauai / Niro) cá em casa gostamos bem mais do Kauai principalmente pelo desenho do interior, no entanto um dos extras (raro) que valorizo bastante aparece mais nos Niro (Bola de reboque) e são, efetivamente mais espaçosos. Tem também o bónus de uma garantia mais generosa face ao Hyundai (7 vs 5 anos, garantia europeia).

O problema, e existe sempre um, é que quanto mais procuro informação sobre os problemas destes carros, mais os rolamentos (a chamada wheel of fortune quando leio informação do UK/USA) me assustam. Utilizadores a referir que trocaram duas vezes invalida a tranquilidade de ir buscar um carro com largo período de garantia: Se acontece dentro, poderá acontecer novamente após o fim, e o custo não é nada simpático: Li 2000+iva fora da marca?

Tenho um vizinho que me convida sempre para um test drive no ID3 dele, mas pelo que vejo os de 58kWh apesar de não perderem em nada em tempos de viagens longas face aos 64kWh (tenho feito uma tabela de comparação no ABRP), apenas se aproximam do preço dos coreanos nas versões base, e cá em casa ninguém ficou fã, de todo, daquele interior.
8f7a55f7-f2c6-413d-87b3-8497b079d977.jpeg
Pelas contas que faço, temos uma janela de 5 semanas para decidir, já me custa andar a gasóleo nas pequenas viagens do dia a dia e não queria prolongar muito mais. O problema é que vindo de um Leaf naquele estado e depois de se imaginar ( :D ) a conduzir algo com 64kWh ... baterias mais pequenas vão sempre parecer, pequenas! :lol:
Quando disse a mulher que o Kauai vinha com a palavra Kona na traseira arranjei logo um problema. :doh: Agora tenho de a convencer que dá pra tirar a letras e comprar umas a dizer Kauai.
:lol:

Depois de se ver muitos Kauai na rua, enviei foto de um importado que seguia à frente com o lettering original:
"Qual é esse? O Kona é um Kauai mais pequeno?"

:lol:

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 01 ago 2024, 22:14

rjspedition Escreveu:
01 ago 2024, 21:54
Tenho um vizinho que me convida sempre para um test drive no ID3 dele, mas pelo que vejo os de 58kWh apesar de não perderem em nada em tempos de viagens longas face aos 64kWh (tenho feito uma tabela de comparação no ABRP), apenas se aproximam do preço dos coreanos nas versões base, e cá em casa ninguém ficou fã, de todo, daquele interior.
Eu conduzo um desses há vários meses em trabalho (o "meu" é um Pro deste ano, não será a versão que estás a ver). Em relação aos coreanos tem menos autonomia. Por outro lado o carregamento rápido é bastante melhor. Mantém-se acima dos 100kW até para lá dos 30% e inclusivamente chega aos 130kW, no outro dia carreguei 15-70% em 25min. Em velocidade de AE no inverno dificilmente baixa dos 20kWh/100km, agora em tempo bom anda pelos 16,5-17,5kWh/100km. Nas voltas em nacionais faz consumos engraçados, mas não chega ao que vejo dos coreanos.

Acho o software meh, mas o dos coreanos também não é brilhante. Suporta Android Auto e Car Play por isso praticamente só uso o AC no infotainment.

Mas a brecagem... Meus amigos a brecagem. É um brinquedo a manobrar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”