Página 1 de 4

Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 26 mar 2021, 12:17
por hdcr
Boas,

Recentemente adquiri um nissan leaf 24 kW de Setembro de 2015.
Tinha andado a tentar ler e informar-me o maximo possivel sobre os eletricos contudo após a aquisição do leaf vieram as duvidas de quem não sabia quase nada afinal.
O carro é importado e a ficha chademo na carga no pcr que usei não passou dos 30kwh o que me levou achar que existe uma limitação.
Além disso não fazia ideia das diferenças entre a ficha type 1 e 2.
Tratei de ir a uma oficina nissan para me tentar informar melhor sobre as limitações do carro mas pouco ou nada ajudaram visto que o carro é importado. Só me fizeram o teste normal da bateria e o checkup e dizem que está tudo impecável.

1 - Existe forma de saber como testar se o carro tem alguma limitação nas potencias de carga?
2 - Não é suposto a ficha type 1 dar 19kw poque limitam a 3.7?
3 - Ficha chademo 46kw?
4 - Com um cabo mennekes type 2 type 1 irei conseguir carregar a que potencias?
5 - Cabo menekkes há algum especifico para se tirar mais beneficio das cargas?

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 26 mar 2021, 14:53
por BrunoAlves
Bem vindo ;)

Qual a percentagem de bateria com que fizeste a carga rápida. O Leaf de 24kWh carrega até 45-46kW até aos 50% mas daí para a frente reduz a potência, em estados de carga mais elevados a potência vem mesmo muito por aí abaixo. É assim na "maioria" dos VE, com cortes na potência em diferentes estados de carga.

A type1 do Leaf vai permitir no máximo 3,6 ou 7kW, dependendo do teu carro. No ecrã que mostra o tempo restante para 100%, tens um tempo ou dois?

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 27 mar 2021, 01:50
por hdcr
Boas Bruno, obrigado pela ajuda.
Entregaram-me o carro com 1km de autonomia... por acaso tinha um PCR a menos de 1km e fui lá carregar.
Carreguei até aos 80% como já tinha lido que não compensava mais que isso, no entanto o carregamento foi uma constante nos 30kW daí estranhar. (33% mais lento, logo 33% mais caro)
O leaf é um tekna de 24kW mas segundo o que o pessoal diz dos tempos o meu só carrega a 3,7kW(só aparece um tempo no visor).

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 27 mar 2021, 11:20
por LuisG
Pelo que descreves o inversor do teu carro só carrega em AC no máximo a 3.3kwh, ou seja 16A.
O meu leaf é de 30kw, também já me aconteceu num posto ,cobrado ao min, não passar dos 30/32kwh.
Experimenta noutro posto.

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 27 mar 2021, 11:52
por Apr
Esses 30kW não serão a média de carregamento? Ou é um valor instantâneo mostrado no écran do posto?

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 27 mar 2021, 12:45
por hdcr
Como expliquei o carregamento foi sempre nos 30kW dos 0% aos 80% usei a app do miio que mostra o grafico do carregamento.
Entretanto vou tentar passar noutro posto e testar.
Só 3.3kW a ficha type 1 (paciencia..)

Obrigado pelas respostas e desculpem qualquer coisa!

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 27 mar 2021, 13:36
por Apr
Eu ia ver no leaf spy para ter a certeza

Esse tema é importante, não há leafs limitados a 30kW, se o carro não estava a ferver nas baterias, o SOC era baixo e sendo este episódio em Portugal não há razão para não debitar o maximo da potencia. Não será o posto limitado?

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 27 mar 2021, 13:41
por hdcr
Desculpa mas ainda entendo pouco do assunto APR.
Irei pesquisar sobre o leaf spy assim que possa e farei uma carga num PCR diferente para ver se debita os 46kW.

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 27 mar 2021, 15:32
por Apr
Leaf Spy é uma APP para android que recolhe dados do CAN bus do Nissan Leaf e permite ver muitas coisas, nomeadamente a potencia de carregamento instantânea. Precisas de ligar um dongle CAN na ficha de diagnostico do carro.

Se fores da zona de Coimbra em posso emprestar-te o meu dongle para testar o carro num PCR.

Re: Limitação das fichas de carregamento

Enviado: 28 mar 2021, 02:02
por Nonnus
Pode haver uma limitação do posto. O meu carro nos PCR de Grândola e de Vendas Novas não consegue carregar a mais de 30kW. Embora o meu carro devido a degradação já não carregue como antigamente, o que é certo é que no PCR do Continente em Évora durante alguns minutos carregou a acima dos 40kW. Isto leva-me a crer, que sim, há postos que estão limitados, o que prejudica o consumidor. Pagamentos ao minuto em que o carro não aproveita toda a potência do carregador interno...