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Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 12:25
por BrunoAlves
Esse tema já foi discutido aqui também, mais uma vez com comentários teus muito contrários ao que agora defendes ;)
viewtopic.php?f=29&t=8101

E não, não concordo com essa abordagem, porque continua a centrar a operacionalidade de toda a rede na EGME ou pelo menos mantê-la como parte mais relevante (é a nuvem maior no esquema proposto e isso quer dizer alguma coisa), coisa que a mim me faz comichões infindáveis. Eu não quero pagar à MobiE, não é preciso pagar à MobiE para nada, para podermos carregar os nossos VE. E nem é preciso alterar grandemente a legislação para isso.

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 12:27
por Nonnus
cfvp Escreveu:
30 jan 2022, 12:17
Bem mas os que acham que a Tesla está mal, porque não boicotam os SuCs em Portugal? Deixem de os usar, mas aposto que não o fazem. Parece-me um bocadinho hipócrita...
É o problema de todos nós. Só damos valor ao que temos quando o perdemos. No dia que deixarem (e esperamos que não aconteça para o bem de todos) de ter acesso aos SuC certamente se vão lembrar que talvez deveriam ter tomado outra atitude.

Antes dos confinamentos da pandemia alguém em Portugal se lembrou o quanto era bom viver antes desta? Eramos todos felizes e não sabíamos.
BrunoAlves Escreveu:
30 jan 2022, 02:40
https://omny.fm/shows/carta-eletrica/fa ... um-carro-e
Estou em crer que isto também responde à questão do Nonnus sobre o posicionamento da UVE em relação ao modelo.
Na realidade não responde. Levanta é mais questões. Então a Tesla tem de cumprir a lei e estamos todos de acordo. Então e a Lei que obriga que temos de saber o preço de um carregamento (ou do que quer que seja) antes de o fazer? Essa não tem de ser cumprida? Esta dualidade de critérios...

Das soluções apresentadas pelo Henrique para resolver o problema da Tesla faltou apresentar a solução de alterar a lei para venda de energia na ME. :idea: Não sei, parece-me que resolvia tantos problemas.

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 12:38
por BrunoFonseca
BrunoAlves Escreveu:
31 jan 2022, 12:25
Esse tema já foi discutido aqui também, mais uma vez com comentários teus muito contrários ao que agora defendes ;)
viewtopic.php?f=29&t=8101

E não, não concordo com essa abordagem, porque continua a centrar a operacionalidade de toda a rede na EGME ou pelo menos mantê-la como parte mais relevante (é a nuvem maior no esquema proposto e isso quer dizer alguma coisa), coisa que a mim me faz comichões infindáveis. Eu não quero pagar à MobiE, não é preciso pagar à MobiE para nada, para podermos carregar os nossos VE. E nem é preciso alterar grandemente a legislação para isso.
Não altero os comentário que fiz no referido tópico. Reafirmo-os.
Sobre a EGME, remeto para o slide 4: "modelo EGME pouco eficiente e desajustado".

Mas talvez faça de facto mais sentido passar esta discussão para o tópico viewtopic.php?f=29&t=8101

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 14:16
por Erbium
Nonnus Escreveu:
31 jan 2022, 12:27
Na realidade não responde. Levanta é mais questões. Então a Tesla tem de cumprir a lei e estamos todos de acordo. Então e a Lei que obriga que temos de saber o preço de um carregamento (ou do que quer que seja) antes de o fazer? Essa não tem de ser cumprida? Esta dualidade de critérios...
Sim eu ainda tenho 2:
Se os postos da Tesla estão ilegais porque não foram fechados/desligados todos em Portugal?

Se os postos da Tesla estão ilegais os sócios da UVE não vão lá carregar certo?

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 14:25
por zeuz
Erbium Escreveu:
31 jan 2022, 14:16
Se os postos da Tesla estão ilegais os sócios da UVE não vão lá carregar certo?
À coisa de 2 anos atrás propus a um dos fundadores da UVE só usar a rede pública durante 1 ano... não gostou da sugestão e ainda sacou dos galões... :roll:

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 15:35
por BrunoAlves
Nonnus Escreveu:
31 jan 2022, 12:27
É o problema de todos nós. Só damos valor ao que temos quando o perdemos. No dia que deixarem (e esperamos que não aconteça para o bem de todos) de ter acesso aos SuC certamente se vão lembrar que talvez deveriam ter tomado outra atitude.
Eu continuo a achar que no dia que isto chegar a tribunal a Tesla manda um murro na mesa e fecha a rede em Portugal. Espero que não, mas...
No entanto, há uma clara "infantilidade" da Tesla na forma como lidou com isto. Deviam saber que andavam a passar pelos pingos da chuva, mas pelo que consta nunca se tentaram esconder em subterfúgios como o tempo em vez da energia ou afins. Outras localizações estavam ali no limbo do acesso privado/público, estas agora são por demais evidentes. Quiseram jogar limpo, saiu-lhes o tiro pela culatra.
Ainda que na minha opinião isto iria acontecer de qualquer forma. Mesmo sem estas 2 localizações há ali muita receita fácil para quem nada investe para deixar passar. Mas estou só a conjeturar.
Nonnus Escreveu:
31 jan 2022, 12:27
Na realidade não responde. Levanta é mais questões. Então a Tesla tem de cumprir a lei e estamos todos de acordo. Então e a Lei que obriga que temos de saber o preço de um carregamento (ou do que quer que seja) antes de o fazer? Essa não tem de ser cumprida? Esta dualidade de critérios...
Das soluções apresentadas pelo Henrique para resolver o problema da Tesla faltou apresentar a solução de alterar a lei para venda de energia na ME. :idea: Não sei, parece-me que resolvia tantos problemas.
Juntando esta entrevista com aquela outra com a MobiE há algumas semanas, não vejo como restam questões. É o modelo, está para ficar e defender com (parece-me) assertividade crescente.

Há no entanto um dado factual: algumas destas localizações (Tesla ou Continente) estão, à luz da legislação existente, ilegais. Não tenho dúvidas nenhumas disso, a interpretação do espaço de acesso privado teria de ser muito, muito "larga" para aceitar que fosse de outra forma. A crítica que isto me merece foram os aplausos dados a qualquer uma delas quando surgiram, que agora contrariam com a vontade indisfarçável de as "eliminar" (ou seja, integrar no polvo).
A outra forma de olhar para isto seria (acho eu) achar que esta divisão de postos com ou sem integração obrigatória não pode depender da definição de acesso do chão onde estão assentes. Esta divisão tem de desaparecer. E então fazer força nesse sentido.
É que neste momento há força para atacar frontalmente a ERSE, as redes privadas, etc. Mas o modelo, em particular as limitações e ineficiências da EGME, para isso só há (e sempre só houve) elogios e perspectivas de coisas brilhantes.
Erbium Escreveu:
31 jan 2022, 14:16
Se os postos da Tesla estão ilegais porque não foram fechados/desligados todos em Portugal?
Há aqui um "pormenor": as redes não foram declaradas ilegais, que se saiba a "investigação" da ENSE ainda não foi concluída, imagino que quando for surjam multas para os prevaricadores (que provavelmente se vão arrastar em tribunal). Fiz essa questão no outro dia, responderam-me de uma forma que considero correcta: tu se andares com qualquer coisa ilegal no teu carro (a menos que seja algo muito grave) multam-te, não te tiram o carro. Neste caso é como andares com um kit xuning mas ainda não foste apanhado :mrgreen:

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 15:53
por Nonnus
BrunoAlves Escreveu:
31 jan 2022, 15:35
Mesmo sem estas 2 localizações há ali muita receita fácil para quem nada investe para deixar passar. Mas estou só a conjeturar.
Achas, nah. :mrgreen:
BrunoAlves Escreveu:
31 jan 2022, 15:35
A crítica que isto me merece foram os aplausos dados a qualquer uma delas quando surgiram, que agora contrariam com a vontade indisfarçável de as "eliminar" (ou seja, integrar no polvo).
Agora que falas nisso, quando apareceu a noticia dos postos do Continente muitos céticos (inclusive eu) ainda antes de sabermos como ia funcionar criticamos e dissemos que não ia ser nada de tão extraordinário como estavam a querer fazer parecer. Na altura membros da direcção UVE escreveram neste fórum em resposta as nossas criticas (volto a repetir, minhas inclusive) para esperarmos para ver e não falar antes dos tempo, pois iria ser algo realmente diferente. Passados estes meses inverteram-se os papeis. A UVE considera-as "ilegais" e tem de se adaptar ao sistema e nós achamos que eles é que estão bem e, assim devem continuar. :think:

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 15:56
por LFN
Os postos existentes foram autorizados a abrir pelas entidades competentes. Se estas erraram, não podem agora voltar atrás e retirar um direito legítimo adquirido pela marca. Diferente é não licenciarem mais estações nem ampliações de postos.

Pessoalmente (e tenho um Tesla), acho que a marca não devia compactuar e se devia retirar de Portugal com todo o estardalhaço mediático possível. Seria o melhor contributo para alterar o estado de coisas possível, se nem assim desse então pronto, viveremos felizes na nossa Albânia para sempre.

Infelizmente parece-me que ainda irão alinhar em algum compromisso que vai perpetuar o monstro, como já o fez estupidamente a Ionity: nunca devia ter vindo para Portugal e devia ter feito estardalhaço público a questionar porque tem um modelo que funciona para os seus clientes em toda a Europa exceto Portugal.

Esqueçam as metas de descarbonização, com este modelo não vamos lá. Algum dia a maioria dos portugueses vai aderir aos carros elétricos nestas condições?

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 16:41
por Nonnus
LFN Escreveu:
31 jan 2022, 15:56
Esqueçam as metas de descarbonização, com este modelo não vamos lá. Algum dia a maioria dos portugueses vai aderir aos carros elétricos nestas condições?
Vão porque a maioria só se depara com o que temos depois da compra do carro. Muitos pensam que é única maneira possível de efectuar carregamentos. E mesmo aqueles que antes de comprar o carro queiram perceber como funciona ao consultarem por exemplo a UVE, visto que a UVE esta de bem com este modelo, a UVE vai dizer que é tudo normal, quando nós sabemos que podia ser tão diferente.

Re: A UVE que desejamos

Enviado: 31 jan 2022, 16:46
por BrunoAlves
LFN Escreveu:
31 jan 2022, 15:56
Os postos existentes foram autorizados a abrir pelas entidades competentes. Se estas erraram, não podem agora voltar atrás e retirar um direito legítimo adquirido pela marca. Diferente é não licenciarem mais estações nem ampliações de postos.
Isso também tem uma justificação: ainda não havia RME. Só depois da entrada em vigor do regulamento é que isto passou a ser supervisionado. Julgo que foi Loulé que ainda abriu assim já entre os pingos da chuva. E claro, a tal investigação da ENSE que colocou tudo isto em marcha. E sim, é exactamente isso que impede novas localizações e ampliações.
LFN Escreveu:
31 jan 2022, 15:56
Esqueçam as metas de descarbonização, com este modelo não vamos lá. Algum dia a maioria dos portugueses vai aderir aos carros elétricos nestas condições?
Vai. E ainda bem, claro. Continua a haver uma forte adesão e a larga maioria das pessoas compra os carros e logo se vê como é que os carrega. Depois vão chorar que é caro e tal, posts para a Turbo e não sei quê "mas o modelo não obriga". Mas a maioria dos utilizadores pouco se interessa com isto, contratam o cartão do fornecedor de electricidade em casa e está feito.
Mas sobre as metas de descarbonização há um "ponto" ainda mais giro: temos lido muitas vezes que uma das vantagens (e quase ponto de honra) do modelo é a contabilização da energia da mobilidade eléctrica. Com o modelo sabemos claramente qual é a energia entregue em carregamentos, a sua origem e tal.
Ora ao defender que as redes privadas estão bem é encafuadas em armazéns, cria-se uma dicotomia engraçada. Estas redes não comunicam a ninguém a energia consumida. Então, se Tesla, Continente, PowerDot para TVDE, etc, se enfiassem todas em armazéns (ou batatais) para estarem bem legais e crescessem ao ritmo que todos esperamos, teríamos (e temos!) uma parte muito significativa da energia da mobilidade eléctrica não contabilizada.