RGPD

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: RGPD

Mensagem por migle » 24 set 2018, 23:20

Não me parece. Em primeiro lugar, já não há transposições há muitos anos. A lei comunitária vigora cá, pura e simplesmente. Depois, quer-me parecer que uma situação destas, tão flagrante, já a lei portuguesa anterior da protecção de dados proibia. Não fomos nós um país em que se impediu a utilização de um chip identificativo nas matrículas pelo parecer negativo da CPD? E tantas outras... Multas de trânsito automáticas com registo de matrículas etc... Em muitos casos, o Estado.

Só tenho que ver como é que se faz a queixa. Uma das formas é o email enviado para CPD. Além disso, há um formulário para enviar uma notificação de violação dos dados pessoais via CPD, mas isso não tem efeito como queixa. Se alguém souber alguma coisa, poupa-me tempo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: RGPD

Mensagem por anolsi » 25 set 2018, 08:41

Tens razão, fui procurar o que tinha lido e não foi uma transposição. A UE é que deu liberdade aos estados membros de poderem alterar/manipular algumas disposições a nível nacional. E supostamente, uma delas é que o Estado e afins não estão sujeitos a multas por irregularidades com o RGPD (pelo menos por agora)...
Esta não era a noticia que tinha visto na altura, mas também refere isso:
https://observador.pt/2018/05/03/novo-r ... republica/

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: RGPD

Mensagem por migle » 25 set 2018, 20:40

Ok, aas coimas por infracções, ainda bem. Não significa que não se lhe aplique a lei. E no Estado tens os procedimentos administrativos, disciplinares, meios um bom bocado mais fortes do que coimas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: RGPD

Mensagem por Nonnus » 11 fev 2020, 18:48

Vim desenterrar este tópico para partilhar convosco o que acho estúpido por se tratar do governo português.

Eu já recebi alguns emails destes género deste que entrou em vigor esta lei. Mas receber um assinado pela Autoridade Tributária e Aduaneira foi a primeira vez.

O email consiste em aliciar-nos com um prémio chorudo (neste caso um carro) onde nos é atribuído um código que temos de inserir numa pagina para ficar habilitado ao carro. Mas depois tem 3 condições que temos de aceitar para o código ser aceite. Uma é aceitar o regulamento, nada de anormal, mas as outras duas é dizer que aceitamos que os nossos dados seja distribuídos por todas as empresas que são parceiros do concurso e que as mesmas nos possam contactar com ofertas da treta (palavras minhas). E que empresas são essas? Todas aquelas que nós não queremos que nos andem constantemente a telefonar com oferta disto e daquilo. Bancos, seguradoras, empresas de telecomunicações, etc.

Conclusão, arranjaram um esquema para as pessoas dizerem que sim, podem-me telefonar. Eu até aceito isto de empresas privadas, agora o estado entrar nestes esquemas...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: RGPD

Mensagem por BrunoAlves » 11 fev 2020, 18:57

Também recebi essa mail da AT. E um da Vodafone.
Como tudo o que me chega de ofertas, lixo. Nem cheguei a essa parte das permissões
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”