Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por LFN » 06 dez 2022, 22:39

Obrigado pelo esclarecimento. Ainda assim continuo a achar que pode ser interessante para alguns utilizadores, mas não para os OPC, basta ver as assimetrias das contas que coloquei. E continua a não ser simples de ter o valor final, pois haverá duas parcelas distintas a somar (como já acontece).

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por mjr » 06 dez 2022, 23:06

Aqui a questão é mesmo satisfazer os utilizadores e mitigar o risco para os operadores. A questão do preço final único, pelo menos nos CEME/OPC será responsabilidade dos mesmos e será o próximo passo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por LFN » 07 dez 2022, 15:58

Mas o preço não é único, terá sempre pelo menos duas parcelas aditivas e ainda mais parcelas se for excedido o tempo.

Se os operadores alinharem nisto, resolvem a questão do risco alinhando os preços pela velocidade de carregamento máxima dos postos, e quem tem carros de carregamento mais lento vai ficar com belas contas para pagar. É um risco grande que se introduz para uma simplificação tão pequena.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por mjr » 07 dez 2022, 21:09

Não percebi. Neste momento com os tarifários por tempo é que eles alinham os tarifários pela potência máxima do posto, prejudicando quem tem carros com menores potências de carregamento.

Sendo um tarifário por energia, como propomos, deixa de haver essa discriminação, dentro de certos limites naturalmente (daí a tal parcela por tempo após um período de uso "razoável").
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por LFN » 08 dez 2022, 02:05

De facto acho que não me exprimi bem. O problema não é alinharem o preço da energia pela potência máxima do posto, pois isso já acontece agora devido à proporcionalidade ao tempo. O problema é que os OPC vão calibrar os custos da energia por forma a que não percam dinheiro face aos preços atuais por tempo, o que vai significar preços mais altos para que a mesma taxa de ocupação dos postos não reverta em menos receita. Basicamente, vamos por os carros que carregam mais depressa a pagar mais para os carros que carregam devagar pagarem menos. Ou em alternativa, os OPC a suportarem esse custo, o que não me parece grande modelo de negócio.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por mjr » 08 dez 2022, 09:03

Obviamente que não há almoços grátis. Seja como for parece-me mais justa esta situação do que a imprevisibilidade que temos agora.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por FullElectric » 08 dez 2022, 13:43

Política do Tapar Buracos e destapar outros.
Denunciar o verdadeiro problema perante todas as autoridades nacionais e europeias, e inclusivamente divulga-lo incessantemente na comunicação social, desenvolvendo todos os esforços para forçar o governo a alterar a legislação e quebrar este status quo... isso é que não, CEMEs é assunto intocável

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”