Expansão células Leaf 40kW.h

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 24 out 2023, 18:44

Nonnus Escreveu:
24 out 2023, 17:50
Então o carro que estamos a falar que todos os dias faz centenas de KM o SOH e o Hx estarão errados. Agora fiquei na dúvida se tem de andar ou ficar parado para ter valores correctos.
Esse carro que faz muitos kms e é montes de abusado tem os valores mais certos que o meu que faz ciclos pequenos atualmente, em lado nenhum disse que os valores desse são errados, os do meu, e de todos, é que ficam descalibrados quando faço percursos mais pequenos, não confundas a estrada da beira com a beira da estrada.
Mas o que digo nem tem a ver com isso, tem a ver com a degradação do LEAF de primeira geração não se compara com a degradação do segunda geração, pode ter coisas piores, como é a deformação do revestimento da celulas, mas em termos de degradação não são comparáveis. A geração atual não tem nada a ver com a anterior em termos de degradação, disso não tenho duvidas.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 24 out 2023, 18:57

Mas o que estamos a falar é de um carro em especifico. O @cfvp diz que a degradação deste carro estabilizou e ainda vai durar muito tempo, eu pelo contrário acho que o carro em questão é uma bomba relógio e dei o exemplo do meu carro que aos 4 anos estava uma maravilha e agora aos 6 anos é o que é.

Ainda assim existem alguns mk1 de 2011/2013 apresentar 11/10 barras no entanto também sabemos de muitos que tiveram a bateria substituída em garantia como é o caso do carro do @mjr. Podemos dizer que as baterias do mk1 eram ainda melhores que as do Leaf 40? Não inchavam e passados 12 anos tem pouca degradação.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 24 out 2023, 19:13

Nonnus Escreveu:
24 out 2023, 18:57
Mas o que estamos a falar é de um carro em especifico. O @cfvp diz que a degradação deste carro estabilizou e ainda vai durar muito tempo, eu pelo contrário acho que o carro em questão é uma bomba relógio e dei o exemplo do meu carro que aos 4 anos estava uma maravilha e agora aos 6 anos é o que é.

Ainda assim existem alguns mk1 de 2011/2013 apresentar 11/10 barras no entanto também sabemos de muitos que tiveram a bateria substituída em garantia como é o caso do carro do @mjr. Podemos dizer que as baterias do mk1 eram ainda melhores que as do Leaf 40? Não inchavam e passados 12 anos tem pouca degradação.
ESte carro em especifico pode ser uma bomba relogio em termos de falhas/avarias de celulas, não em termos de degradação, é isso que eu digo e acredito. ;)

Quanto aos LEAF 30 com alguns anos e centenas de milhares de kms com menos uma barra... Ainda gostava de ver...A questão da comparação de gerações são centenas de milhares de kms de diferença, não vou comparar um LEAF de 2015 com 50 000kms, por exemplo, com um LEAF de 2017 com 300 000 kms super abusado, não faz sentido.
E sim, tal como referi, os de primeira geração podiam ter coisas melhores que os de segunda, mas a degradação não era uma delas.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 24 out 2023, 19:27

Nonnus Escreveu:
24 out 2023, 18:57
Mas o que estamos a falar é de um carro em especifico. O @cfvp diz que a degradação deste carro estabilizou e ainda vai durar muito tempo, eu pelo contrário acho que o carro em questão é uma bomba relógio e dei o exemplo do meu carro que aos 4 anos estava uma maravilha e agora aos 6 anos é o que é.

Ainda assim existem alguns mk1 de 2011/2013 apresentar 11/10 barras no entanto também sabemos de muitos que tiveram a bateria substituída em garantia como é o caso do carro do @mjr. Podemos dizer que as baterias do mk1 eram ainda melhores que as do Leaf 40? Não inchavam e passados 12 anos tem pouca degradação.
Eu nunca disse que a degradação estabilizou e que vai durar muito tempo. Aquilo que disse é que não sei, porque não tenho dados que me permitam tirar essa conclusão. É esperar e ver.

Não conheço esses casos de baterias mk1 que tiveram degradação mínima. Atenção não estou a dizer que não existem, simplesmente desconheço detalhes sobre os mesmos. O que sei é que essas baterias degradavam muito com o calor e a Nissan em 2014 introduziu uma química mais resistente ao calor. Depois com o Leaf 40 não sei ao certo que mudanças houve, mas já vi vários relatos de pessoas (o mjr por exemplo) a referir que a degradação é muito menor no Leaf 40.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 24 out 2023, 20:28

Há pouco vi um caso no facebook de alguém que quando acelera os kms de autonomia baixam rapidamente, mas quando põe em neutro a autonomia volta a subir rapidamente. :shock:

Será mais uma situação de módulos inchados? Eu nunca tinha visto tal situação.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 24 out 2023, 20:35

cfvp Escreveu:
24 out 2023, 20:28
Há pouco vi um caso no facebook de alguém que quando acelera os kms de autonomia baixam rapidamente, mas quando põe em neutro a autonomia volta a subir rapidamente. :shock:

Será mais uma situação de módulos inchados? Eu nunca tinha visto tal situação.
Duvido, os modulos inchados, por norma, só dão problemas quando tocam no interior da celula e o sistema para por falha de isolamento, isso é mais parecido com alguma celula danificada, com o aumento de corrente a tensão cai a pique.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 24 out 2023, 22:04

civic Escreveu:
24 out 2023, 20:35

Duvido, os modulos inchados, por norma, só dão problemas quando tocam no interior da celula e o sistema para por falha de isolamento, isso é mais parecido com alguma celula danificada, com o aumento de corrente a tensão cai a pique.
Em relação a esse comportamento também me parece.

Temos de definir o que é degradação. Consideras uma célula nessas condições como degradação? Eu considero, já a Nissan vai-se lá saber porquê diz que não é porque a enquanto a 4° barra não cai não há degradação elegível para accionar a garantia.

E é nisto que eu acredito que vai acontecer ao carro com 300000km, a qualquer momento uma das células vai dar o estoiro.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 25 out 2023, 08:59

Nonnus Escreveu:
24 out 2023, 22:04
civic Escreveu:
24 out 2023, 20:35

Duvido, os modulos inchados, por norma, só dão problemas quando tocam no interior da celula e o sistema para por falha de isolamento, isso é mais parecido com alguma celula danificada, com o aumento de corrente a tensão cai a pique.
Em relação a esse comportamento também me parece.

Temos de definir o que é degradação. Consideras uma célula nessas condições como degradação? Eu considero, já a Nissan vai-se lá saber porquê diz que não é porque a enquanto a 4° barra não cai não há degradação elegível para accionar a garantia.

E é nisto que eu acredito que vai acontecer ao carro com 300000km, a qualquer momento uma das células vai dar o estoiro.
Eu considero degradação as celulas competamente balanceadas e todas elas com a mesma tensão mas com menos capacidade no total, isso é a degradação do pack, se tiveres uma que vai mais abaixo do que as restantes isso é uma celula avariada, na minha opinião, claro.
E se com 300 000kms tiveste apenas o problema da deformação e atualmente tens todas elas balanceadas não vejo porque carga de água alguma irá rebentar antes das outras, se o BMS estiver a fazer o seu trabalho não vejo porque irá isso acontecer, mas mesmo que aconteça é por avaria de uma celula, não é degradação. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 25 out 2023, 09:16

civic Escreveu:
25 out 2023, 08:59
Eu considero degradação as celulas competamente balanceadas e todas elas com a mesma tensão mas com menos capacidade no total, isso é a degradação do pack, se tiveres uma que vai mais abaixo do que as restantes isso é uma celula avariada, na minha opinião, claro.
E se com 300 000kms tiveste apenas o problema da deformação e atualmente tens todas elas balanceadas não vejo porque carga de água alguma irá rebentar antes das outras, se o BMS estiver a fazer o seu trabalho não vejo porque irá isso acontecer, mas mesmo que aconteça é por avaria de uma celula, não é degradação. ;)
Eu vejo de outra maneira. Uma coisa é degradação do pack (geral), outra coisa será degradação de uma ou mais células. Ambos os cenários é degradação com a diferença que um cenário é em todas as células (homogêneo), noutro é apenas uma ou duas que por qualquer motivo degradaram mais depressa que as outras.

Não sei se alguma vez abriste as baterias dos computadores portáteis. Normalmente é apenas uma célula 18650 que degradou mais que as outras, estando as outras em pleno estado de funcionamento.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 25 out 2023, 09:35

Nonnus Escreveu:
25 out 2023, 09:16


Eu vejo de outra maneira. Uma coisa é degradação do pack (geral), outra coisa será degradação de uma ou mais células. Ambos os cenários é degradação com a diferença que um cenário é em todas as células (homogêneo), noutro é apenas uma ou duas que por qualquer motivo degradaram mais depressa que as outras.

Não sei se alguma vez abriste as baterias dos computadores portáteis. Normalmente é apenas uma célula 18650 que degradou mais que as outras, estando as outras em pleno estado de funcionamento.
Já abri montes de portateis e nada tem a ver uma coisa com a outra, num EV as celulas têm um BMS muito mais elaborado, acredito que que a garantia é mais do que suficiente para ver se existe ou não alguma celula defeituosa no pack, num sistema onde não existe grandes diferenças em termos termicos duvido muito de que alguma celula da bateria ao fim da garantia, ou neste caso 300 000 kms, tenha um comportamento diferente das outras, ou seja, vão morrer todas +/- ao mesmo tempo.
Um pack que tenha uma celula que morreu antes das outras leva com essa celula e volta à vida, isto na minha opinião não é degradação, é uma avaria, num portátil ou num berbequim isso é irrelevante, pois falamos de custos completamente diferentes, alem de na maior parte dos casos nem BMS existe.
Ainda ontem andei nessas andanças.
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