Expansão células Leaf 40kW.h

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Nonnus
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 23 out 2023, 20:11

cfvp Escreveu:
23 out 2023, 16:35
A degradação normalmente estabiliza e se piorar há-de ser muito pouco, isto de forma genérica. No entanto isso, como disseste, acontece a qualquer carro, não percebo o porquê que frisar isso como se fosse um ponto negativo do Leaf.

Não sei ao certo como a degradação influência a resistência ou o calor. Do que vou vendo os Leafs, já vi carros com alguma degradação e um Hx alto, que supostamente demonstra uma resistência baixa. Esses carros também não parece que aquecem mais comparando quando eram novos.
A degradação estabiliza, mas não num carro que tem uso intensivo, que tem 300000km.

A degradação funciona igual em todas as baterias (em químicas idênticas), a questão é que o Leaf como não tem refrigeração não há como fazer a temperatura baixar, logo esta sujeito a temperaturas mais elevadas durante mais tempo e depois vem o tal ciclo vicioso. O que eu ainda não percebi é o facto de parecer que é o único carro com 300000km.

O carro neste momento esta com o SOH de 75,87%, com um Hx de 43.39%, a bateria já foi aberta e no entanto parece que querem fazer do carro a coisa mais espetacular do mundo quando existem carros com os mesmos km que ainda apresentam 100% de SOH e nunca foram intervencionados.

300000km é muito km, é sim, mas não é caso único no mundo. Se não estou em erro até havia um Taxi Leaf de 30 italiano que tinha mais que isso ainda com a bateria de origem, portanto não consigo perceber. Será que são as pessoas que querem deitar o Leaf abaixo, ou serão outras pessoas que querem por o Leaf onde ele não pertence?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 23 out 2023, 20:15

civic Escreveu:
23 out 2023, 19:30
Pois, é sabido que a degradação é mais rapida no inicio de vida das celulas, se não houver celulas danificadas ou completamente desbalanceadas, diria que cada vez mais se notará menos a degradação no pack.
A células do carro que estamos a falar estão balanceadas. Aos 17.2% de SOC tem uma diferença de 113mV, nesse aspecto até esta bastante bom o problema é o resto.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 23 out 2023, 21:04

Nonnus Escreveu:
23 out 2023, 20:15

A células do carro que estamos a falar estão balanceadas. Aos 17.2% de SOC tem uma diferença de 113mV, nesse aspecto até esta bastante bom o problema é o resto.
Não acho que 113mV seja muito bom, o meu com quase 150 000km ao fim de fazer Viseu-Aveiro-Viseu anda na casa dos 20 e poucos, isto com cerca de 15 a 20%.
Mas mesmo assim, diria que se não abusares dele ainda terá muito para dar com esse pack. Todos sabemos as limitações do carro, a questão é que se o usares dentro das lsuas limitações ele vai durar muito, mesmo depois desses abusos iniciais, disso não tenho muitas duvidas.
Mas também não gosto nada deste tipo de fanatismo de fazer de um carro o que ele não é. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 23 out 2023, 21:37

Nonnus Escreveu:
23 out 2023, 20:11
A degradação estabiliza, mas não num carro que tem uso intensivo, que tem 300000km.

A degradação funciona igual em todas as baterias (em químicas idênticas), a questão é que o Leaf como não tem refrigeração não há como fazer a temperatura baixar, logo esta sujeito a temperaturas mais elevadas durante mais tempo e depois vem o tal ciclo vicioso. O que eu ainda não percebi é o facto de parecer que é o único carro com 300000km.

O carro neste momento esta com o SOH de 75,87%, com um Hx de 43.39%, a bateria já foi aberta e no entanto parece que querem fazer do carro a coisa mais espetacular do mundo quando existem carros com os mesmos km que ainda apresentam 100% de SOH e nunca foram intervencionados.

300000km é muito km, é sim, mas não é caso único no mundo. Se não estou em erro até havia um Taxi Leaf de 30 italiano que tinha mais que isso ainda com a bateria de origem, portanto não consigo perceber. Será que são as pessoas que querem deitar o Leaf abaixo, ou serão outras pessoas que querem por o Leaf onde ele não pertence?
Não sei se não estabiliza, tens dados concretos?

A bateria do Leaf demora a baixar a temperatura, sem dúvida, mas numa noite pode voltar a valores normais ou perto disso. Até em andamento pode baixar. Daí eu ter dúvidas nesse ciclo vicioso, que em teoria sim, é verdade, mas depois na prática não sei se acontecerá sempre.

No caso em concreto que estamos a falar por acaso não tinha reparado no Hx. Sim é baixo, mas não sei se está pior desde a última vez.

Quanto ao facto de ter feito 300mil kms, não foi por isso que mencionei aqui, foi por ter feito 100mil kms depois de ter a bateria reparada. Para descansar um pouco as pessoas que podem estar com medo da bateria avariar e terem que pagar uma bateria nova, o que não é necessariamente verdade. No entanto para mim o Leaf 40 fazer 300mil kms é um marco, porque em primeiro não é todos os dias que se vê e segundo porque estão sempre a mandar abaixo por causa da falta de refrigeração, com algumas pessoas a dizer que não dura 100mil ou 140mil kms (vai variando conforme a pessoa), mas o que é certo é que dura bem mais que isso não abusando do carro e mesmo abusando há soluções relativamente baratas para reparação da bateria, caso seja necessário.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 24 out 2023, 08:21

cfvp Escreveu:
23 out 2023, 21:37
Não sei se não estabiliza, tens dados concretos?
Não sei, será que tenho? Tendo em conta que tenho um Leaf em que piora de dia para dia devido a tudo o que já escrevi, se calhar não tenho.

Sei que segues o meu DB mas não deves reter a informação que lá ponho. O meu carro tem dificuldade em carregar devido a resistência interna, o meu carro aquece mais tanto em andamento como a carregar, e não se esta regenerar nem a estabilizar de dia para dia.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 24 out 2023, 08:49

Nonnus Escreveu:
24 out 2023, 08:21


Não sei, será que tenho? Tendo em conta que tenho um Leaf em que piora de dia para dia devido a tudo o que já escrevi, se calhar não tenho.

Sei que segues o meu DB mas não deves reter a informação que lá ponho. O meu carro tem dificuldade em carregar devido a resistência interna, o meu carro aquece mais tanto em andamento como a carregar, e não se esta regenerar nem a estabilizar de dia para dia.
Posso estar a ver mal o filme, mas pelo que tenho visto as celulas do LEAF 40 têm um comportamento bem diferente dos anteriores em termos de degradação.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 24 out 2023, 11:46

civic Escreveu:
24 out 2023, 08:49
Nonnus Escreveu:
24 out 2023, 08:21


Não sei, será que tenho? Tendo em conta que tenho um Leaf em que piora de dia para dia devido a tudo o que já escrevi, se calhar não tenho.

Sei que segues o meu DB mas não deves reter a informação que lá ponho. O meu carro tem dificuldade em carregar devido a resistência interna, o meu carro aquece mais tanto em andamento como a carregar, e não se esta regenerar nem a estabilizar de dia para dia.
Posso estar a ver mal o filme, mas pelo que tenho visto as celulas do LEAF 40 têm um comportamento bem diferente dos anteriores em termos de degradação.
Isto.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 24 out 2023, 12:37

civic Escreveu:
24 out 2023, 08:49
Nonnus Escreveu:
24 out 2023, 08:21


Não sei, será que tenho? Tendo em conta que tenho um Leaf em que piora de dia para dia devido a tudo o que já escrevi, se calhar não tenho.

Sei que segues o meu DB mas não deves reter a informação que lá ponho. O meu carro tem dificuldade em carregar devido a resistência interna, o meu carro aquece mais tanto em andamento como a carregar, e não se esta regenerar nem a estabilizar de dia para dia.
Posso estar a ver mal o filme, mas pelo que tenho visto as celulas do LEAF 40 têm um comportamento bem diferente dos anteriores em termos de degradação.
Ou não! Vamos esperar mais um ano ou dois e depois vemos. O meu carro e muitos outros aos 4 anos de idade estava uma maravilha. Já aos 6 anos...

E o carro que estamos a discutir neste momento com um Hx de 43% e um SOH de 75% e a levar porrada todos os dias duvido muito que vá muito mais longe do que já foi sem ter que ser aberto outra vez. Infelizmente quando isso acontecer o dono do carro não vai dar a conhecer.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 24 out 2023, 15:04

Nonnus Escreveu:
24 out 2023, 12:37


Ou não! Vamos esperar mais um ano ou dois e depois vemos. O meu carro e muitos outros aos 4 anos de idade estava uma maravilha. Já aos 6 anos...

E o carro que estamos a discutir neste momento com um Hx de 43% e um SOH de 75% e a levar porrada todos os dias duvido muito que vá muito mais longe do que já foi sem ter que ser aberto outra vez. Infelizmente quando isso acontecer o dono do carro não vai dar a conhecer.
Dizes que nos LEAF primeira geração só se começa a notar a quebra de autonomia depois dos 4 anos, é isso?

E não preciso de esperar ano nenhum, hoje vejo no meu carro +/- a mesma autonomia que tinha em novo, conforme podes ver pelo meu DB continuo a fazer a viagem da praxe Viseu/Aveiro/Viseu e a chegar ao fim com a mesma autonomia, cerca de 10% no inverno e 20% no verão, não acredito que num LEAF da primenira geração tenhas esta degradação, nem parecido, portanto posso dizer-te com alguma certeza que aos 6 anos as diferenças serão muito pequenas ao que tenho hoje, falta cerca de meio ano, salvo alguma avaria, obviamente.

O Hx é uma treta, desde que comprei o i4 que tenho feito menos viagens grandes com o LEAF, o Hx caiu a pique, chegou aos 80%, este verão tive que fazer algumas viagens maiores e lá subiu para perto de 100%, agora anda nos 82%, estes valores não me dizem nada, tirando os valores reais como a tensão das celulas pouco ligo a valores calculados de SOH ou HX, estes valores sobem e descem conforme a utilização dada ao carro e não do real estado das celulas.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 24 out 2023, 17:50

Então o carro que estamos a falar que todos os dias faz centenas de KM o SOH e o Hx estarão errados. Agora fiquei na dúvida se tem de andar ou ficar parado para ter valores correctos.
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