Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

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migle
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por migle » 22 dez 2019, 10:47

MRider Escreveu:
22 dez 2019, 09:45
Eu faço isso já a mais de 60 mil km, claro que nestes km inclui 1 % de cargas até 100 %.
Fazes, e eu também, utilizadores particulares.

Mas o caso mencionado de um Leaf 30 com 150 mil km e 4 barras a menos, penso que é um Uber. E se trocarem dois dedos de conversa com eles enquanto esperam num PCR, sabem que é habitual carregarem até 90% "no mínimo". Embora o carregamento seja mais lento, como há poucos PCRs, há uma atitude de açambarcamento, porque depois vai ser preciso esperar para conseguir um PCR outra vez.

Ora aí está a diferença: um faz CRs diariamente a 90%+ perdeu 4 barras, o italiano faz CRs diariamente mas a 80% e só perdeu uma.
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corrisi
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por corrisi » 22 dez 2019, 11:07

migle Escreveu:
22 dez 2019, 10:47
MRider Escreveu:
22 dez 2019, 09:45
Eu faço isso já a mais de 60 mil km, claro que nestes km inclui 1 % de cargas até 100 %.
Fazes, e eu também, utilizadores particulares.

Mas o caso mencionado de um Leaf 30 com 150 mil km e 4 barras a menos, penso que é um Uber. E se trocarem dois dedos de conversa com eles enquanto esperam num PCR, sabem que é habitual carregarem até 90% "no mínimo". Embora o carregamento seja mais lento, como há poucos PCRs, há uma atitude de açambarcamento, porque depois vai ser preciso esperar para conseguir um PCR outra vez.

Ora aí está a diferença: um faz CRs diariamente a 90%+ perdeu 4 barras, o italiano faz CRs diariamente mas a 80% e só perdeu uma.
E o italiano já conta com mais de 190 mil kms.😇💪
Em relação ao carregar o carro até aos 80% e sempre que possível quando nos 50%, contraria uma das conclusões do estado pois agindo dessa forma anda-se sempre com um SOC médio mais alto do que se deixasse fazer um DOD mais profundo. 🙈😋
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mjr
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 22 dez 2019, 12:40

É nesses detalhes que a coisa complica. Não é claro se é melhor fazer 80-50% ou 80-20%. Se no primeiro caso o DOD é menor, o SOC médio é mais elevado. A minha opinião é que nesta gama é preferível um DOD menor e por isso eu ficava-me pelos 80-50%. Ou melhor ainda 60-30%...
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por noway » 22 dez 2019, 15:55

O problema das cargas/descargas a 60-30% em vez dos 80-50% com regularidade é mesmo o BMS estimar pior o cálculo do SoH e a autonomia do carro. Até o BMS da Tesla tem este problema e já vi várias opiniões em que aconselham que as cargas regulares sejam até 80% ou mesmo 90% para que esta estimativa não sofra muito e repito.... mesmo em Teslas!

No fim, as variáveis são tantas que não se consegue dizer ao certo qual a melhor abordagem. Eu estou a fazer 80-50% desde que comprei o carro e uma vez por mês lá vai ele a 100% ou quando preciso de fazer viagens grandes... mas já vi gente que não tem cuidado nenhum com isso e mesmo assim tem SoHs semelhantes ao meu. Eu quero acreditar que estou a fazer bem à bateria, mesmo que o BMS indique o contrário. Mas só consigo confirmar isso daqui a uns bons anos...

Leaf 40 de 26/Set/2018, com SoH=93,22% e 19953 Km, medido com LSP a 10/Dez/2019.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por corrisi » 22 dez 2019, 16:17

noway Escreveu:
22 dez 2019, 15:55
O problema das cargas/descargas a 60-30% em vez dos 80-50% com regularidade é mesmo o BMS estimar pior o cálculo do SoH e a autonomia do carro. Até o BMS da Tesla tem este problema e já vi várias opiniões em que aconselham que as cargas regulares sejam até 80% ou mesmo 90% para que esta estimativa não sofra muito e repito.... mesmo em Teslas!

No fim, as variáveis são tantas que não se consegue dizer ao certo qual a melhor abordagem. Eu estou a fazer 80-50% desde que comprei o carro e uma vez por mês lá vai ele a 100% ou quando preciso de fazer viagens grandes... mas já vi gente que não tem cuidado nenhum com isso e mesmo assim tem SoHs semelhantes ao meu. Eu quero acreditar que estou a fazer bem à bateria, mesmo que o BMS indique o contrário. Mas só consigo confirmar isso daqui a uns bons anos...

Leaf 40 de 26/Set/2018, com SoH=93,22% e 19953 Km, medido com LSP a 10/Dez/2019.
Ora aqui está uma outra consideração importante. Ao fazermos na prática aquilo que é o melhor para a bateria, com DODs curtos e ciclos parciais nestas gamas de 30-40% não atingindo os 80 ou 100% o BMS baralha-se por completo e o SOH desce vertiginosamente. Dir-me-ão desliga o OBD e não ligues a isso e desfruta do carro. Se ficasse com o carro eternamente até concordo, o problema é que na eventualidade de querermos vender ou dar em troca, temos que ter atenção a este pormenor das barras de degradação e SOH pois uma coisa é entregar um carro com 9 barras, outra diferente é dar com 11 e por aí fora.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por kony76 » 22 dez 2019, 16:38

O meu é da mesma altura do teu, tem 33.200kms e SOH de 92,38%.

Eu tento carregar até os 80%, mas quando ando eu com o carro as viagens diárias são de 120-150kms. No verão continuo a carregar até os 80% porque faço quase tudo em nacional. É gasto uns 40 a 50% ou algo mais as vezes. No inverno, vou muitas vezes pela AE, por causa das condições climatéricas e ai consumo já é outro. No mínimo 60%, mas muitas vezes mais, aproxima-se basta dos 80%. Nesta altura carrego a 100% para não correr riscos. Gasto logo mais de 20% na viagem de ida, por isso chego ao destino com menos de 80%.

Tenho os cuidados que da para ter.

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 23 dez 2019, 08:59

O meu Leaf 40 faz ciclos curtos e de baixo SOC pois a minha mulher costuma andar menos de 10km por dia. Está com 94% de SOH, 28000km e é de maio de 2018.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por corrisi » 10 jan 2020, 19:31

A título de curiosidade e na sequência do debate que aqui tivemos anteriormente relativamente ao SOH do user italiano que apresentava muitas cargas rápidas no seu leaf 30kwh, vejam as seguintes imagens retiradas do grupo de proprietários Nissan leaf do Facebook.

A primeira é de um leaf de 2013 e a segunda de um leaf que circula no uk (não sei o ano). Reparem na quilomatragem, número de cargas rápidas e SOH! 😇🙈😮🙄

Nota. Longe de mim estar a recomendar fazerem cargas rápidas de forma indescriminada.
Anexos
FB_IMG_1578679847287.jpg
FB_IMG_1578679858809.jpg
FB_IMG_1578679858809.jpg (30.4 KiB) Visto 5452 vezes
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 17 mai 2020, 11:14

Tenho aqui mais informação para aqueles que acham que estados de carga baixos danificam imediatamente as baterias.

No meu sistema de armazenamento de energia ligado aos painéis solares, e onde tenho a bateria original do meu Leaf mk1, tenho outros packs em paralelo, nomeadamente:

- 17 x 100AH LiFePO4 (6 anos, SOH = 80%)
- 14 x 14x2.6Ah LiCoO2 18650 (2 anos, SOH > 90%)
- 14 x 2 x 5Ah LiCoO2 Pouch Cell (4ano, SOH = ?)
- 14 x 3 x 10Ah LiCoO2 Pouch Cell (5 anos, SOH = vamos já ver)

Há cerca de 6 meses ao arrumar o local onde estão as baterias retirei os 2 últimos packs, tendo ficado arrumados noutra divisão da casa e com uma tensão inicial de cerca de 3,8V/célula. O ideal para long term storage.

Ora há 3 dias lembrei-me desses packs e resolvi fazer um teste de capacidade às células e para começar selecionei o pack com 14 conjuntos de 3 x 10Ah em série (14S3P para quem perceber a nomenclatura). Como não tenho equipamento capaz de carregar e descarregar todo o pack medindo a capacidade optei por escolher a célula mais fraca de cada um.

E aqui é que começa a parte interessante. Todas as células (neste caso conjuntos de 3 células em paralelo) estavam a aproximadamente 3,75V excesso uma que estava a... 0,65V!

Já foste, pensei. Para justificar uma tão grande queda de tensão nesta célula, a mesma teria de ter uma auto-descarga significativa, para em 6 meses ir de cerca de 30% de SOC para menos de 0% (assumindo que 0% seriam aos 2.5V). Na verdade não tem de ser assim tão grande a auto-descarga. 10mA são suficientes para descarregar de 30% a 0% de SOC em 1 mês...

Li um bocado sobre o assunto e resolvi tentar carregar a célula, para avaliar se estava completamente estragada ou se ainda teria alguma (pouca, pensei eu) capacidade restante.

Com tensões tão baixas o mais certo é que o SEI se tenha dissolvido e por isso terá de ser novamente criado. Para evitar a deposição de lítio metálico no ânodo decidi carregar inicialmente a uma corrente muito baixa. Optei por 10mA, o que demorou mais de 24h para atingir os 2.5V. A partir daí fui subindo gradualmente a corrente até aos 50mA para fazer a tensão chegar aos 3 V.

O próximo passo foi carregar a bateria completamente. Optei por uma corrente de 1A, cerca de C/30 do conjunto de células, algo que considerei seguro. As horas foram passando e a tensão foi subindo lentamente, o que é obviamente um bom presságio. 24 horas depois ainda não estava completamente carregada! No total entraram mais de 26Ah na bateria ao fim de 30 horas. Mas isto não significa que a bateria tenha, ainda, 26Ah de capacidade (26/30 = 87% de SOH). Era possível que uma parte da corrente estivesse a ser descarregada internamente pela bateria. Por isso fiz logo de seguida um teste de descarga.

Optei por descarregar a 2A até aos 3V. O resultado foi de 23.6Ah, o que dá um muito respeitável SOH de 79%, isto para uma célula com 5 anos e que foi descarregada até 0,65V! Mas o meu setup de teste não é o ideal. Os fios e ligações, bem como o próprio medidor, impõe uma queda de tensão significativa, pelo que após terminar a descarga e medindo com o multímetro a tensão na célula deu para constatar que ainda tinha 3,5V de tensão em aberto. Voltei a iniciar a descarga, desta vez a 1A, e deu mais 1,5Ah, para então um total de 25.1Ah ou um SOH de quase 84%.

Recordo que se trata de uma célula com 5 anos e que foi descarregada até 0,65V, tendo estado abaixo dos 2.5V um período de tempo muito significativo, provavelmente meses, no mínimo algumas semanas.

Com isto venho reforçar a ideia de que os estados de tensão baixos não são assim tão maus para as células como se propagandeia por aí. A minha convicção é que quem quiser maximizar a longevidade da sua bateria, especialmente neste período de menor uso do veículo, deve utilizar a bateria numa faixa de SOC o mais baixa possível e que seja confortável para si.
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civic
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por civic » 17 mai 2020, 14:57

Eu tenho essa experiência com as Headway da minha DT, e há poucos dias também cheguei a uma conclusão parecida, esteve cerca de 1 ano sem lhe tocar, caí a patetice de a colocar à carga sem medir as celulas isoladamente, a tensão do pack andava pelos 38V, é um pack de 72V.
Lembrei-me enquanto estava a carregar na asneira que fiz :oops: , desliguei logo e fui medir as celulas isoladamente, obviamente que tinha algumas com 4V e outras abaixo de 1V, e pronto lixei isto tudo, pensei eu, embora tenha BMS só está a ser usado para balaceamento, e com isto comecei por carregar uma a uma.
Conclusão, a unica celula que ficou danificada com esta treta foi a que atingiu maior tensão, cerca de 4,1V (acredito que tenha chegado a mais, não consegui medir as 24 tão rapido). Todas a que foram quase a zero, estão tal como as outras que andaram por valores normais, só mesmo esta é que tem uma autodescarga enorme, nem o BMS consegue compensar.
Mas acompanha as outras no pack sem grande stress dá para andar com a mota na boa, o problema é mesmo a autodescarga. ;)
Por isso, estou como tu, a descarga profunda não lhes faz tanto mal assim, amanhã vou fazer uns ciclos de descarga/carga completa, a ver se consigo levá-la ao sitio, uma coisa destas dá muito jeito para estas coisas.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
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BMW i4 eDrive 40 80kWh
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