Troca Baterias - Fora da Nissan

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por FiwiPITO » 19 ago 2021, 08:30

Não tem sido, fácil, estes dias vi um pack de 40 no Olx, perguntei o preço 9000€, passou um dia, o anuncio desapareceu :(

A Empresa espanhola despachou os packs todos que tinha num ápice...

Não é fácil
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por Nonnus » 19 ago 2021, 10:50

https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... sults_link

Um grande candidato a troca fora da rede Nissan. Isto sim, é degradação.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por FiwiPITO » 19 ago 2021, 11:08

Sim é bom carro para essa troca, no entanto lamentavelmente os Mk1 não são plug and play, os Mk2 é que são, os Mk2 é só aquele "Tradutor" de bateria, os Mk1 penso que é necessário mais qualquer coisa, trocar a ficha acho Eu.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por rjspedition » 19 ago 2021, 12:16

Nonnus Escreveu:
19 ago 2021, 10:50
https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... sults_link

Um grande candidato a troca fora da rede Nissan. Isto sim, é degradação.
Olho para esse caso e, apesar de saber que os primeiros foram ainda piores na degradação, fico com alguns pesadelos quanto ao meu Leaf daqui a uns 5 anos.

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por FiwiPITO » 19 ago 2021, 13:57

Efetivamente tirando raras exceções os primeiros modelos são maus a nivel de bateria, o resto é a fiabilidade que conhecemos, Zero problemas.

Os modelos de 2013 para a frente penso que são excelentes, tenho visto alguns de 2013 ainda com boa autonomia.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

lfp2cv
Mensagens: 43
Registado: 10 mai 2021, 21:05
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por lfp2cv » 31 out 2021, 21:20

Caros amigos,
Se calhar esta informação até está no forum, mas não a estou a conseguir encontrar.
Quais são actualmente as empresas nacionais que fazem a troca de baterias no Leaf?
Obrigado

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por mikexilva » 17 dez 2021, 01:13

Pois... pelo número de respostas nos últimos 2 meses imagino que fosse um negócio rentável em Portugal (sempre dependente de encontrar baterias usadas em condições)...

Vim aqui procurar se já existia alguma novidade por cá, pois o meu LEAF com 10 anos já está com metade da capacidade de origem.

Continua a chegar para o dia a dia, mas parece-me que a travagem regenerativa reduziu significativamente e penso que já está a usar mais os travões, que tb são de origem mas por este andar ainda vou ter de mudar de travões antes do carro fazer 20 anos :P

Mas eu quando comprei o carro estava mesmo convencido que passado uns 8 anos iria ser fácil trocar as baterias por umas de maior capacidade e com um custo muito inferior ao custo das baterias no lançamento do carro (fazendo um paralelo com a evolução da tecnologia, que aumenta de especificações e reduz de preço num espaço de 2 ou 3 anos, mas para as baterias este paralelo não se enquadra no mesmo contexto dos CPU's, memorias, etc)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por zeuz » 17 dez 2021, 11:35

rjspedition Escreveu:
19 ago 2021, 12:16
Nonnus Escreveu:
19 ago 2021, 10:50
https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... sults_link

Um grande candidato a troca fora da rede Nissan. Isto sim, é degradação.
Olho para esse caso e, apesar de saber que os primeiros foram ainda piores na degradação, fico com alguns pesadelos quanto ao meu Leaf daqui a uns 5 anos.
Tenho ideia que os primeiros LEAF, made in Japan, são os mais fiáveis, sendo o único problema a degradação da bateria.
FiwiPITO Escreveu:
19 ago 2021, 13:57
Os modelos de 2013 para a frente penso que são excelentes, tenho visto alguns de 2013 ainda com boa autonomia.
Esses são made in UK e, pelo que tenho lido, além de haver algumas unidades com problemas de corrosão superficial, há casos de falhas no carregador e outros componentes.
mikexilva Escreveu:
17 dez 2021, 01:13
Mas eu quando comprei o carro estava mesmo convencido que passado uns 8 anos iria ser fácil trocar as baterias por umas de maior capacidade e com um custo muito inferior ao custo das baterias no lançamento do carro (fazendo um paralelo com a evolução da tecnologia, que aumenta de especificações e reduz de preço num espaço de 2 ou 3 anos, mas para as baterias este paralelo não se enquadra no mesmo contexto dos CPU's, memorias, etc)
Não há capacidade de produção para a actual procura de baterias, por isso os preços não descem.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por frankesousa » 17 dez 2021, 11:43

MRider Escreveu:
17 dez 2021, 09:56
Todos querem baterias baratas e de maior capacidade.
E ainda por cima o pessoal do fotovoltaico juntou se a festa.
Acho que é melhor procurar um fornecedor de céulas que se possam aplicar nos carros ainda que com mais trabalho do que esperar por baterias plug and play baratas .
Eu não faria isso nem aconselho ninguém a fazer. Enquanto correr bem é uma festa, se aquilo incha, arde, ou coisa parecida é que a festa acaba!

Percebo que as células originais não são mais do que células e compradas ao mesmo fabricante com as mesmas características deva ser igual, mas não é isso que se faz.
Compra-se umas células quaiquer que o BMS nem sabe nem está programado para "cuidar".

Resumindo, não façam isso. É a minha opinião.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por frankesousa » 17 dez 2021, 15:36

Não vamos comparara um célula da bateria, cenas químicas que mesmo que "saibas o que estas a fazer" não fazes ideia como foi fabricada, quais os materiais e qualidade usada, etc.

E certamente que o stress a que estas estão sujeitas no carro são enormes. E não estou a ver ninguém a "afinar" o comportamento do BMS às novas células. Gestão de temperatura, cargas, etc etc
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”