Carregamento caseiro

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frankesousa
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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por frankesousa » 21 nov 2019, 16:57

papacurvas Escreveu:
21 nov 2019, 12:36
O que acham disto https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=096-6152 para saber quantos KW´s consome o Leaf.
Isto usando o sabonete de origem ou outro até 16A.
Não aconselho esses equipamentos para mais de 10A contínuos.

Para o de origem mais valia uma destas que liga direto na tomada:
https://www.banggood.com/BlitzWolf-BW-S ... 92899.html
ou
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=096-7607
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por papacurvas » 21 nov 2019, 19:02

Tinha ideia que o sabonete de origem nem 10A era….. como este é até 16A ficava descansado.

Tenho este Broadlink https://mauser.pt/catalog/product_info. ... gInG_D_BwE
a controlar o fotovoltaico, mas são só dois painéis :lol:

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pemifer
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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por pemifer » 23 nov 2019, 00:23

A última linha corresponde ao EVSE da Nissan.
As outras linhas são do meu EVSE regulável. Correspondem a 6, 10, 14, 16 e 20A
Potências de carregamento.jpg
Potências de carregamento.jpg (54.89 KiB) Visto 7866 vezes

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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por frankesousa » 23 nov 2019, 18:28

Pelo que tenho visto a corrente que o carro puxa é um pouco variável com a tensão da rede.
Quando tenho a tensão no EVSE abaixo dos 220V, vejo a corrente a roçar e por vezes passar os 10A (tipo 10,2A), quando a tensão vai lá para cima (245V ou mais por vezes) já baixa quase para os 9.


De qualquer modo eu tinha um Sonoff POW ligado à maquina de lavar loiça, que puxa 16A durante apenas alguns minutos e aquilo estava quase a derreter, portanto, aconselho ao uso desses equipamentos apenas para até 10A (ou pouco mais).
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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por papacurvas » 25 nov 2019, 00:09

Franksousa obrigado pelo testemunho.

Pedro obrigado pela info, se olharmos aos mesmos Amperes o sabonete da Nissan parece me mais eficiente que o tem EVSE.

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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por frankesousa » 25 nov 2019, 00:35

papacurvas Escreveu:
25 nov 2019, 00:09
Franksousa obrigado pelo testemunho.

Pedro obrigado pela info, se olharmos aos mesmos Amperes o sabonete da Nissan parece me mais eficiente que o tem EVSE.
Isso não será bem verdade. Qualquer diferença será "culpa" do carro ou erro de medida.

Os evse / "sabonetes" não têm "eficiência". Aquilo não passa de 1 contactor que liga diretamente os 230V AC no carro e apenas informam o carro da corrente disponível.

Eficiência só existe nos PCR e nos onboard charger dos carros ;)
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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por fbatista » 25 nov 2019, 14:04

Viva!

Tenho também feito algumas medições e tirei algumas conclusões pessoais.
As diferenças de eficiência em termos de custo são pequenas, não vale a pequena ter grande preocupação com isto.
De qualquer forma apanhei variações de eficiência (Relação entre o que entra medido pelo EVSE e o que fica na bateria indicado pelo LeafSpy) entre os 80% e os 92%..
As minhas conclusões são as seguintes:
- Obtemos melhor eficiência carregando com SoC mais baixos e correntes mais elevadas;
- Carregar a 10A com o EVSE da Nissan ou outro é a mesma coisa

Carrego habitualmente a 24A com cargas entre os 30% e 60% de Soc e obtenho um eficiência próxima dos +/-90%
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019

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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por mjr » 06 dez 2019, 11:48

Cálculos de eficiência usando os dados da energia que entra no carro são tudo menos exatos. O sensor de corrente do Leaf é muito ruidoso o que leva a uma série de erros, a começar na estimação da autonomia restante, SOC, SOH, etc.

Teste realizados por um laboratório americano com instrumentos de precisão na saída do carregador indicam que a eficiência máxima dos mk1 anda por volta dos 90% nos 10A@230VAC, sendo ligeiramente (1%) menor a 16A. Já nos mk2 com carregador de 6,6kW a eficiência máxima é na corrente máxima.

Isso está aqui algures no fórum, já coloquei várias vezes esse estudo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Carregamento caseiro

Mensagem por pemifer » 06 dez 2019, 23:11

papacurvas Escreveu:
25 nov 2019, 00:09
Franksousa obrigado pelo testemunho.

Pedro obrigado pela info, se olharmos aos mesmos Amperes o sabonete da Nissan parece me mais eficiente que o tem EVSE.
Foi a mesma conclusão que eu tirei quando olhei para os dados, mas não será a conclusão correta...
A medição com o EVSE da Nissan não foi feita no mesmo dia.
É provável que a tensão não fosse a mesma e daí a diferença de valores.

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