Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por Brunus » 04 mai 2016, 14:11

Já pesquisei aqui no forum mas não encontrei nada de suficientemente esclarecedor, por isso pergunto aos veteranos nas matérias do Leaf.

Basicamente pretendo saber qual o intervalo de temperaturas ideal (no sentido de não existirem danos) para as células dos Leaf MK2.

Pretendo saber porque a minha Vectrix foi convertida para Litio com este tipo de células, e ontem (3/5) a temperatura máxima ultrapassou os 30º.
Apesar de ter deixado a mota à sombra o dia todo, e de manhã ter saído com ela da garagem com temperaturas na baterias entre os 18º e 19º, ao fim da tarde ao chegar à mota para ir para casa a temperatura das mesmas era já de 27º a 28º!
Quando cheguei a casa, 11km depois, já marcava 30º a 31º! :o
O que me vale é a garagem é fresca...

Não sei até que ponto as temperaturas de ontem podem ou não ser prejudiciais para estas células.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por mjr » 04 mai 2016, 14:20

Basicamente quanto mais alta a temperatura mais rápida é a degradação. Não há um número mágico, mas é aceite que acima dos 30C a velocidade de degradação começa a ser demasiada. Para temperaturas baixas o único problema é a carga, que pode depositar lítio puro nos elétrodos. A BMS do Leaf protege contra isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por Brunus » 04 mai 2016, 15:28

mjr Escreveu:Basicamente quanto mais alta a temperatura mais rápida é a degradação. Não há um número mágico, mas é aceite que acima dos 30C a velocidade de degradação começa a ser demasiada. Para temperaturas baixas o único problema é a carga, que pode depositar lítio puro nos elétrodos. A BMS do Leaf protege contra isso.
Ou seja, evitar temperaturas acima dos 30C. Vai ser difícil com mais dias como os de ontem.
MRider Escreveu:A vectrix não tem sistema de arrefecimento para a nimh. Não se pode adaptar?
Tem por ar. Basicamente tens umas ventoinhas que puxam ar do exterior para dentro da caixa da bateria. Mas só trabalham com a mota ligada na ignição (e desengatada neste caso) ou à tomada.
Tiveram que ser removidas por questões de espaço, no entanto a entrada de ar mantém-se, mas só com a mota em andamento é que ocorre circulação de ar para a bateria.
Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...:?
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2016, 15:41

Brunus Escreveu:Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...:?
Isto preocupa-me de facto. Há dias que mesmo à sombra até custa estar parado, nesses dias vamos "encostar" o carro? Provavelmente não e será como tiver de ser...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por Orlando » 04 mai 2016, 17:53

margarett Escreveu:
Brunus Escreveu:Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...:?
Isto preocupa-me de facto. Há dias que mesmo à sombra até custa estar parado, nesses dias vamos "encostar" o carro? Provavelmente não e será como tiver de ser...
Nesses dias devem:
- estacionar à sombra
- caso não haha sombra, num lugar que esteve à sombra pelo menos durante a manhã
- Não deixar o carro carregado a 100% com essas temperaturas, nem descarregar abaixo dos 20%
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por RNM » 04 mai 2016, 22:33

Cheio de sorte, ontem cheguei a casa com as baterias a 41.5º C

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por pnunes » 04 mai 2016, 22:43

É a vida. Quantos CI vemos encostados nas estradas por terem sobreaquecido por razões várias?? Muitos!!!.. Muitas juntas de colaca quimadas, muitos motores pifados...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por RNM » 04 mai 2016, 22:53

Brunus, vê a info do slide 18. Não é especifico sobre as baterias do MK2 mas é uma boa representação gráfica sobre o aumento de degração das baterias de litio com a temperatura.
http://www.allenergyhq.com.au/wp-conten ... ung-PP.pdf

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Mensagem por Brunus » 05 mai 2016, 13:43

RNM Escreveu:Brunus, vê a info do slide 18. Não é especifico sobre as baterias do MK2 mas é uma boa representação gráfica sobre o aumento de degração das baterias de litio com a temperatura.
http://www.allenergyhq.com.au/wp-conten ... ung-PP.pdf
Fixe! Obrigado. 8-)
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”