"Solução" para as baterias de 12V
Enviado: 17 fev 2016, 15:33
Não é bem solução porque o problema não existe... ou será que existe?! não me responsabilizo por nada que aconteça se seguir estas "instruções"
Explicações no fim...
Como dar uma melhor carga à bateria de 12V do Leaf
1 - "Solução" rápida - retirar o fusível do limpa para brisas da frente e colocar o limpa para brisas em ON (pode ser na posição rápida mas não em intermitente/auto).
A voltagem quase imediatamente passa para 14.32V efectivamente carregando a bateria
Problemas -
1 - o limpa para brisas deixa de funcionar.
2 - é um pouco difícil aceder ao fusível de 30A (é o único de 30A) do limpa para brisas que fica no compartimento do motor ao lado da bateria
3 - mantendo a voltagem alta pode haver perda de água especialmente quando a temperatura está quente
2 - solução um pouco melhor (ou não)
- instalar um relé ou interruptor que faça desligar o fusível, podendo activar os limpa para brisas sem sair do carro
Problemas -
é preciso alterar a instalação eléctrica do Leaf para permitir a instalação do interruptor no interior do carro se não for bem feito pode haver fogo mortes e a perda de garantia
3 - a imaginação é o limite (micro-controladores para fazer tudo automaticamente)
Porquê?
A Nissan optou por negligenciar a bateria de 12V do Leaf (pelo menos do mk1) ao dar tempo insuficiente de recarga e manter uma tensão de manutenção demasiado baixa, no meu caso 12,96V , quando o recomendado para baterias de ácido com electrólito liquido se situa na ordem dos 2,25V a 2,27V por célula a 25ºC ou seja para uma bateria de 12V que tem 6 células, de 13,50V a 13,62V.
Como a bateria não é suficientemente carregada as placas ficam sulfatadas e à medida que se formam mais cristais de sulfato a bateria perde cada vez mais capacidade
Isto tudo explicado em inglês
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... id_battery
Ora, como muitos sabem, quando se ligam os limpa para-brisas a tensão aplicada pelo Leaf à bateria de 12V sobe para 14.32V, que não é o ideal mas já é bem melhor do que 12.96V
Ou seja isto tudo para dar a volta à programação do Leaf e possivelmente manter a bateria de 12V saudável por mais uns aninhos
Explicações no fim...
Como dar uma melhor carga à bateria de 12V do Leaf
1 - "Solução" rápida - retirar o fusível do limpa para brisas da frente e colocar o limpa para brisas em ON (pode ser na posição rápida mas não em intermitente/auto).
A voltagem quase imediatamente passa para 14.32V efectivamente carregando a bateria
Problemas -
1 - o limpa para brisas deixa de funcionar.
2 - é um pouco difícil aceder ao fusível de 30A (é o único de 30A) do limpa para brisas que fica no compartimento do motor ao lado da bateria
3 - mantendo a voltagem alta pode haver perda de água especialmente quando a temperatura está quente
2 - solução um pouco melhor (ou não)
- instalar um relé ou interruptor que faça desligar o fusível, podendo activar os limpa para brisas sem sair do carro
Problemas -
é preciso alterar a instalação eléctrica do Leaf para permitir a instalação do interruptor no interior do carro se não for bem feito pode haver fogo mortes e a perda de garantia
3 - a imaginação é o limite (micro-controladores para fazer tudo automaticamente)
Porquê?
A Nissan optou por negligenciar a bateria de 12V do Leaf (pelo menos do mk1) ao dar tempo insuficiente de recarga e manter uma tensão de manutenção demasiado baixa, no meu caso 12,96V , quando o recomendado para baterias de ácido com electrólito liquido se situa na ordem dos 2,25V a 2,27V por célula a 25ºC ou seja para uma bateria de 12V que tem 6 células, de 13,50V a 13,62V.
Como a bateria não é suficientemente carregada as placas ficam sulfatadas e à medida que se formam mais cristais de sulfato a bateria perde cada vez mais capacidade
Isto tudo explicado em inglês
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... id_battery
Ora, como muitos sabem, quando se ligam os limpa para-brisas a tensão aplicada pelo Leaf à bateria de 12V sobe para 14.32V, que não é o ideal mas já é bem melhor do que 12.96V
Ou seja isto tudo para dar a volta à programação do Leaf e possivelmente manter a bateria de 12V saudável por mais uns aninhos