"Solução" para as baterias de 12V

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.

Já trocou a bateria de 12V do seu Leaf mk1?

Sim
3
21%
Não
11
79%
 
Total de votos: 14

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

"Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por cgecastro » 17 fev 2016, 15:33

Não é bem solução porque o problema não existe... ou será que existe?! não me responsabilizo por nada que aconteça se seguir estas "instruções"
Explicações no fim...

Como dar uma melhor carga à bateria de 12V do Leaf

1 - "Solução" rápida - retirar o fusível do limpa para brisas da frente e colocar o limpa para brisas em ON (pode ser na posição rápida mas não em intermitente/auto).
A voltagem quase imediatamente passa para 14.32V efectivamente carregando a bateria
Problemas -
1 - o limpa para brisas deixa de funcionar.
2 - é um pouco difícil aceder ao fusível de 30A (é o único de 30A) do limpa para brisas que fica no compartimento do motor ao lado da bateria
3 - mantendo a voltagem alta pode haver perda de água especialmente quando a temperatura está quente

2 - solução um pouco melhor (ou não)
- instalar um relé ou interruptor que faça desligar o fusível, podendo activar os limpa para brisas sem sair do carro
Problemas -
é preciso alterar a instalação eléctrica do Leaf para permitir a instalação do interruptor no interior do carro se não for bem feito pode haver fogo mortes e a perda de garantia

3 - a imaginação é o limite (micro-controladores para fazer tudo automaticamente)


Porquê?

A Nissan optou por negligenciar a bateria de 12V do Leaf (pelo menos do mk1) ao dar tempo insuficiente de recarga e manter uma tensão de manutenção demasiado baixa, no meu caso 12,96V , quando o recomendado para baterias de ácido com electrólito liquido se situa na ordem dos 2,25V a 2,27V por célula a 25ºC ou seja para uma bateria de 12V que tem 6 células, de 13,50V a 13,62V.
Como a bateria não é suficientemente carregada as placas ficam sulfatadas e à medida que se formam mais cristais de sulfato a bateria perde cada vez mais capacidade

Isto tudo explicado em inglês

http://batteryuniversity.com/learn/arti ... id_battery

Ora, como muitos sabem, quando se ligam os limpa para-brisas a tensão aplicada pelo Leaf à bateria de 12V sobe para 14.32V, que não é o ideal mas já é bem melhor do que 12.96V

Ou seja isto tudo para dar a volta à programação do Leaf e possivelmente manter a bateria de 12V saudável por mais uns aninhos

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por mjr » 17 fev 2016, 21:32

Haverá alguma relação com a época do ano e as falhas na bateria? Em principio no Inverno, com um maior uso do limpa pára-brisas a bateria será mais bem tratada. Os 14,4V ajudam a dissolver alguns cristais de sulfato mais pequenos que entretanto se tenham formado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por Apr » 18 fev 2016, 13:37

Com este mau tempo na zona centro nunca tive uma bateria tão saudável :-)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por alexmol » 22 fev 2016, 21:29

cgecastro Escreveu:Ora, como muitos sabem, quando se ligam os limpa para-brisas a tensão aplicada pelo Leaf à bateria de 12V sobe para 14.32V, que não é o ideal mas já é bem melhor do que 12.96V
Isso só acontece com o limpa para-brisas? Não há mais nada que se ligue e tenha o mesmo efeito?

Já alguém pensou em substituir a bateria de 12V de chumbo por uma de lítio ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por mjr » 22 fev 2016, 22:51

Já... mas a minha de 12V ainda não avariou :evil:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por jasmim » 22 fev 2016, 23:13

Têm algum link onde se possa adquirir?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por VETL » 22 fev 2016, 23:17

mjr Escreveu:Já... mas a minha de 12V ainda não avariou :evil:
Eu questionaria:

- Quantas baterias de 12v de mk1 já avariaram? ou
- Quem já teve que substituir a bateria de 12 de um mk1?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por mjr » 23 fev 2016, 00:21

Nada como uma pequena votação. Ver topo do tópico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por ruimegas » 23 fev 2016, 17:12

Ontem aconteceu-me uma boa com a bateria de 12v foi assim:

Mandei dar um retoque numas pequenas amolgadelas numa oficina que trabalha bem e o Leaf ficou lá a "dormir" durante o fim de semana para me ser entregue na 2ª feira (ontem).

Cerca de 11:30 de ontem telefona-me o chefe da oficina a dizer que o Leaf estava "morto" sem reação a nada. A ver seu eu podia dar uma ajuda pois com carros elétricos não estava muito à vontade ao que eu acrescentei que de facto não valia a pena colocar o Leaf numa descida e pôr uma segunda a ver se pegava porque não dava :) :lol: ;) .

Ainda perguntei se o tinham posto numa estufa fechada a altas temperaturas e que se tal fosse o caso o Leaf podia estar a proteger-se até que a temperatura das mesma baixasse.

Mas depois disse para mim mesmo. Isto é a bateria de 12v que deu o que tinha a dar e sei que tinha lido já há algum tempo que alguém tinha tido um problema semelhante e com um simples encosto de um Boost com cabos ligados na bateria o assunto tinha sido resolvido.

Bem, assim foi e assim que ligámos os cabos à bateria o Leaf renasceu e saiu pelo próprio pé e até agora nunca mais deu problemas.

Questiono-me sobre o que terá levado a bateria de 12v a ficar sem corrente (ao escuro na garagem o fim de semana com o OBD ligado) e sem qualquer luz a incidir no painel fotovoltaico pode ter contribuído, ou estarei a raciocinar mal.

Enfim tudo bem quando termina bem.

Desculpem lá o testamento

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por mjr » 23 fev 2016, 17:20

...ou então deixaram alguma luz ligada e descarregou completamente. Eu recomendava deixar o carro em ready durante pelo menos 6 horas com o limpa para-brisas ligado (levantado para não desgastar) de modo a carregar o mais possível a bateria de 12V dissolvendo alguns cristais de sulfato de chumbo que se tenham formado nessa descarga profunda. 12 horas era o ideal...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”