Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por OCasal » 10 nov 2015, 00:33

Lisboa-Paris faz-se hoje em dia de avião por poucas dezenas de euros... São realmente pontos de vista!

Vmax69
Mensagens: 193
Registado: 04 set 2013, 13:55

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por Vmax69 » 10 nov 2015, 08:35

rdias Escreveu:
OCasal Escreveu:Para mim está claro! Para um particular o uso do pack nunca vai ser tão intensivo como para um comercial!
Conheço carros ligeiros de vendedores / auditores, etc que fazem 120.000 kms por ano. E se eu quiser ir de leaf até Paris? Pois... NAo dá porque o pack vai aquecer e impedir carregamentos chademo.
Não vejo a lógica. Pode ser que mudem....
Quer dizer que se a bateria estiver quente, não se consegue carregar, nos PCR?
Um carro que passe o dia ao sol, que depois faça uma viagem de 60 kms, em AE, não consegue carregar em posto de carga rápida?
Agradecia ajuda, porque pode ou não resolver a minha compra.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por FullElectric » 10 nov 2015, 09:48

Vmax69 Escreveu:
rdias Escreveu:
OCasal Escreveu:Para mim está claro! Para um particular o uso do pack nunca vai ser tão intensivo como para um comercial!
Conheço carros ligeiros de vendedores / auditores, etc que fazem 120.000 kms por ano. E se eu quiser ir de leaf até Paris? Pois... NAo dá porque o pack vai aquecer e impedir carregamentos chademo.
Não vejo a lógica. Pode ser que mudem....
Quer dizer que se a bateria estiver quente, não se consegue carregar, nos PCR?
Um carro que passe o dia ao sol, que depois faça uma viagem de 60 kms, em AE, não consegue carregar em posto de carga rápida?
Agradecia ajuda, porque pode ou não resolver a minha compra.
Ui... nada disso, que problema lhe andam a vender??? Pode carregar perfeitamente.
A questão do carro não aceitar carga rápida acima de determinada temperatura da bateria é uma medida de segurança para que esta não se danifique por aquecimento excessivo. Mas isso só acontecerá se esta estiver mesmo muito quente, teria que fazer vários CR seguidos e muitos kms a puxar bem pelo carro.
Não tenho números concretos mas alguém no forum poderá quantificar melhor.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan

Mensagem por mjr » 10 nov 2015, 09:59

Só acima de aproximadamente 50C é que ele começa a limitar a corrente de carga nos PCRs. Não conheço ninguém aqui em Portugal em que a temperatura se tenha aproximado de tal valor. Há casos, nomeadamente nos EUA, onde com carregadores separados por 50km e com cargas rápidas seguidas de 50km a 120km/h que ao fim de 4 ou 5 cargas rápidas a bateria atingiu mais de 50C e começou a limitar a corrente de carga. Na bateria de 30kW.h o efeito deverá ser menor devido à menor corrente relativa à capacidade da bateria. Os 50C é um valor estimado, não sei o valor exato, mas é por aí.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”