Troca de Bateria - Condições da Nissan

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por RJSC » 11 fev 2017, 15:18

40 a 80 kWh com q células? 18650 sem arrefecimento ativo degradam-se em menos de metade do tempo da de 24kWh do MK1.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por RNM » 11 fev 2017, 15:39

MRider Escreveu: Brutal e assim mesmo. Lutar contra desinformação e monopólios.
Precisas de mão de obra? ;-)
Estás no meu top de gente a contratar! :)
RJSC Escreveu:40 a 80 kWh com q células? 18650 sem arrefecimento ativo degradam-se em menos de metade do tempo da de 24kWh do MK1.
Não tenho pretensões de desenvolver novos packs de raiz. A ideia é usar packs de VEs operando nas mesmas condições do veículo original.
Assim, diminui-se os custos de desenvolvimento, assegura-se qualidade e até se pode pensar em oferecer garantia.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por sparrow » 11 fev 2017, 19:29

RNM Escreveu:Há 3 opções para o nosso caso:

1- 24 kWh: Trocar baterias de 24 kWh é relativamente fácil, tal como explicou o MRider, basta ter o Consult para fazer reset às barras de degradação (e equipamento mecânico para mover uma bateria de 300kg).

2- 30kWh: Tal como escrevi noutro tópico aqui no NLPT, ando a desenvolver contactos para que seja possível colocar uma bateria de 30kWh no lugar de uma de 24kWh.
Será necessário introduzir alguma electrónica entre a bateria nova e o carro mas tenho indicação de que já temos um primeiro protótipo funcional!

3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto)

Pessoalmente, só tenho interesse na última opção, mas facilitarei a segunda opção para quem o desejar.

O que importa saber é que haverá soluções para todos os gostos. Se não viola as leis da física, é possível.
Quando a minha bateria tornar o carro inutilizavel vais ter aqui um cliente. Espero que seja só daqui a uns 4/5 anos.

Avatar do Utilizador
MVS
Mensagens: 16
Registado: 10 jan 2016, 10:19
Data de fabrico: 01 jan 2014
Capacidade bateria: 50 Ah
Localização: Porto

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por MVS » 12 fev 2017, 10:33

RNM Escreveu:...
3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto) ...
Devíamos conversar sobre isto Rodrigo.
Estou a projectar um novo iBMS com base no LTC6804-2 (3ª geração).
Já tenho stackable PCBs (105 x 46mm c/ 100mA bleeds) p/ 12s projectados c/ a isoSPI interface isolada de 1Mbps.
Estou agora ocupado com o projecto do PCB master (Relay outputs, CAN e Bluetooth)

Este campo de aplicação foi precisamente uma das razões que me levou ao desenvolvimento deste novo produto.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por alexmol » 12 fev 2017, 23:41

MVS Escreveu:
RNM Escreveu:...
3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto) ...
Devíamos conversar sobre isto Rodrigo.
Estou a projectar um novo iBMS com base no LTC6804-2 (3ª geração).
Já tenho stackable PCBs (105 x 46mm c/ 100mA bleeds) p/ 12s projectados c/ a isoSPI interface isolada de 1Mbps.
Estou agora ocupado com o projecto do PCB master (Relay outputs, CAN e Bluetooth)

Este campo de aplicação foi precisamente uma das razões que me levou ao desenvolvimento deste novo produto.
Vejam lá que a última folha pode-vos dar jeito, há coisas que são comuns com o Leaf.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por RNM » 12 fev 2017, 23:47

Obrigado MVS e Alexmol, temos que ir falando (e temos que pôr os BMS a CANar bem...)

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por RNM » 13 fev 2017, 02:59

https://www.youtube.com/watch?v=naYnLSDvITg

Um dos comentários:
"Fear Not My Fellow leafer. I had the same problem. My 2011 leaf also fell below 8 out of warranty. I Called Nissan corporation and explained the problem. They have a program called battery assistance. Nissan replaced my battery and paid some of the cost. Today I picked up my 2011 leaf and it was fully ready for the 21st century. I now have all bars and can travel 120 miles. Give them a call and post another video of your experience so everyone can enjoy."
Última edição por RNM em 13 fev 2017, 15:29, editado 1 vez no total.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por Erbium » 13 fev 2017, 09:40

120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por beme83 » 13 fev 2017, 11:24

Erbium Escreveu:120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?
Não devem ter colocado apenas o percurso anterior foi com médias de 11kw o que não é dificil para alguns quilómetros. Desde Agosto até hoje fiz mais de 10900 km com consumo médio de 11.8Kw.....

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Mensagem por Erbium » 13 fev 2017, 11:36

beme83 Escreveu:
Erbium Escreveu:120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?
Não devem ter colocado apenas o percurso anterior foi com médias de 11kw o que não é dificil para alguns quilómetros. Desde Agosto até hoje fiz mais de 10900 km com consumo médio de 11.8Kw.....
:shock:
O spritmonitor dá uma média geral de 16,xx, eu nas minhas voltas o CB marca 13 altos pensava que já não era mau de todo, 11 em 10900km's é qualquer coisa... :clap:

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”