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				Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 24 mar 2014, 23:12
				por RJSC
				Utilizando um tubo destes (vendem-se para ar condicionado portátil e máquinas de secar roupa) com um triângulo de cartão e uns imans numa das pontas

é possível deixar a saída do tubo "colada" no buraco existente junto ao banco traseiro que serve para desligar a bateria em caso de acidente ou intervenções no carro.

Colocando a outra ponta numa saída de ar condicionado (por exemplo as dos pés) deverá ser possível direcionar o ar frio de forma a que passe por cima da chapa do pack da seguinte forma:

O ar então sairá pela parte de trás nas 3 aberturas existentes na traseira no fundo do leaf por onde normalmente corre ar vindo do compartimento do motor, e pela frente para o compartimento do motor seguindo os tubos que transportam o líquido de refrigeração do carregador e o cabo de alta tensão que segue para o controlador do motor (a laranja).
Fica a sugestão para quem quiser testar, pois não faço ideia do que o ar frio a correr por forca da chapa do pack será capaz de arrefecer as células.
 
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 24 mar 2014, 23:31
				por Malm
				Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 24 mar 2014, 23:48
				por RJSC
				Malm Escreveu:Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
Mas será que o imiev tem estas folgas entre a chapa do habitáculo e da bateria para o ar passar?
E o interruptor de corte e respetivo buraco estão ao centro da bateria como no Leaf?
 
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 24 mar 2014, 23:52
				por mjr
				Interessante. Que terá algum efeito não duvido. Ligando o A/C com os vidros todos fechados e a tampa do compartimento do fusível de emergência aberta, o caminho mais fácil para o ar sair é por aí. Do mesmo modo que os tubos de aquecimento aquecem o pack, também o ar ao passar por aí o deverá arrefecer. Na altura em que fiz essas experiências não tinha o Leaf Spy, mas que o compartimento da bateria ficava mais frio não tenho dúvidas. No Verão vou experimentar novamente  

 
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 24 mar 2014, 23:55
				por RJSC
				Sim, mas com um tubo com pontas bem feitas e um íman os passageiros evitam de passar muito frio.
Como 3m desse tubo encolhem para 20cm fica algo muito compacto para ter arrumado no carro e usar quando se tiver que carregar ao sol. Uso um desses tubos também com iman na ponta para coalr num ventilador de casa de banho para fazer a exaustão dos fumos do ferro de soldar no meu laboratório caseiro.
Como a curiosidade mata algum dia ainda vou comprar outro tubo e fazer a ponta com imans para experimentar num próximo encontro.
Bom seria testar durante uma carga rápida com o A/C no máximo e o tubo.
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 25 mar 2014, 00:12
				por VETL
				Grande ideia mjr...
Quando tivermos um local gratuito para carregar e as baterias quentes, podemos ligar o AC com o carro todo fechado e deixar aquela portinhola aberta. 
  
 
O ar só pode saír por ali. 
 
Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo...  

 
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 25 mar 2014, 00:12
				por RJSC
				VETL Escreveu:
Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo...  

 
Daí o tubo com os imans na ponta que eu sugiro...
Queres testar um dia no teu?  

 
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 25 mar 2014, 00:17
				por Orlando
				Vá, quem quer ser o primeiro!?!?! 

 
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 25 mar 2014, 00:20
				por VETL
				RJSC Escreveu:VETL Escreveu:
Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo...  

 
Daí o tubo com os imans na ponta que eu sugiro...
Queres testar um dia no teu?  

 
Claro que sim...
Mal não faz.
Falta-me é tempo pá.
Quer dizer:  

 Nem sei se é possível apanhar a canalização do AC nalgum lado 

 
			 
			
					
				Re: Possível forma de arrefecer a bateria
				Enviado: 25 mar 2014, 00:28
				por Malm
				RJSC Escreveu:Malm Escreveu:Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
Mas será que o imiev tem estas folgas entre a chapa do habitáculo e da bateria para o ar passar?
E o interruptor de corte e respetivo buraco estão ao centro da bateria como no Leaf?
 
Tem sim senhor, também lá passa a tubagem da refrigeração do carregador. Quanto ao buraco, até acho que tenho por onde escolher.