Página 1 de 1

Cor e degradacao da bateria

Enviado: 01 dez 2013, 10:17
por MLF
Será que alguem sabe se existe alguma relação entre a cor do automovel e a degradação das baterias!
As cores mais escuras absorvem mais radiação e com isso aquecem mais a temperatura interior?

Re: Cor e degradacao da bateria

Enviado: 01 dez 2013, 12:16
por ruimegas
Um dos critérios para escolher a cor branca do meu foi mesmo esse mas é sempre difícil aferir o grau de eficácia.

Re: Cor e degradacao da bateria

Enviado: 01 dez 2013, 12:43
por VETL
Até pode ser mania minha, mas depois da experiência que tive com o meu antigo carro preto aliado às conclusões a que todos estamos a chegar quanto aos factores de degradação das baterias, hoje só compraria carro eléctrico com cores claras (por dentro e por fora)!
Se vivesse num país frio, talvez já não pensasse assim...

Re: Cor e degradacao da bateria

Enviado: 01 dez 2013, 12:51
por Malm
MLF Escreveu:Será que alguem sabe se existe alguma relação entre a cor do automovel e a degradação das baterias!
As cores mais escuras absorvem mais radiação e com isso aquecem mais a temperatura interior?
Para mim a relação tende muitíssimo para 0. Parte do calor que existe nas baterias é gerado nas próprias baterias, quando elas estão a carregar, e quando estão a descarregar. A temperatura ambiente é sempre a mesma, não depende da cor do carro, e as baterias tendem sempre a ficar com uma temperatura idêntica à ambiente se estiver parado sem carregar. Um Leaf de 2011, em Lisboa ou no Porto, degrada por ano 7 a 9% (se não for mais, porque para quem anda a cento e vários quase sempre a coisa ainda é pior), independentemente de ser preto, branco, ou às riscas. Estou convicto que a cor do carro faz tão pouca diferença que a cor deve ser escolhida ao gosto da pessoa. Se degradar 8% ao ano é um problema...

Re: Cor e degradacao da bateria

Enviado: 01 dez 2013, 12:58
por VETL
Quem tem um carro preto por dentro e por fora (e eu tenho à vários anos) sabe bem que é insuportável a temperatura que ele atinge se estiver ao sol.
Não acredito que aquele "forno" não aqueça as baterias, mesmo estando estas na parte mais baixa da viatura. Aliás, acho que aquece a sério!
Mas isto são suposições minhas...

Re: Cor e degradacao da bateria

Enviado: 01 dez 2013, 13:10
por mjr
Não é muito difícil fazer o teste agora que temos acesso às temperaturas do pack. Só precisamos de dois carros e algumas horas ao Sol. Eu penso que para a bateria não fará grande diferença a cor do carro.

Re: Cor e degradacao da bateria

Enviado: 01 dez 2013, 13:11
por Malm
Acho que o essencial é: um Leaf de 2011, em Lisboa ou no Porto, degrada por ano 7 a 9% (se não for mais, porque para quem anda a cento e vários quase sempre a coisa ainda é pior), independentemente de ser preto, branco, ou às riscas. Podemos discutir aspetos menos importantes, como a cor do carro, se gostamos tanto dele que mesmo sabendo disso, ainda queremos ter um. E gostos não se discutem.

Re: Cor e degradacao da bateria

Enviado: 01 dez 2013, 13:34
por VETL
Malm Escreveu:Acho que o essencial é: um Leaf de 2011, em Lisboa ou no Porto, degrada por ano 7 a 9%... ...independentemente de ser preto, branco, ou às riscas.
Isto é verdade.
Mas acho que isso acontece porque todos têm extremo cuidado em deixar os carros à sombra sempre que possível.
Acho que nenhum dono de eléctrico deixa o seu carro propositadamente ao sol. Só mesmo em caso de ausência de alternativa.
No Inverno, o impacto é nulo porque de facto, a temp.ª ambiente ainda manda mais e faz o seu papel.
De Verão não tenho ilusões. A simples temp.ª ambiente dessa época já é nefasta. Se for potenciada ainda pior.
Se a cor fosse indiferente, os colectores solares AQS eram da cor que se enquadrasse melhor com a construção e o meio onde fossem instalados... :P :P
Mas a minha opinião também pode estar influenciada pelo "trauma" do meu carro preto.