Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 semanas?
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 semanas?
Com a aproximação das férias, tinha a ideia que o melhor estado de carga para deixar o LEAF parado era cerca de 50 ou 60%, mas alguem sabe em concreto qual será este valor apróximadamente?
Será melhor deixar apenas 30%? ou entre 20% e 50% não tem grande diferença?
Será melhor deixar apenas 30%? ou entre 20% e 50% não tem grande diferença?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 seman
Quanto mais baixa melhor, embora entre 20% e 50% não haja grande diferença. Eu costumo deixar a 30% ou 2 / 3 barras de carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 seman
Ok, eu até arriscava ir até ao Algarve com o LEAF, e toda a gente me pergunta se vou no LEAF, pois é mais carro que o Honda Jazz, mas sem pontos de carga rápida na AE, e com um bébé em viagem não posso andar a pedir umas horas de carga em cafés e restaurantes... e o mais irónico é que onde moro tenho umas dezenas de pontos de carga lenta num raio de 3km, e 2 deles a menos de 200m mas nunca senti necessidade de carregar o carro dentro da cidade... para mim tinha sido mais proveitoso se tivessem metido 2 pontos de carga rápida na AE para sul em vez de 20 pontos de carga lenta aqui à volta na cidade.mjr Escreveu:Quanto mais baixa melhor, embora entre 20% e 50% não haja grande diferença. Eu costumo deixar a 30% ou 2 / 3 barras de carga.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 seman
Atenção em não deixar o carro ligado ao EVSE. Segundo relatos nos EUA, quando se deixa o carro ligado ao EVSE a carregar, ele após terminar a carga continua a consumir energia acima do normal e como não carrega a bateria (pois já está a 100%) vai descarregando a bateria de 12V ao ponto de esta se descarregar completamente e o carro aparecer "morto".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 seman
Pois, eu só o ligo ao EVSE de 3 em 3 dias e é para carregar a 80%. Raramente lá acontece se no dia a seguir ao que carrugou não sairmos, ele no dia a seguir vai tentar carregar, mas no mesmo minuto que está programado para começar a carregar manda um mail a dizer que acarga terminou, pois como não gastou nada também não deve carregar nada. Neste caso não sei qual é o consumo na bateria dos 12V, mas 1 semana ainda deve aguentar, de qq forma vou deixar com uns 30 ou 40% e desligado do EVSE.mjr Escreveu:Atenção em não deixar o carro ligado ao EVSE. Segundo relatos nos EUA, quando se deixa o carro ligado ao EVSE a carregar, ele após terminar a carga continua a consumir energia acima do normal e como não carrega a bateria (pois já está a 100%) vai descarregando a bateria de 12V ao ponto de esta se descarregar completamente e o carro aparecer "morto".
Obrigado pela dica.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 seman
Mas como é que se deixa passar uma falha destas?! Pelo menos deveriam atualizar o software para ligar o conversor dc-dc quando está ligado ao EVSE!
Isto para já não falar que o carro deveria ter um "Storage Mode" como tenho no carregador de baterias LiPo de modelismo. Bastava gastar energia ligando o aquecimento e ar condicionado ao mesmo tempo para não aumentar ou diminuir muito a temperatura do habitáculo e bateria até esta atingir os 50% ou 30% e se estivesse descarregada carregar até 30%. No fim, se ligado ao EVSE ligar o conversor DC-DC para manter a carga do sistema de 12v.
Parece que o ideal para guardar o Leaf por uns tempos então é deixar a bateria entre 50% e 30% e deixar um carregador de 12v ligado na bateria de chumbo como se faz nos CI...
Chega a ser um pouco ridículo num VE.
Isto para já não falar que o carro deveria ter um "Storage Mode" como tenho no carregador de baterias LiPo de modelismo. Bastava gastar energia ligando o aquecimento e ar condicionado ao mesmo tempo para não aumentar ou diminuir muito a temperatura do habitáculo e bateria até esta atingir os 50% ou 30% e se estivesse descarregada carregar até 30%. No fim, se ligado ao EVSE ligar o conversor DC-DC para manter a carga do sistema de 12v.
Parece que o ideal para guardar o Leaf por uns tempos então é deixar a bateria entre 50% e 30% e deixar um carregador de 12v ligado na bateria de chumbo como se faz nos CI...
Chega a ser um pouco ridículo num VE.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 seman
Não é necessário ligar um carregador à bateria de 12V pois com o EVSE desligado o conversor CC/CC liga uma vez por semana para carregar a bateria de 12V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 seman
E ligado ao EVSE já não? Ou liga na mesma mas a bateria de 12v ao fim de uma semana já descarregou?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Qual a carga ideal pa deixar o carro parado 1 ou 2 seman
Penso que é uma combinação dos 2 fatores. A bateria de 12V descarrega muito mais depressa se o EVSE estiver ligado e além disso o conversor CC/CC não liga para carregar a bateria. Bug, ou uma paranóia qualquer com a segurança dos Japoneses da Nissan.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt