(WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

(WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por ruimegas » 09 jan 2011, 22:22

(WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF é Sistema Operativo de suporte do sistema de comunicação e navegação do Nissan Leaf com inclusão de Comandos por Voz.
http://carlazy.com/wea7-windows-embedde ... -leaf.html
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mikexilva » 14 jan 2011, 00:41

Acho que ficavamos a ganhar muito se fosse possivel actualizar o sistema operativo do computador de bordo para o novo Android 3.0 que penso que se adaptava bem ao ecran touchscreen de 7"

http://www.youtube.com/watch?v=hPUGNCIozp0

Podem dizer que o Android não foi feito a pensar em carros, mas devido à sua natureza open-source tem flexibilidade para se adaptar a qualquer equipamento sem estar dependente da empresa mãe (Google).

Mesmo que fosse ligeiramente modificado pela Nissan para se adaptar melhor ao carro, não era nada de especial, pois todas as marcas de telemoveis já o fazem actualemente (HTC Sense UI, Samsung Touchwiz, etc)

Penso que era a melhor opção em termos de potencial para evoluir, e com evolução garantida pelos updates do Google.

Até porque os novos tablets com Android 3.0 vão começar a usar um CPU/GPU da nvidia que ao que parece tb vai ser usado pela Tesla ;)

http://green.autoblog.com/2011/01/05/te ... rocessors/

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por ruimegas » 14 jan 2011, 02:07

Vai sonhando Mike....:)

Mas estou perfeitamente de acordo contigo...open source era outra coisa e só de imaginar as aplicações que iriam aparecer :mrgreen:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mikexilva » 15 jan 2011, 03:38

Do que tenho ouvido o Toyota Prius (talvez o principal concorrente do LEAF) tem um sistema de estacionamento assistido que vira o volante sozinho, etc. (agora já começam a aparecer mais modelos de outras marcas com esta função).
Pelo que conheço do Leaf também tem as caracteristicas tecnicas necessarias para fazer o mesmo, mas não faz, só mostra no ecran uns riscos onde vai passar o carro com aquele angulo de viragem.

Ou seja tudo indica que seja só uma questão do software não estar preparado para esta função, ou será que o computador de bordo do Leaf não tem qualquer hipotese de controlar o volante e acelerador do carro?
Será por questões de segurança não quiseram fazer isto ou ainda não desenvolveram o software para o fazer?

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por ruimegas » 15 jan 2011, 15:00

mikexilva Escreveu:Do que tenho ouvido o Toyota Prius (talvez o principal concorrente do LEAF) tem um sistema de estacionamento assistido que vira o volante sozinho, etc. (agora já começam a aparecer mais modelos de outras marcas com esta função).
Pelo que conheço do Leaf também tem as caracteristicas tecnicas necessarias para fazer o mesmo, mas não faz, só mostra no ecran uns riscos onde vai passar o carro com aquele angulo de viragem.

Ou seja tudo indica que seja só uma questão do software não estar preparado para esta função, ou será que o computador de bordo do Leaf não tem qualquer hipotese de controlar o volante e acelerador do carro?
Será por questões de segurança não quiseram fazer isto ou ainda não desenvolveram o software para o fazer?
"Cheira-me" a que foi uma questão de não aumentar custos ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mjr » 15 jan 2011, 16:30

Como a potência do motor é controlada pela centralina e a direcção assistida é eléctrica, penso que o LEAF poderia estacionar sozinho, baseado em processamento de imagem. No entanto para ser mais fiável penso que seriam necessários sensores de proximidade, que ele não tem, o que faria aumentar o custo de produção. O resto é software e só teria custos de desenvolvimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por ruimegas » 24 jan 2011, 23:00

Video da função de reconhecimento de voz Tell Me


E aqui "Windows Embedded Automotive 7 Hardware and System Specifications"
https://docs.google.com/viewer?url=http ... asheet.pdf

e ainda "A Technical Companion to Windows Embedded Automotive 7"
https://docs.google.com/viewer?url=http ... final).pdf

Em: http://www.microsoft.com/presspass/pres ... asepr.mspx

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mikexilva » 07 fev 2011, 01:18

ruimegas Escreveu:Video da função de reconhecimento de voz Tell Me


E aqui "Windows Embedded Automotive 7 Hardware and System Specifications"
https://docs.google.com/viewer?url=http ... asheet.pdf

e ainda "A Technical Companion to Windows Embedded Automotive 7"
https://docs.google.com/viewer?url=http ... final).pdf

Em: http://www.microsoft.com/presspass/pres ... asepr.mspx

Cumprimentos
Sim, neste campo de reconhecimento de voz acho que o Google está à frente (no android 2.x podes falar em qualquer campo onde se insere texto em vez de usar o teclado) só não sei como estão em termos de reconhecimento de Portugues, que deve estar a evoluir mais para o brasileiro (eles são muitos).

No entanto com o ruído da estrada, e principalmente quando ele está a ouvir musica com níveis mais altos, tenho duvidas que qualquer sistema consiga reconhecer qualquer comando de voz...


e com este até dava para nos sentarmos no banco de traz e ir dizendo vira à direita, ou vira a esquerda e o Leaf conduzia por nos ;)


Mas agora fora de brincadeiras, aqui dá para ver alguns testes que o google está a desenvolver no sentido de um carro conseguir conduzir sozinho:

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mikexilva » 22 mar 2011, 01:32

Microsoft tenta travar o ritmo de crescimento do Android com mais uma facada, quando se quer continuar no mercado e não se tem um sistema à altura ao fim de alguns anos, recorre-se ao terrorismo com golpes baixos...

http://yro.slashdot.org/story/11/03/21/ ... al-Assault

"According to an article on AllThingsD, Microsoft is continuing its legal assault on Android. On Monday the company sued Barnes & Noble, Foxconn International and Inventec over the company's Nook e-reader, alleging patent infringement. To quote Microsoft deputy general counsel Horacio Gutierrez, 'The Android platform infringes a number of Microsoft's patents, and companies manufacturing and shipping Android devices must respect our intellectual property rights. Their refusals to take licenses leave us no choice but to bring legal action.'"
[...]

Só de pensar que ao comprar o LEAF estou a financiar esta empresa e contribuir para que continue com estas politicas anti-concorrenciais, até me dá arrepios... :(

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por RJSC » 22 mar 2011, 01:42

O pessoal do ramo automóvel tem muito pouco interesse em providenciar um sistema "modificável" ou em que se possam instalar aplicações, dizem eles, para que o condutor não se distrais com elas.
Mas hoje quem se quer distrair leva o Smartphone no carro e com um ecrã pequenino distrai-se muito mais...

Reparei agora, esse senhor do vídeo do robot controlado por voz, passa a vida dizer "Tsunami"... :roll: Tantas vezes pediu que ele acabou por chegar... :roll:

Responder

Voltar para “Engenharia”