Sistema de carga do Nissan Leaf
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9899
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Sistema de carga do Nissan Leaf
Dois documentos muito interessantes sobre o sistema de carga do Nissan Leaf:
mk1:
https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 12Leaf.pdf
mk2: (Versão US)
https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 15Leaf.pdf
Como já tinha desconfiado a corrente máxima do mk1 é acima de 16A:
E a eficiência máxima não é à corrente máxima, mas antes por volta dos 10A. O teste foi realizado a 208VAC, mas a 230VAC deve ser muito semelhante.
mk1:
https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 12Leaf.pdf
mk2: (Versão US)
https://avt.inl.gov/sites/default/files ... 15Leaf.pdf
Como já tinha desconfiado a corrente máxima do mk1 é acima de 16A:
E a eficiência máxima não é à corrente máxima, mas antes por volta dos 10A. O teste foi realizado a 208VAC, mas a 230VAC deve ser muito semelhante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Sistema de carga do Nissan Leaf
Muito interessante.
Eu acho que já tinha demonstrado aqui que à medida que a tensão baixa no mk1, a corrente sobe (isto claro, quando lhe damos palha com um EVSE que suporte correntes mais elevadas - aliás, com um EVSE parametrizado a 16A, a corrente continua a subir no mk1 se a tensão baixar).
A eficiência que estes gráficos mostram, inclui o consumo de energia na climatização do carregador?
Eu acho que já tinha demonstrado aqui que à medida que a tensão baixa no mk1, a corrente sobe (isto claro, quando lhe damos palha com um EVSE que suporte correntes mais elevadas - aliás, com um EVSE parametrizado a 16A, a corrente continua a subir no mk1 se a tensão baixar).
A eficiência que estes gráficos mostram, inclui o consumo de energia na climatização do carregador?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9899
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Sistema de carga do Nissan Leaf
Não especificam, mas penso que seja a energia que entra no carro vs a energia que entra na bateria, por isso deverá incluir.
Isto explica porque uma vez o meu disjuntor de 16A disparou quando parametrizei para 18A o EVSE (após mais de uma hora de carga).Electrical Measurement Points
• AC Input: EVSE Output
• DC Output: On Board Charge Module Output
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Sistema de carga do Nissan Leaf
No link mk2 é com carregador de 6,6kw.
Então conclui-se que se não houver pressa um leaf com o carregador de 3kw o mais eficaz é carregar a 10A.
Então conclui-se que se não houver pressa um leaf com o carregador de 3kw o mais eficaz é carregar a 10A.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9899
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Sistema de carga do Nissan Leaf
Aparentemente sim. O carregador do mk1 está otimizado para potências baixas, daí a eficiência máxima ser a 10A.
Já o carregador do mk2 está claramente otimizado para carregar a correntes elevadas. A eficiência a 110V, 6A é patética,
Já o carregador do mk2 está claramente otimizado para carregar a correntes elevadas. A eficiência a 110V, 6A é patética,
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Sistema de carga do Nissan Leaf
Eu tenho mk2 mas com carregador de 3kw assumo que seja semelhante ao do mk1 não?
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1028
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Sistema de carga do Nissan Leaf
Como será o comportamento da bateria 30kw? Semelhante ao mk2 de 24kw?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9899
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Sistema de carga do Nissan Leaf
Com a bateria de 30kW.h deve ser igual, pois o carregador é o mesmo.
Já o carregador de 3kW dos mk2 deve ter um comportamento semelhante ao de 6kW pois ambos estão integrados na pilha do powertrain. Mas é especulação minha.
Já o carregador de 3kW dos mk2 deve ter um comportamento semelhante ao de 6kW pois ambos estão integrados na pilha do powertrain. Mas é especulação minha.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt