Rigidez torsional

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Responder
Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Rigidez torsional

Mensagem por ruicvt » 18 jan 2011, 01:10

A rigidez torsional de um chassis é fundamental para obter bom comportamento, agradabilidade de condução e resistência temporal. É medida em Nm e nem todas as marcas revelam os valores.

Por exemplo, um GolF IV tem uma rigidez torsional de 14500 Nm. Um Golf V passa para 25000. Um Fiat Bravo (2007) tem 21300 e um Mitsubishi Lancer 25800.

Dei estes exemplos, porque são carros da "gama" do Leaf. Em relação à Nissan, o Qashqai tem um valor superior a todos os supracitados, o que pode ser um bom indicador.

A Nissan afirma que a estrutura reforçada onde se encontram as baterias trouxe um incremento de 40% à rigidez. Só é pena não dizer qual o valor base...


Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Rigidez torsional

Mensagem por ruicvt » 18 jan 2011, 01:13

Já agora, um apontamento curioso. O carro conhecido com maior rigidez torsional é o Rolls Royce Phantom com 40500Nm!!!!! Incrível para um carro tão grande (quanto maior o chassis, mais difícil é obter rigidez)

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Rigidez torsional

Mensagem por ruimegas » 18 jan 2011, 12:31

É pá o Golf tá fraquinho ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Rigidez torsional

Mensagem por ruicvt » 18 jan 2011, 13:24

ruimegas Escreveu:É pá o Golf tá fraquinho ;)
É preciso ver que o Golf IV é um projecto de 1997. Na altura estava entre os melhores a nível de rigidez ;)

Responder

Voltar para “Engenharia”