(WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

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mikexilva
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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mikexilva » 22 mar 2011, 01:54

Mas uma coisa é o que não se deve fazer, outra é fazer na mesma, mas com mais dificuldade porque o carro não vem preparado para isso - smartphones, tablets, adaptações, etc - por exemplo faz algum sentido hoje em dia andarmos a inventar suportes para GPS ligados ao isqueiro? quando podia vir de origem em todos os carros?...

Eu acho inevitável, por muito que queiramos adiar, mais dia menos dia a evolução tem que se dar, e quando alguem oferecer funcionalidades que ninguem sonha ser possivel com meia dúzia de euros a mais no preço do veiculo, todos vão começar a trazer de origem...

ora veja-se o exemplo da Tesla:
http://green.autoblog.com/2011/03/17/el ... arty-apps/

Report: Elon Musk says Tesla Model S will be open to third-party apps
Imagem

Want a $77,000, 17-inch touchscreen tablet computer that comes with a free electric sedan? Then you'll want one of the first Tesla Model S electric sedans, which Tesla Motors CEO Elon Musk said recently will support third-party, car-specific apps. Speaking at a conference in San Francisco, Musk also said the Model S will have built-in text-to-voice capabilities.

"We want people to develop car-specific applications [for the Model S]," he said, according to Venture Beat. "And text-to-speech technology can address some of the issues with driver distraction."

That may be true, but introducing third-party apps to infotainment systems is going to invite legislation and restrictions. Right now, automakers make sure that you can't watch a movie through a nav screen while driving, so either Tesla's developer rules or government legislation is going to be needed to define which apps and functions can be used while driving.

The high-tech Model S uses two low-power Nvidia Tegra processing chips in the vehicle's 17-inch touch screen display. Official details on the third-party app integrations are understandably vague, but we are also wondering how privacy advocates will respond. Any car that sends data is already potentially unsafe, and we assume that the Silicon Valley-based company will cover its bases, but the hacking community just got a sweet new potential target.

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Intel confirms that Android 3.0 is coming to x86 tablets

Mensagem por mikexilva » 21 abr 2011, 00:13

Ainda não sabemos que arquitectura de processador é usada no computador de bordo do LEAF, mas tendo em conta que o windows normalmente corre em arquitectura x86, com esta noticia vem uma nova esperança de no futuro se poder instalar Android 3.x no computador de bordo do LEAF ;)
http://liliputing.com/2011/04/intel-con ... blets.html

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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por ruimegas » 21 abr 2011, 11:41

Isso é que era mesmo um espectáculo :D :D :D :lol: :lol: :lol:
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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mjr » 21 abr 2011, 12:09

Instalar penso que poderá até ser possível, mas o grande problema é o protocolo de comunicações com o resto do sistema. Provavelmente o CB tem uma ligação CAN da qual extrai toda a informação do veículo, e onde pode activar e desactivar o A/C, etc. Como os endereços CAN onde está essa informação não são públicos é preciso muito trabalho para obter estes dados. Além disso a aplicação que corre no CB é MUITO complexa e completa. Fazer isto no noutro SO por alguém de fora da Nissan (sem acesso ao código fonte actual) será extremamente dispendioso em horas de trabalho. Por último há a questão da segurança. Este sistema ao estar em contacto com o barramento CAN lida com situações potencialmente perigosas de poder activar / desactivar sistemas do veículo em situações não permitidas (por exemplo ligar o travão de parqueamento com o carro em andamento). São necessários muitos milhares de horas de teste para validar um sistema destes. Acham realmente que alguém de fora da Nissan irá fazer isso, estando sujeito a ser responsabilizado criminalmente se algo correr mal?
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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por ruimegas » 21 abr 2011, 18:18

De facto, perante esses argumentos mjr fica dificil ter esperança de ver o Android no Leaf. Eu já só peço a aplicação tipo IPhone do Carwings para Android efectuada :)
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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mikexilva » 21 abr 2011, 22:34

Nunca se deve subestimar o poder e a capacidade da comunidade open-source empenhada.
Existem pessoas que dedicam mais horas de trabalho "comunitário" para um projecto open-source que dedicam na sua carreira profissional, e há quem diga que a motivação de estar a fazer algo de útil para o próprio programador pode ser sinonimo de melhor resultado, e muitas outras pessoas trabalham em projectos open-source a nível profissional, um bom exemplo é o kernel de Linux que hoje em dia é tão abrangente e usado em tantas coisas que nem imaginamos.

Claro que é sempre mais difícil alterar o sistema operativo de um sistema concebido de origem para outro sistema operativo, principalmente se não existirem API's publicos, o que obriga a "reverse engeneering" de forma a estudar o protocolo de comunicação original, e depois implementar o mesmo usando ferramentas abertas.

Mas li algures que um dos donos do Google tem um Tesla e um Volt, e se não estou enganado a tesla vai usar Android no computador de bordo do Model S com um LCD touch-screen de 17", e se a Google desenvolver o Android mais um bocado neste sentido, tendo em conta o espírito aberto do Google , certamente não ficará restrito a uma marca.

No meu ver quando começarem a sair outros Veículos (eléctricos ou não) com o sistema Android a evolução vai ser a um ritmo tão rápido que vai causar muita inveja em todos os actuais compradores do LEAF (e outros carros com sistemas identicos). E como sabem o Android é gratuito, e cada marca tem acesso ao código fonte e alterar de uma forma extremamente flexivel como melhor lhe convém (como acontece hoje com as variantes de Android nos telemóveis).

Veja-se por exemplo um telemóvel que do ponto de vista de hardware saiu com caracteristicas muito acima do que existia na altura HTC HD2 mas como o software de origem estava longe de se equiparar ao hardware, neste momento existem firmwares feitos pela comunidade de developers com Android capazes de transformar por completo a experiência deste equipamento.



No entanto para a comunidade de voluntários começar a programar um sistema alternativo tem que ter acesso ao equipamento em causa, e infelizmente um LEAF não se compra com a mesma facilidade que um telemóvel (mesmo sendo um telemóvel topo de gama na altura), e pode ser já tarde quando o mundo começar a ver as vantagens literalmente oferecidas pelo Android nos sistemas da concorrencia, pois pode já estar na calha uma nova versão do LEAF ou outro carro mais em conta (Relault Zoe?) e o nosso LEAF pode nunca chegar a ter um sistema completo, pois como disseste e bem, leva muito tempo a desenvolver e testar, ou se dividirmos o tempo pela comunidade que é como se trabalha em open-source é preciso haver muitos beta testers.

Quanto à segurança de versões em teste, penso que o coputador de bordo deve conseguir comandar algumas coisas, mas devem ser sempre filtradas pelo outro sistema que pode ser VxWorks ou QNX que em ultima instância controla o motor, e outros equipamentos de segurança. Quando carregas no botão electrónico do travão de mão, não deve ser o windows que vai processar esse request e actuar directamente nos solenoids, etc..

Claro que o ideal era a Nissan abrir (tornar público) o API do interface de comunicação do software do computador de bordo com o resto do carro, e neste caso era muito mais provável que alguém pensasse em dar o primeiro passo.
Provavelmente até dava para ter o sistema todo de origem e ter um cartão SD com o sistema operativo alternativo para quem não queira reprogramar com medo de não conseguir voltar a traz... um pouco semelhante ao que fizeram com um firmware alterado chamado Magic Lantern para algumas máquinas fotograficas Canon EOS e para muita gente a máquina multiplicou o seu valor varias vezes só com novas funcionalidades que a própria marca não implementou, e continua a ter evoluções porque existem varias pessoas interessadas que as implementam, mesmo que a marca já tenha abandonado as actualizações porque já lançou novos modelos...

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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por mjr » 21 abr 2011, 23:07

Que é possível não duvido! Basta ver os jailbreaks dos dispositivos iOS e Android, feitos em hardware e software preparados para não permitir que isso aconteça. Agora que vai de facto acontecer no LEAF é que me parece sinceramente muito difícil... Seria necessária muita motivação de alguns bons hackers e como bem disseste um LEAF não é propriamente um telemóvel que se compra numa loja por algumas centenas de Euros no máximo. A segurança é de facto um problema, pois todos os sistemas têm bugs mascarados que podem aparecer alterando uma peça do puzzle, e não sabemos à partida se os sistemas têm protecção contra falhas de segurança de outros módulos ainda que não relacionados. Eu nunca seria um beta tester dum sistema destes, nem sequer de um RC. Mas acho que seria óptimo que alguém tentasse!
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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por RJSC » 22 abr 2011, 00:23

O que era ainda melhor era o LEAF trazer provisão para futuras baterias de terceiros.
Era só meter pack novo com o mesmo formato e programar os parâmetros de maneira documentada e suportada, tais como tensão e corrente admissíveis em carga e descarga e capacidade, para que o carro se ajuste sem problema.
Tendo isso até nem me importava de ter o computador de bordo fechado.

Daqui a uns 3 ou 4 anos saem para o mercado aquelas baterias do Audi A2 que fez 600 km ou outras ainda melhores e lá fica o LEAF com os míseros 160 km na mesma :|
Infelizmente nos VE está a passar-se o que se passa com telemóveis e computadores, uma pessoa compra e passado um tempo já está desatualizado como o raio, com a agravante que um carro é um investimento avultado para manter durante muitos anos, e com um tempo de vida superior. Não poder ir atualizando uma peça chave como a bateria é grave e causa com que potenciais compradores de VE numa fase inicial se retraiam porque daqui a 2 anos podem estar disponíveis modelos com o dobro da autonomia.

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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por ruimegas » 22 abr 2011, 10:07

Segundo li num comentário da Nissan que agora não descubro foi dito que pretendem manter a capacidade de assegurar que a nova bateria de AESC com 320 kms de autonomia terá possibilidades de substituir o pack inicial do Leaf sem grandes problemas lá para o anos de 2014/2015
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Re: (WEA7) Windows Embedded Automotive 7 no Nissan LEAF

Mensagem por Filipe » 22 abr 2011, 11:48

Nos States já vendem Packs de 2K e 4K para o Leaf.
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