BMW i3 REX - JASMIM
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BMW i3 REX - JASMIM
Abro um diário de bordo da minha nova aquisição: um BMW i3 REX (Range Extender) ou EXA (Extensor de Autonomia).
Trata-se de uma aquisição feita em França. Fui lá buscá-lo e vim pela estrada. Sim, estão a ler bem! Fiz 1900 km num bmw i3 Rex que tem um depósito de 9 litros.
Saí do stand com carga a 100% e depósito cheio. Percorri cerca de 40 km em VE e quando chegou aos 75% de soc ativei o Range Extender. Para quem não sabe, só é possível ativá-lo com esse nível de SOC.
A partir daí foi sempre a poluir. Adotei velocidades de cruzeiro entre 90 e 110 km-h. Não conhecendo a máquina não quis forçar. Mesmo assim num carro convencional não iria além dos 130 km-h em França e 120 km-h na Península.
De uma forma resumida, foram 1905 km de viagem em cerca de 23h. Parei a cada 130/150 km para abastecer e ainda parei para dormir um par de horas.
No total gastei 93,05 litros. Em 1905 km, cerca de 1800 km foram a gasolina, dando por isso cerca de 5,1 litros aos 100.
Estava à espera de gastar um pouco mais, mas pelos vistos adotando velocidades de cerca de 100 km-h consegue-se consumos relativamente comedidos dado não se tratar de um CI.
Trata-se de uma aquisição feita em França. Fui lá buscá-lo e vim pela estrada. Sim, estão a ler bem! Fiz 1900 km num bmw i3 Rex que tem um depósito de 9 litros.
Saí do stand com carga a 100% e depósito cheio. Percorri cerca de 40 km em VE e quando chegou aos 75% de soc ativei o Range Extender. Para quem não sabe, só é possível ativá-lo com esse nível de SOC.
A partir daí foi sempre a poluir. Adotei velocidades de cruzeiro entre 90 e 110 km-h. Não conhecendo a máquina não quis forçar. Mesmo assim num carro convencional não iria além dos 130 km-h em França e 120 km-h na Península.
De uma forma resumida, foram 1905 km de viagem em cerca de 23h. Parei a cada 130/150 km para abastecer e ainda parei para dormir um par de horas.
No total gastei 93,05 litros. Em 1905 km, cerca de 1800 km foram a gasolina, dando por isso cerca de 5,1 litros aos 100.
Estava à espera de gastar um pouco mais, mas pelos vistos adotando velocidades de cerca de 100 km-h consegue-se consumos relativamente comedidos dado não se tratar de um CI.
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Re: BMW i3 REX - JASMIM
Blasfémia!!!
Brincadeira, parabéns pela aquisição e sobretudo pelo road trip
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: BMW i3 REX - JASMIM
Excelente exemplo do que permite um range-extender.
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Re: BMW i3 REX - JASMIM
Que giro não valia a pena uma carga rapida de vez em quando? Ou mesmo carga lenta para refeições? Ou lá fora a rede é assim tão má?
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Re: BMW i3 REX - JASMIM
Em França não abundam os PCR com CCS. Há muitos chademos (Ikea, Auchan...).
Numa viagem de 1900 km em que eu planeei chegar o mais rápido possível a casa, sem entrar em correrias, não houve preocupação em fazer carregamentos. Apesar de tudo, graças ao Bruno Alves que teve a amabilidade de me emprestar cartões para carregar em França e em Espanha, tive a oportunidade de fazer um carregamento rápido perto de Bordéus. Tinha tentado fazer um CR uma centena de km antes, mas não sei porquê, iniciava o carregamento e parava poucos segundos depois.
Em Espanha tentei em Valladolid e também não deu.
A ver se um dia faço um road trip em 100% elétrico, mas aí será certamente para aproveitar para passear.
Numa viagem de 1900 km em que eu planeei chegar o mais rápido possível a casa, sem entrar em correrias, não houve preocupação em fazer carregamentos. Apesar de tudo, graças ao Bruno Alves que teve a amabilidade de me emprestar cartões para carregar em França e em Espanha, tive a oportunidade de fazer um carregamento rápido perto de Bordéus. Tinha tentado fazer um CR uma centena de km antes, mas não sei porquê, iniciava o carregamento e parava poucos segundos depois.
Em Espanha tentei em Valladolid e também não deu.
A ver se um dia faço um road trip em 100% elétrico, mas aí será certamente para aproveitar para passear.
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Re: BMW i3 REX - JASMIM
A BMW, e não só, tem a tradição de vender carros com o mínimo de equipamento sendo que a oferta de opções é quase inifinita. Sendo o i3 um BMW, não foge à regra.
Equipamentos como espelhos rebatíveis eletricamente, comandos no volante ou apoio de braço fazem parte das opções... Opções essas nada baratas. Enfim, BM...
Quando decidi partir para a compra do i3 REX a minha primeira grande preocupação a nível de equipamento extra era o carregamento rápido. Este tem portanto carregamento DC 50 kW e AC monofásico 7,4 kW. (1643 eur) Depois, estando habituado à câmara de recuo dos Leaf, a minha exigência era também ter este equipamento. Aqui é possível associar a dois ecrãs. O maior de dimensões mais generosas e com uma definição melhor é designado "sistema de navegação profissional". Tem um ecrã de 10,25", resolução de 1280x480 pixeis, disco rígido de 20 gb para armezenar músicas, mapas em 3D, imagens de satélite e som melhorado. (2057 eur)
Estas eram as exigências mínimas. Tudo o que viesse a mais, melhor.
(Continua...)
Equipamentos como espelhos rebatíveis eletricamente, comandos no volante ou apoio de braço fazem parte das opções... Opções essas nada baratas. Enfim, BM...
Quando decidi partir para a compra do i3 REX a minha primeira grande preocupação a nível de equipamento extra era o carregamento rápido. Este tem portanto carregamento DC 50 kW e AC monofásico 7,4 kW. (1643 eur) Depois, estando habituado à câmara de recuo dos Leaf, a minha exigência era também ter este equipamento. Aqui é possível associar a dois ecrãs. O maior de dimensões mais generosas e com uma definição melhor é designado "sistema de navegação profissional". Tem um ecrã de 10,25", resolução de 1280x480 pixeis, disco rígido de 20 gb para armezenar músicas, mapas em 3D, imagens de satélite e som melhorado. (2057 eur)
Estas eram as exigências mínimas. Tudo o que viesse a mais, melhor.
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Re: BMW i3 REX - JASMIM
Este i3 está equipado com o pack "Comfort" (2057 eur) que inclui:
- Volante multifunções
- Espelhos exteriores e interior antiencadeamento.
- Espelhos retrovisores exteriores aquecidos, função de memória (através da definição no perfil
pessoal), função automática de estacionamento (do lado do passageiro ao engrenar a marchaatrás)
- Espelhos rebatíveis eletricamente.
- Apoio de braço dianteiro
- Sensor de chuva
- Faróis automáticos
- Ar condicionado automáticos
- Cruise Control
Pack assistência ao estacionamento (1023 eur):
- câmara traseira
- Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (PDC)
- Estacionamento automático
Jantes turbina 428 de 19" (879 eur)
- Luzes de presença Led (207 eur)
- Sintonizador de rádio digital DAB (217 eur)
- Serviço connected drive (362 eur). Serviço euiparado ao Nissan connect ev, que permite controlar o i3 através do smartphone.
- Conetividade para aparelhos móveis, aparelhos Bluetooth e USB (517 eur)
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- Espelhos exteriores e interior antiencadeamento.
- Espelhos retrovisores exteriores aquecidos, função de memória (através da definição no perfil
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- Apoio de braço dianteiro
- Sensor de chuva
- Faróis automáticos
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- câmara traseira
- Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (PDC)
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- Luzes de presença Led (207 eur)
- Sintonizador de rádio digital DAB (217 eur)
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Re: BMW i3 REX - JASMIM
Deslocação Lourosa- Coimbra pela EN1 respeitando os limites de velocidade desta via.
Percorri 94 km com 50% de SOC. Teoricamente, nestas condições, daria para 188 km de autonomia. Nada mal.
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Re: BMW i3 REX - JASMIM
O sistema de arrefecimento das baterias do i3 parece ter um bom desempenho.
Ontem numa viagem de 500 km em que a temperatura ambiente chegou a atingir 42°c a bateria andou abaixo dos 35°c.
Os andamentos estiveram nos 100-120 km.h em AE e 70-90 km.h em nacionais. Levou 3 cargas rápidas., altura em que pude ouvir o sistema de arrefecimento das baterias.
Numa fase inicial da viagem, tive o cruise control nos 100 km-h e fiz 70 km com 50% de bateria gasta. Depois aumentei para 110 km.h e cheguei ao pcr de pombal com 120 km percorridos e ainda 12 km de autonomia.
O Rex entra em funcionamento com 7% de autonomia correspondente a 1.2 kwh de bateria. Assim sendo, o sistema do i3 nunca deixe esgostar por completo a energia eletrica.
Ontem numa viagem de 500 km em que a temperatura ambiente chegou a atingir 42°c a bateria andou abaixo dos 35°c.
Os andamentos estiveram nos 100-120 km.h em AE e 70-90 km.h em nacionais. Levou 3 cargas rápidas., altura em que pude ouvir o sistema de arrefecimento das baterias.
Numa fase inicial da viagem, tive o cruise control nos 100 km-h e fiz 70 km com 50% de bateria gasta. Depois aumentei para 110 km.h e cheguei ao pcr de pombal com 120 km percorridos e ainda 12 km de autonomia.
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