Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
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Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
Pois é... uns mais e outros menos... preocupamo-nos com as questões ambientais e afins... mas na altura de comprar... os fatores económicos pesam mais.
Quanto mais?
Quando se pensa em comprar um carro novo, sempre ouvi e ainda ouço:
"E vai ser a gasóleo ou gasolina? Olha que a gasóleo só compensa se fizeres muitos Kms...."
Já há alguns anos, para além do gasóleo e gasolina deveríamos também equacionar a hipótese do GPL e os elétricos (hibridos, puros ou REX)....
Assim, e desde que coração não seja para aqui chamado, o que interessa são as contas....
E aqui também cada um faz à sua maneira... e sem entrarmos com muitos pormenores... usemos apenas e só, o combustivel e as revisões normais...
Admitamos o seguinte:
GASÓLEO - 5L/100Km - 1,25€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,0725€/Km ~ 7,25€/100Km
GASOLINA - 5L/100Km - 1,50€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,085€/Km ~ 8,50€/100Km
GPL - 8L/100Km - 0,57€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,0556€/Km ~ 5,56€/100Km
EV - 140w/Km - 0,10€/Kw - Manutenção 50€/10.000Km => ~0,019€/Km ~ 1,90€/100Km - horário vazio ~3,80€/100Km - horário cheio
Assim, e tomando como referência o GASÓLEO, por cada 10.000Km:
- Gasta menos 125€ que a GASOLINA
- Gasta mais 169€ que o GPL
- Gasta mais 535€ que um EV
Ou seja, e tomando novamente a referência o GASÓLEO e em 100.000Km:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 1250€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 1690€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 5350€
Se fizer poucos Kms, como 10.000Km por ano (~30Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 1000€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 1350€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 4280€
Se fizer basstantes Kms, como 25.000Km por ano (~70Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 2500€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 3380€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 10700€
Podiamos complicar e entrar com alguns benefícios que os VEs teem.... e entrar também com as suas limitações.
Mas a ideia era por em valores a experiência que cada um de nós que conduz um VE tem no dia-a-dia.
Em resumo, na altura de comprar um carro, e económicamente falando, é ponderar a sua futura utilização... e escolher a que mais lhe é económica.
Novo ou usado, BEV ou REX.... é novamente fazer as contas.
Há usados por menos de 10.000€.... é só procurar
Se não estiver para isso, é só pensar no meio ambiente
Quanto mais?
Quando se pensa em comprar um carro novo, sempre ouvi e ainda ouço:
"E vai ser a gasóleo ou gasolina? Olha que a gasóleo só compensa se fizeres muitos Kms...."
Já há alguns anos, para além do gasóleo e gasolina deveríamos também equacionar a hipótese do GPL e os elétricos (hibridos, puros ou REX)....
Assim, e desde que coração não seja para aqui chamado, o que interessa são as contas....
E aqui também cada um faz à sua maneira... e sem entrarmos com muitos pormenores... usemos apenas e só, o combustivel e as revisões normais...
Admitamos o seguinte:
GASÓLEO - 5L/100Km - 1,25€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,0725€/Km ~ 7,25€/100Km
GASOLINA - 5L/100Km - 1,50€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,085€/Km ~ 8,50€/100Km
GPL - 8L/100Km - 0,57€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,0556€/Km ~ 5,56€/100Km
EV - 140w/Km - 0,10€/Kw - Manutenção 50€/10.000Km => ~0,019€/Km ~ 1,90€/100Km - horário vazio ~3,80€/100Km - horário cheio
Assim, e tomando como referência o GASÓLEO, por cada 10.000Km:
- Gasta menos 125€ que a GASOLINA
- Gasta mais 169€ que o GPL
- Gasta mais 535€ que um EV
Ou seja, e tomando novamente a referência o GASÓLEO e em 100.000Km:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 1250€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 1690€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 5350€
Se fizer poucos Kms, como 10.000Km por ano (~30Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 1000€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 1350€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 4280€
Se fizer basstantes Kms, como 25.000Km por ano (~70Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 2500€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 3380€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 10700€
Podiamos complicar e entrar com alguns benefícios que os VEs teem.... e entrar também com as suas limitações.
Mas a ideia era por em valores a experiência que cada um de nós que conduz um VE tem no dia-a-dia.
Em resumo, na altura de comprar um carro, e económicamente falando, é ponderar a sua futura utilização... e escolher a que mais lhe é económica.
Novo ou usado, BEV ou REX.... é novamente fazer as contas.
Há usados por menos de 10.000€.... é só procurar
Se não estiver para isso, é só pensar no meio ambiente
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
E podíamos/podemos complicar indefinidamente.mafgod Escreveu:Podiamos complicar e entrar com alguns benefícios que os VEs teem.... e entrar também com as suas limitações.
Mas a ideia era por em valores a experiência que cada um de nós que conduz um VE tem no dia-a-dia.
Eu dou uma ajuda
pensem nos venenos... (só um bocadinho)... nos venenos dos escapes e nas doenças advindas da combustão desse "luxo" que é o motor de combustão... pensem na sua perfeição, (umas 300 peças, mas que no final até de um motor eléctrico precisam para cumprir a sua função). E se pensarem na pérola que é o diesele, (motor e combustível), então seria a gargalhada! Eu sei que a maioria dos condutores (dentro do seu casulo) não se dá conta, mas o veneno continua lá. Eu dou "mais" conta porque estou fora do casulo e passo por eles. Uma vergonha as doenças que induzimos uns aos outros. Os custos económicos dessa "comedoria" ninguém os quer calcular.
Pensem nos subsídios e isenções que toda a industria da combustão beneficia e ficaríamos envergonhados com os "incentivos dados a ME.
Pensem na electricidade necessária para refinar 1l gasolina... que só por si daria para percorrer quase o dobro dos km em VE 4 rodas..
Pensem...
E não me venham falar da recolha de impostos... pf... pois a balança de transacções para os não produtores de crude é-lhes sempre desfavorável... pensem..
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
IMHO:
Acho que o valores de base podem ser um pouco ajustados.
Com o tipo de condução necessária para fazer 14kWh/100km facilmente se consegue abaixo dos 4l/100km (ou um pouco menos) num equivalente a gasóleo.
Portanto, o custo aos 100km para GASOLEO deveria, no máximo, 6 € / 100km e não o que está.
Se compararmos estes 6 € com os 3,50 € já serão necessários muito mais km.
Agora olhemos para o custo de um Zoe 40 (35k) e um clio equivalente.
Se for a nível particular, sem quaisquer benefícios fiscais, é complicado justificar ECONOMICAMENTE.
Perfil:
- antes de flames, relembro que tenho um PHEV, um Clone, um MCI gasoleo... A minha opinião é baseada na experiência e não em teorias.
Acho que o valores de base podem ser um pouco ajustados.
Com o tipo de condução necessária para fazer 14kWh/100km facilmente se consegue abaixo dos 4l/100km (ou um pouco menos) num equivalente a gasóleo.
Portanto, o custo aos 100km para GASOLEO deveria, no máximo, 6 € / 100km e não o que está.
Se compararmos estes 6 € com os 3,50 € já serão necessários muito mais km.
Agora olhemos para o custo de um Zoe 40 (35k) e um clio equivalente.
Se for a nível particular, sem quaisquer benefícios fiscais, é complicado justificar ECONOMICAMENTE.
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
Trnho praticamente a certeza que com um Leaf, fazer uma condução equivalente a diesel 4L/100km resulta em menos de 12kWh/100km.
Eu vim de um Clio onde andava a fazer 3.8L/100km com técnicas de hypermiling como desligar o motor e deslizar por troços longos e com muito menos esforço no Leaf estou em 12kWh/100km porque já me baldei.
No início andei a fazer o mesmo que com o CI e estava com 11kWh/100km.
Eu vim de um Clio onde andava a fazer 3.8L/100km com técnicas de hypermiling como desligar o motor e deslizar por troços longos e com muito menos esforço no Leaf estou em 12kWh/100km porque já me baldei.
No início andei a fazer o mesmo que com o CI e estava com 11kWh/100km.
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
jrochate Escreveu:IMHO:
Acho que o valores de base podem ser um pouco ajustados.
Com o tipo de condução necessária para fazer 14kWh/100km facilmente se consegue abaixo dos 4l/100km (ou um pouco menos) num equivalente a gasóleo.
Portanto, o custo aos 100km para GASOLEO deveria, no máximo, 6 € / 100km e não o que está.
Se compararmos estes 6 € com os 3,50 € já serão necessários muito mais km.
Agora olhemos para o custo de um Zoe 40 (35k) e um clio equivalente.
Se for a nível particular, sem quaisquer benefícios fiscais, é complicado justificar ECONOMICAMENTE.
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Concordo totalmente.
Não fosse o Leaf comprado para empresa muito dificilmente o comprava.
No ZOE entao pior ainda, é uma diferença gigante para o clio.
Em relação aos consumos tenho andando abaixo dos 12kWh/100kms , com a mesma condução num mini cooper s 184cv gasolina faço abaixo dos 6l/100kms , já megane sport tourer 1.5dci faço abaixo dos 5 sempre problemas.
Mas os eletricos tambem ganham na agradabilidade da condução, tirando alguns momentos de stress proporcionados pelo medo de fica a pé
Estamos sempre a falar de consumos e preços do eletricos mas até parece que as pessoas só compram o carro mais barato ou mais econômico, existe mais fatores que levam a optar por um certo modelo.
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
RJSC Escreveu:Trnho praticamente a certeza que com um Leaf, fazer uma condução equivalente a diesel 4L/100km resulta em menos de 12kWh/100km.
Eu vim de um Clio onde andava a fazer 3.8L/100km com técnicas de hypermiling como desligar o motor e deslizar por troços longos e com muito menos esforço no Leaf estou em 12kWh/100km porque já me baldei.
No início andei a fazer o mesmo que com o CI e estava com 11kWh/100km.
Só uma pergunta, desligava o motor enquanto estava em movimento?
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
Sim. Chama-se "Engine Off Caosting" ou "Pulse and Glide".MINInDalila Escreveu:RJSC Escreveu:Trnho praticamente a certeza que com um Leaf, fazer uma condução equivalente a diesel 4L/100km resulta em menos de 12kWh/100km.
Eu vim de um Clio onde andava a fazer 3.8L/100km com técnicas de hypermiling como desligar o motor e deslizar por troços longos e com muito menos esforço no Leaf estou em 12kWh/100km porque já me baldei.
No início andei a fazer o mesmo que com o CI e estava com 11kWh/100km.
Só uma pergunta, desligava o motor enquanto estava em movimento?
Requer uma modificação no carro: um botão que corte a alimentação aos injetores de combustível mas mantenha tudo o resto ligado.
O motor pára, o ABS o conta km e tudo o resto mantém-se em funcionamento (para o carro é o mesmo que deixar o motor parar num arranque) e no caso do Clio que eu tinha, a reserva de vácuo dava para 2 travagens de emergência a fundo seguidas.
Tinha que contar a utilização do travão e à segunda travagem ligar o motor para repor a reserva de vácuo. Se fosse necessária uma travagem muito ligeira dava um encosto leve com o travão de mão evitando usar a reserva de vácuo.
Na hora de voltar a meter o motor a funcionar, bastava engrenar a 5ª velocidade e largar meia embraiagem rapidamente que o motor pegava sem qualquer desgaste no canhão da chave ou motor de arranque.
Nos semáforos tinha um start-stop inverso: fica vermelho venho a rolar com o motor desligado até chegar ao semáforo, quando estava a chegar ao semáforo a uns 20 km/h utilizada o truque da meia embaiagem e arrancava o mtor, ficando a funcionar enquanto estava parado.
Ver exemplo a partir de 1m30. Tendo o botão os instrumentos não desligam (nem o ABS) como nesse vídeo porque ele está a utilizar a chave para desligar.
Não é coisa para o comum dos mortais... E para mim também nunca mais será porque felizmente já me livrei da combustão.
- BrunoAlves
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
Eu acho que depende muito, muito do carro, de onde se vive, como se fazem as revisões, etc etc...
Eu troquei um Clio dCi pelo Leaf. Era comercial por isso a comparação não é totalmente justa mas era o meu carro do dia a dia e, por isso, é a minha realidade.
Sem detalhes chatos, essas contas para o meu Clio (que fazia consumos baixíssimos, mudanças de óleo em casa e mudanças de correia num mecânico de aldeia) são muitíssimo menos favoráveis. Sem a parte do "coração", querer ter um VE, olhar mais para os custos do dia a dia do que o da compra, etc, nunca teria um Leaf. E comprei o meu importado, a "metade" do preço de novo...
As tuas contas são, na minha opinião, um resumo muito bem esgalhado
Julgo que eu me encaixo aqui:
Eu troquei um Clio dCi pelo Leaf. Era comercial por isso a comparação não é totalmente justa mas era o meu carro do dia a dia e, por isso, é a minha realidade.
Sem detalhes chatos, essas contas para o meu Clio (que fazia consumos baixíssimos, mudanças de óleo em casa e mudanças de correia num mecânico de aldeia) são muitíssimo menos favoráveis. Sem a parte do "coração", querer ter um VE, olhar mais para os custos do dia a dia do que o da compra, etc, nunca teria um Leaf. E comprei o meu importado, a "metade" do preço de novo...
As tuas contas são, na minha opinião, um resumo muito bem esgalhado
Julgo que eu me encaixo aqui:
Olhando única e exclusivamente para a economia, aponto para 10 anos como o tempo mínimo para ter um carro (e só consigo comprar usados...). Com um "break even" de 8 anos, a poupança possível nos 2 anos seguinte dificilmente me convencia às "limitações" que a autonomia do Leaf me impõe...Se fizer basstantes Kms, como 25.000Km por ano (~70Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
(...)
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 10700€
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
Fiz as contas e acho que compensa um VE (especialmente se for possível deduzir o IVA para empresa), desde que se façam mais de 60KM/dia ou 20.000Km/ano.
Eis os meus cálculos, baseado no meu caso concreto:
1) Tinha um CI/segmento B (Toyota Yaris) a gasolina com mais de 15 anos e que me estava a dar imensos problemas. Gastava para o meu percurso típico de 60Km/dia 6,0 L/100Km. Para uma viatura deste segmento deram-me uma proposta de um novo com alguns extras (ao nível dos extras do LEAF Acenta) por 16500 €; Acho que a manutenção ronda os 200 € ano nos primeiros anos e 150 € para o IUC;
2) A minha esposa tem um CI/segmento C (Toyota Auris) a diesel com 7 anos e que consome para o mesmo percurso 5,5L/100Km; Se comprasse um novo para mim semelhante (embora acho que nunca compraria idêntico - Talvez fosse para uma carrinha) ficaria a rondar os 22000 € - Talvez não um Auris mas um Megane ou algo do género; Acho que a manutenção ronda os 250 € ano nos primeiros anos e 200 € para o IUC;
3) O Leaf Acenta 30 kWh novo com dedução do IVA ficou por cerca de 25500 € e estou a fazer uma média de 13,5 kWh/100Km (ainda não estou a optimizar a condução neste 1º mês); Assumo uma manutenção de 100 € (embora se calhar seja inferior).
Vamos a contas:
1) Vs. 3)
16500€ + 6,0L*1,45€*365dias*60Km/100*N + 200€*N + 150€*N < 25500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 5 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 5 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 5 Anos). No entanto ficaria com uma viatura do Segmento B... Um utilitário a gasolina.
2) Vs 3)
22000€ + 5,5L*1,25€*365dias*60Km/100*N + 250€*N + 200€*N < 25500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 2,3 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 2,3 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 2,3 Anos)
Se não pudesse deduzir o IVA as contas seriam "ligeiramente" diferentes:
2) Vs 3)
22000€ + 5,5L*1,25€*365dias*60Km/100*N + 250€*N + 200€*N < 31500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 6,4 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 6,4 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 6,4 Anos)
Basta substituírem o preço de compra e os gastos estimados em combustível, IUC e manutenção pelas vossas opções na inequação e ver qual o valor "N" (número de anos) para o Break-even!
Eis os meus cálculos, baseado no meu caso concreto:
1) Tinha um CI/segmento B (Toyota Yaris) a gasolina com mais de 15 anos e que me estava a dar imensos problemas. Gastava para o meu percurso típico de 60Km/dia 6,0 L/100Km. Para uma viatura deste segmento deram-me uma proposta de um novo com alguns extras (ao nível dos extras do LEAF Acenta) por 16500 €; Acho que a manutenção ronda os 200 € ano nos primeiros anos e 150 € para o IUC;
2) A minha esposa tem um CI/segmento C (Toyota Auris) a diesel com 7 anos e que consome para o mesmo percurso 5,5L/100Km; Se comprasse um novo para mim semelhante (embora acho que nunca compraria idêntico - Talvez fosse para uma carrinha) ficaria a rondar os 22000 € - Talvez não um Auris mas um Megane ou algo do género; Acho que a manutenção ronda os 250 € ano nos primeiros anos e 200 € para o IUC;
3) O Leaf Acenta 30 kWh novo com dedução do IVA ficou por cerca de 25500 € e estou a fazer uma média de 13,5 kWh/100Km (ainda não estou a optimizar a condução neste 1º mês); Assumo uma manutenção de 100 € (embora se calhar seja inferior).
Vamos a contas:
1) Vs. 3)
16500€ + 6,0L*1,45€*365dias*60Km/100*N + 200€*N + 150€*N < 25500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 5 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 5 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 5 Anos). No entanto ficaria com uma viatura do Segmento B... Um utilitário a gasolina.
2) Vs 3)
22000€ + 5,5L*1,25€*365dias*60Km/100*N + 250€*N + 200€*N < 25500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 2,3 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 2,3 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 2,3 Anos)
Se não pudesse deduzir o IVA as contas seriam "ligeiramente" diferentes:
2) Vs 3)
22000€ + 5,5L*1,25€*365dias*60Km/100*N + 250€*N + 200€*N < 31500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 6,4 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 6,4 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 6,4 Anos)
Basta substituírem o preço de compra e os gastos estimados em combustível, IUC e manutenção pelas vossas opções na inequação e ver qual o valor "N" (número de anos) para o Break-even!
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?
Para mim, compensa a partir do primeiro mês, porque o Leaf custou o mesmo que um carro equivalente diesel. Por isso, não ha grandes contas a fazer.
Se não tivesse o Leaf, agora teria um daqueles carros com o software adulterado.
Se não tivesse o Leaf, agora teria um daqueles carros com o software adulterado.
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