EVSE Colaborativo
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EVSE Colaborativo
No seguimento workshop que decorreu no ENVE para apresentação deste projeto, venho agora iniciar a apresentação/discussão do EVSE colaborativo no fórum.
Colaborativo porque é "Open Source" e porque poderá ser o primeiro passo para uma "Smart Grid" por estas bandas.
Uma vez que temos que pagar uma taxa pela potência contratada e o carregamento de um VE por norma representa uma carga constante e e elevada as soluções têm sido ou contratar uma potência bastante elevada que comporte o carregamento do VE e todo o consumo da casa em simultâneo ou gerir manualmente a carga na instalação de modo a que o disjuntor limitador de potência instado pela EDP não dispare por se estar a cozinhar ou ter uma máquina de lavar a funcionar ao mesmo tempo que carregamos o VE.
Já que um VE necessita de um EVSE para o carregamento e obedece aos limites de corrente definidos por este, porque não fazer o EVSE/VE colaborar de forma automática na gestão da utilização da potência contratada?
Assim nasceu o título para este projeto que resultou do software que vem sendo desenvolvido pelo APR e do hardware que estou a desenvolver.
Sou o tipo de engenheiro mais voltado para hardware e já há tempo me tinha por aqui proposto a avançar com um EVSE, no entanto, para fazer algo decente a parte do software estava sempre a causar-me um bloqueio mental quando tentava pegar no projeto. Eis então que reparei no esforço de desenvolvimento do EVSE do APR e, com alguém tão à vontade em sotware quanto eu em hardware isto pode andar para a frente.
A placa de circuito impresso está a ser desenhada no KiCAD, um programa Open-Source. Os repetivos ficheiros e esquema serão publicados assim que haja uma versão finalizada sem bugs.
As características principais do lado do hardware são:
Alimentação diretamente em AC/DC entre 90V e 250V ou 12V DC
Baseado no módulo ESP12 que contém o popular chip ESP8266 e 4MiB de memória flash (suporta comunicação via WiFi)
Proteção diferencial 100% baseada em hardware: notifica o software e pode ser rearmado automaticamente e remotamente, mas atua mesmo em caso de crash de software ou de ordem conflituante deste. Neste momento a atuar a 22mA para evitar disparos dos interruptores diferenciais de 30mA presentes em muitas instalações elétricas.
Tamanho compacto
Suporte para módulo de medição de Tensão/Corrente/Energia PZEM-004
Interface I2C para expansões como notificação por LED ou ecrã LCD
Entrada para Iman ao estilo dos EVSEs que são agora entregues com os Peugeot iOn, mas em que o iman servirá para diferenciar adaptadores de carga CEE que suportem 32A no caso de EVSEs móveis
Corrente de carga variável via interface Web, protocolo mqtt ou botão. Variável em tempo real sem interromper a carga. Limite automático a 16A/14A em caso de ligar adaptadores de carga de 16A (sem iman) em EVSEs com suporte a 32A.
Neste momento o projeto encontra-se em fase de protótipo mas já funcional.
Seguem-se algumas fotos do protótipo atual que tem servido para o carregamento diário do meu Leaf e algumas imagens CAD do protótipo que contém alguns bugs que tiveram que ser contornados no processo de soldadura dos componentes:
[img]http://i.imgur.com/nDZCJMV.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/BASfuEk.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/sYnYSAb.png[/img]
1 - Transformador de Corrente do módulo de medição de energia
2 - Transformador de Corrente da Proteção Diferencial
[img]http://i.imgur.com/x4jaKvf.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/6NjxpAP.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/71kBDAq.jpg[/img]
Exemplo do interface Web:
[img]http://i.imgur.com/AmAstH0.png[/img]
Demonstração da variação de corrente de carregamento:
1.86A é o consumo da casa no momento e tudo axima disso é a corrente de carregamento.
A intenção no que toca à parte de hardware é disponibilizar, além do esquema e desenho da placa de circuito impresso, kits com PCB e componentes para montagem para quem se sente à vontade com projetos eletrónicos, módulos já com todos os componentes soldados para quem se sente à vontade em fazer ligações elétricas mas não tem conhecimentos de eletrónica, destreza para solda de componentes SMD ou tempo disponível e também unidades completamente montadas para quem fizer essa opção.
Ao comprar um kit, módulos pré soldados ou EVSE terão que despender um pouco mais mas estarão a pagar a mão de obra de montagem e teste e também fazer um "donativo" para motivação de quem lançou o projeto.
Tudo isto à semelhança do que em tempos lancei para a comunidade VE das 2 rodas em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 40#p211259
O APR de seguida, assim que lhe for conveniente publicará mais detalhes focados no software neste mesmo tópico.
Colaborativo porque é "Open Source" e porque poderá ser o primeiro passo para uma "Smart Grid" por estas bandas.
Uma vez que temos que pagar uma taxa pela potência contratada e o carregamento de um VE por norma representa uma carga constante e e elevada as soluções têm sido ou contratar uma potência bastante elevada que comporte o carregamento do VE e todo o consumo da casa em simultâneo ou gerir manualmente a carga na instalação de modo a que o disjuntor limitador de potência instado pela EDP não dispare por se estar a cozinhar ou ter uma máquina de lavar a funcionar ao mesmo tempo que carregamos o VE.
Já que um VE necessita de um EVSE para o carregamento e obedece aos limites de corrente definidos por este, porque não fazer o EVSE/VE colaborar de forma automática na gestão da utilização da potência contratada?
Assim nasceu o título para este projeto que resultou do software que vem sendo desenvolvido pelo APR e do hardware que estou a desenvolver.
Sou o tipo de engenheiro mais voltado para hardware e já há tempo me tinha por aqui proposto a avançar com um EVSE, no entanto, para fazer algo decente a parte do software estava sempre a causar-me um bloqueio mental quando tentava pegar no projeto. Eis então que reparei no esforço de desenvolvimento do EVSE do APR e, com alguém tão à vontade em sotware quanto eu em hardware isto pode andar para a frente.
A placa de circuito impresso está a ser desenhada no KiCAD, um programa Open-Source. Os repetivos ficheiros e esquema serão publicados assim que haja uma versão finalizada sem bugs.
As características principais do lado do hardware são:
Alimentação diretamente em AC/DC entre 90V e 250V ou 12V DC
Baseado no módulo ESP12 que contém o popular chip ESP8266 e 4MiB de memória flash (suporta comunicação via WiFi)
Proteção diferencial 100% baseada em hardware: notifica o software e pode ser rearmado automaticamente e remotamente, mas atua mesmo em caso de crash de software ou de ordem conflituante deste. Neste momento a atuar a 22mA para evitar disparos dos interruptores diferenciais de 30mA presentes em muitas instalações elétricas.
Tamanho compacto
Suporte para módulo de medição de Tensão/Corrente/Energia PZEM-004
Interface I2C para expansões como notificação por LED ou ecrã LCD
Entrada para Iman ao estilo dos EVSEs que são agora entregues com os Peugeot iOn, mas em que o iman servirá para diferenciar adaptadores de carga CEE que suportem 32A no caso de EVSEs móveis
Corrente de carga variável via interface Web, protocolo mqtt ou botão. Variável em tempo real sem interromper a carga. Limite automático a 16A/14A em caso de ligar adaptadores de carga de 16A (sem iman) em EVSEs com suporte a 32A.
Neste momento o projeto encontra-se em fase de protótipo mas já funcional.
Seguem-se algumas fotos do protótipo atual que tem servido para o carregamento diário do meu Leaf e algumas imagens CAD do protótipo que contém alguns bugs que tiveram que ser contornados no processo de soldadura dos componentes:
[img]http://i.imgur.com/nDZCJMV.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/BASfuEk.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/sYnYSAb.png[/img]
1 - Transformador de Corrente do módulo de medição de energia
2 - Transformador de Corrente da Proteção Diferencial
[img]http://i.imgur.com/x4jaKvf.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/6NjxpAP.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/71kBDAq.jpg[/img]
Exemplo do interface Web:
[img]http://i.imgur.com/AmAstH0.png[/img]
Demonstração da variação de corrente de carregamento:
1.86A é o consumo da casa no momento e tudo axima disso é a corrente de carregamento.
A intenção no que toca à parte de hardware é disponibilizar, além do esquema e desenho da placa de circuito impresso, kits com PCB e componentes para montagem para quem se sente à vontade com projetos eletrónicos, módulos já com todos os componentes soldados para quem se sente à vontade em fazer ligações elétricas mas não tem conhecimentos de eletrónica, destreza para solda de componentes SMD ou tempo disponível e também unidades completamente montadas para quem fizer essa opção.
Ao comprar um kit, módulos pré soldados ou EVSE terão que despender um pouco mais mas estarão a pagar a mão de obra de montagem e teste e também fazer um "donativo" para motivação de quem lançou o projeto.
Tudo isto à semelhança do que em tempos lancei para a comunidade VE das 2 rodas em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 40#p211259
O APR de seguida, assim que lhe for conveniente publicará mais detalhes focados no software neste mesmo tópico.
Última edição por RJSC em 22 jun 2016, 13:59, editado 6 vezes no total.
- Apr
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Re: EVSE Colaborativo
Gosto disto, vou seguir atentamente este tópico
- BrunoAlves
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Re: EVSE Colaborativo
Não vi nas características ter corrente regulável mas parece muito bem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
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Re: EVSE Colaborativo
Ok, essa parte está implícita na imagem do interface web, mas corrijo a lista.margarett Escreveu:
Não vi nas características ter corrente regulável mas parece muito bem
- pnunes
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Re: EVSE Colaborativo
Fantástico
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
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Re: EVSE Colaborativo
Como as fichas J1772/Menekes são o componente mais caro do EVSE, uma opção económica, ecológica e versátil será utilizar as fichas dos EVSEs que já têm e até mesmo a caixa, substuindo a electrónica no interior. Isto é especialmente apelativo para quem conseguiu um daqueles EVSEs britânicos por 90€.
-
- Proprietário Leaf
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- Data de fabrico: 01 mar 2013
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Re: EVSE Colaborativo
Parabéns pelo trabalho de ambos.
+ 1 interessado
Eu sou daqueles que conseguem fazer ligações eléctricas mas de electrónica não pescam nada!
+ 1 interessado
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- ruimegas
- Gestor do Forum
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- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: EVSE Colaborativo
Assisti ao vosso workshop no ENVE 2016 em Coimbra e sou vosso fã.
Contem comigo para vos apoiar
Irei seguir este tópico de perto
Cumprimentos
Contem comigo para vos apoiar
Irei seguir este tópico de perto
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: EVSE Colaborativo
Excelente ideia...eu por acaso estava a pensar em avançar com algo do género, mas usando o Arduino Uno Wi-Fi. A vantagem do Arduino Uno Wi-fi é que é fácil de implementar um servidor web e este consegue funcionar tanto como AP, como cliente wi-fi em simultâneo.
Aqui neste projecto, não percebi se o vosso vai funcionar como AP ou como cliente wi-fi.
Se funcionar como cliente wi-fi, é fácil através de outro dispositivo que esteja longe (como é o meu caso) e a medir a energia usada na casa, enviar um simples HTTP /GET para mudar a corrente de carga, em função da corrente que está a ser consumida na casa e a potência contratada.
Aqui neste projecto, não percebi se o vosso vai funcionar como AP ou como cliente wi-fi.
Se funcionar como cliente wi-fi, é fácil através de outro dispositivo que esteja longe (como é o meu caso) e a medir a energia usada na casa, enviar um simples HTTP /GET para mudar a corrente de carga, em função da corrente que está a ser consumida na casa e a potência contratada.
Re: EVSE Colaborativo
Estão de parabéns.
Em relação ao "donativo" de que falam só têm que ser francos e transparentes para terem a confiança de todos. Afinal todos precisamos de "motivação".
Para além de todas as características que anunciaram o que gostava de ter? Que a energia consumida em casa fosse aferida por wi-fi (poucos podem passar cabos) e a outra característica é quase de certeza impossível mas... gostava de poder definir a hora de fim de carga a 80 e 100%.
Imagino que isto implicasse a comunicação com o carro o que é muito difícil, mas um "calculador" na própria aplicação já era interessante. Explico: uma área da APP em que definida a capacidade útil da bateria e a eficiência de carga me calculasse, mediante a introdução da carga restante, a que horas teria que iniciar o carregamento para p.ex. às 8 da manhã estar a 80 os 100%.
Penso que fazemos todos isto de cabeça mas pelo menos eu às vezes fico a duvidar e apanho-me a confirmar uma e outra vez que não me enganei no jogo de deixar o carro pouco tempo a 100% e não pisar o horário de cheio do bi-horário.
Estão de parabéns
Em relação ao "donativo" de que falam só têm que ser francos e transparentes para terem a confiança de todos. Afinal todos precisamos de "motivação".
Para além de todas as características que anunciaram o que gostava de ter? Que a energia consumida em casa fosse aferida por wi-fi (poucos podem passar cabos) e a outra característica é quase de certeza impossível mas... gostava de poder definir a hora de fim de carga a 80 e 100%.
Imagino que isto implicasse a comunicação com o carro o que é muito difícil, mas um "calculador" na própria aplicação já era interessante. Explico: uma área da APP em que definida a capacidade útil da bateria e a eficiência de carga me calculasse, mediante a introdução da carga restante, a que horas teria que iniciar o carregamento para p.ex. às 8 da manhã estar a 80 os 100%.
Penso que fazemos todos isto de cabeça mas pelo menos eu às vezes fico a duvidar e apanho-me a confirmar uma e outra vez que não me enganei no jogo de deixar o carro pouco tempo a 100% e não pisar o horário de cheio do bi-horário.
Estão de parabéns