+ Outlander PHEV Sintra
- t3lmo
- Mensagens: 862
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
+ Outlander PHEV Sintra
Ora bem, tal como já tinha anunciado no DB da minha mota elétrica: http://goo.gl/KEeyFP
No dia em que comemorei 3 anos e quase 28.000 km em 2 rodas elétricas, tomei a decisão de partilhar os eletrões, mas para 4 rodas.
Troquei 2 carros a combustão diesel por um PHEV familiar. Assim serve todos os cenários até que a tecnologia permita mais...
A história...
Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca que acabou num almoço em família em Colares, onde no mobi.e local estava um PHEV a carregar. Giro por sinal, despertou o interesse de que afinal havia elétricos familiares que poderiam servir os objetivos em causa: família de 5, muita carga e autonomias para todos os gostos.
Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.
A tecnologia...
Ao PHEV já o tinha testado uns 7 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=mc424y0lC1A
e achei tecnológicamente bem conseguido, pois um híbrido só faz sentido quando se pode colocar em carga externa e usar em modo elétrico puro, com uma autonomia razoavél para um cenário de utilização diária.
O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kW e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade (acima de 120km/h ou na ausência de carga).
Tem três modos de funcionamento:
- Híbrido: funciona com gestão eletrónica destacando o motor CI ou o motor elétrico consoante as necessidades;
- Híbrido paralelo: prioridade ao motor CI com preservação da carga da bateria, recorrendo aos motores elétricos se houver necessidade;
- ZEV: com bateria carregada, usa apenas os motores elétricos.
Tem ainda as funções de:
- Save: para guardar a carga das baterias para usar depois (numa subida ou no trânsito da cidade);
- Charge: usa o motor CI para carregar as baterias (em andamento ou mesmo parado), até 80% em 1h (dizem usar um total 7 litros de gasolina, dispenso para já, mas pode ser útil).
A decisão...
A decisão não foi trivial, por um lado tinha 2 carros a combustão, sendo que um deles queria mesmo trocar (VW Polo 1.4 TDI, 13 anos) e o outro mais familiar, nem por isso! (S-Max Titanium S 2.2 TDCI, 3 anos), por outro estavam a desvalorizar-se cada vez mais... e a consumir combustível (que começa a ser contra os meus princípios).
E assim foi, saem 2 CI's e entra um PHEV nas nossas vidas
Foi comprado na Univex em Lisboa, pois foi quem me valorizou mais a retoma dos 2 carros.
Era veículo da administração com 1 mês e 950km.
Os detalhes...
Mitsubishi Outlander PHEV INSTYLE NAVI+
- 50km de autonomia em modo elétrico
- 770km de autonomia a gasolina
- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)
- Tração elétricas às 4 rodas (4WD)
- Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM)
- Programador de Velocidade Adaptativo (ACC)
- Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW)
- Sistema de navegação (MMCS)
- Sistema de audio premium Rockford Fosgate 710W
- Acesso remoto Wifi (estado de carga, controle da climatização, agendamento/temporização da carga e configurações)
- Carregador EVSE de 10A portátil
- Ficha J1772 (carga lenta) e CHAdeMO (carga rápida)
- Teto de abrir
- Bancos pele preta (trocados, por eram bege)
- Bagageira de 463 litros
- Cor cinzento titanium
Extras:
- Proteções todo-o-terreno (por instalar ainda) e sensores de parqueamento traseiros e frontais
Link:
http://www.mitsubishi-motors.pt/outlander-phev/
Após a decisão, iniciou-se o processo dos...
Acessórios...
- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh
- Adaptador Cee 3X16 / Shucko 2P+T: http://goo.gl/D2k72L (obrigado zointz)
- Extensão de rolo 15m 16A (Leroy Merlin)
- Cadeados para as fichas J1772
...e uma prática:
- Wallbox MCBW EASY de 16A da MagnumCap (produto nacional de qualidade) com tomada tipo 1, contador de kW total, temporizador e seletor de 3 modos de carga: 6, 10 e 16A.
Configurações e instalações...
Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar
E a base de carga local, com schuko para a mota e EVSE tipo 1 para o carro (depois posso detalhar a instalação e componentes).
Por ai, em modo elétrico...
Em 10 dias já fiz quase 400km e sempre em modo elétrico
E 80% dos percursos vão ser assim.
Claro que para viagens grandes, vou entrar em modo DEBUG e calcular todos os gastos e consumos.
(na companhia do Rui 'megas')
Ainda faltam algumas alterações que com o tempo ainda vou fazer, mas isso serão as histórias dos próximos capítulos
Espero ter tomado a decisão certa, para o momento atual...
... até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!
No dia em que comemorei 3 anos e quase 28.000 km em 2 rodas elétricas, tomei a decisão de partilhar os eletrões, mas para 4 rodas.
Troquei 2 carros a combustão diesel por um PHEV familiar. Assim serve todos os cenários até que a tecnologia permita mais...
A história...
Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca que acabou num almoço em família em Colares, onde no mobi.e local estava um PHEV a carregar. Giro por sinal, despertou o interesse de que afinal havia elétricos familiares que poderiam servir os objetivos em causa: família de 5, muita carga e autonomias para todos os gostos.
Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.
A tecnologia...
Ao PHEV já o tinha testado uns 7 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=mc424y0lC1A
e achei tecnológicamente bem conseguido, pois um híbrido só faz sentido quando se pode colocar em carga externa e usar em modo elétrico puro, com uma autonomia razoavél para um cenário de utilização diária.
O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kW e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade (acima de 120km/h ou na ausência de carga).
Tem três modos de funcionamento:
- Híbrido: funciona com gestão eletrónica destacando o motor CI ou o motor elétrico consoante as necessidades;
- Híbrido paralelo: prioridade ao motor CI com preservação da carga da bateria, recorrendo aos motores elétricos se houver necessidade;
- ZEV: com bateria carregada, usa apenas os motores elétricos.
Tem ainda as funções de:
- Save: para guardar a carga das baterias para usar depois (numa subida ou no trânsito da cidade);
- Charge: usa o motor CI para carregar as baterias (em andamento ou mesmo parado), até 80% em 1h (dizem usar um total 7 litros de gasolina, dispenso para já, mas pode ser útil).
A decisão...
A decisão não foi trivial, por um lado tinha 2 carros a combustão, sendo que um deles queria mesmo trocar (VW Polo 1.4 TDI, 13 anos) e o outro mais familiar, nem por isso! (S-Max Titanium S 2.2 TDCI, 3 anos), por outro estavam a desvalorizar-se cada vez mais... e a consumir combustível (que começa a ser contra os meus princípios).
E assim foi, saem 2 CI's e entra um PHEV nas nossas vidas
Foi comprado na Univex em Lisboa, pois foi quem me valorizou mais a retoma dos 2 carros.
Era veículo da administração com 1 mês e 950km.
Os detalhes...
Mitsubishi Outlander PHEV INSTYLE NAVI+
- 50km de autonomia em modo elétrico
- 770km de autonomia a gasolina
- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)
- Tração elétricas às 4 rodas (4WD)
- Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM)
- Programador de Velocidade Adaptativo (ACC)
- Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW)
- Sistema de navegação (MMCS)
- Sistema de audio premium Rockford Fosgate 710W
- Acesso remoto Wifi (estado de carga, controle da climatização, agendamento/temporização da carga e configurações)
- Carregador EVSE de 10A portátil
- Ficha J1772 (carga lenta) e CHAdeMO (carga rápida)
- Teto de abrir
- Bancos pele preta (trocados, por eram bege)
- Bagageira de 463 litros
- Cor cinzento titanium
Extras:
- Proteções todo-o-terreno (por instalar ainda) e sensores de parqueamento traseiros e frontais
Link:
http://www.mitsubishi-motors.pt/outlander-phev/
Após a decisão, iniciou-se o processo dos...
Acessórios...
- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh
- Adaptador Cee 3X16 / Shucko 2P+T: http://goo.gl/D2k72L (obrigado zointz)
- Extensão de rolo 15m 16A (Leroy Merlin)
- Cadeados para as fichas J1772
...e uma prática:
- Wallbox MCBW EASY de 16A da MagnumCap (produto nacional de qualidade) com tomada tipo 1, contador de kW total, temporizador e seletor de 3 modos de carga: 6, 10 e 16A.
Configurações e instalações...
Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar
E a base de carga local, com schuko para a mota e EVSE tipo 1 para o carro (depois posso detalhar a instalação e componentes).
Por ai, em modo elétrico...
Em 10 dias já fiz quase 400km e sempre em modo elétrico
E 80% dos percursos vão ser assim.
Claro que para viagens grandes, vou entrar em modo DEBUG e calcular todos os gastos e consumos.
(na companhia do Rui 'megas')
Ainda faltam algumas alterações que com o tempo ainda vou fazer, mas isso serão as histórias dos próximos capítulos
Espero ter tomado a decisão certa, para o momento atual...
... até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!
Última edição por t3lmo em 20 dez 2014, 12:29, editado 1 vez no total.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: + Outlander PHEV Sintra
Parabéns pela aquisição. Se tomaste a decisão certa? Claro que sim! Poderaste o teu caso e concluiste que este era o veículo ideal para ti, logo estás certo.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: + Outlander PHEV Sintra
Se te serve é porque a escolha é certa!
Qto tempo para carregar do 0?
Qto tempo para carregar do 0?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- t3lmo
- Mensagens: 862
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Com o EVSE de 10A demora 7:30h.Orlando Escreveu:Qto tempo para carregar do 0?
Ainda não fiz mais nenhuma descarga total para testar os 16A da wallbox. Brevemente
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: + Outlander PHEV Sintra
Parabéns t3lmo.
Demora 07h30m efectivamente ou isso é apenas o que o carro diz?
É que se isso for verdade, ou o pack tem mais de 12Kw ou a eficiência do carregamento andaria apenas pelos 70%...
Nesta imagem do post anterior, o pack também não está mesmo a zero, pois não?
Demora 07h30m efectivamente ou isso é apenas o que o carro diz?
É que se isso for verdade, ou o pack tem mais de 12Kw ou a eficiência do carregamento andaria apenas pelos 70%...
Nesta imagem do post anterior, o pack também não está mesmo a zero, pois não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- t3lmo
- Mensagens: 862
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Não tenho OBD neste para verificar, mas julgo que nesta única descarga total que fiz, deveria estar quase no fim (ou na reserva que tem).VETL Escreveu:Demora 07h30m efectivamente ou isso é apenas o que o carro diz?
É que se isso for verdade, ou o pack tem mais de 12Kw ou a eficiência do carregamento andaria apenas pelos 70%...
Nesta imagem do post anterior, o pack também não está mesmo a zero, pois não?
Ainda andava em modo elétrico mas bastava carregar um pouco mais no acelerador e ligava logo o motor a combustão para carregar o pack em andamento.
Quanto ao tempo de carga real, é um teste a fazer mas julgo estar ali 1 hora a mais.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- t3lmo
- Mensagens: 862
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
5 anosMRider Escreveu:Quantos anos tens de garantia no pack de baterias ?
Vou andar sempre em modo EV, é para isso que o comprei. Posso desligar colocando no modo 'Save' que passa a usar sempre o motor CI.MRider Escreveu:Existe algum mal em andar sempre no modo EV ? Não irá desgastar precocemente o pequeno pack de baterias ?
Não tem que ser posto a funcionar e a revisão é anual (ou por km's que não irei atingir) e tabelada (já sei os custos para os próximos 10 anos).MRider Escreveu:O motor de combustão interna tem de ser posto a trabalhar periodicamente ou nem por isso ? A revisão do mesmo é feita de quantos em quantos o km ? Ou é pelo tempo decorrido?
O deste ano está pago pela marca, 190€. A partir de 2015, será uns 45€ (25% para PHEV's no OE2015).MRider Escreveu:O outlander quanto irá pagar de imposto de circulação ?
Já são raros os carros com pneu de reserva. Vem com liquido de enchimento como os restantes.MRider Escreveu:Tens roda de reserva para o caso de um furo ou é como o Nissan Leaf ?
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- t3lmo
- Mensagens: 862
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Para se perceber melhor como funciona a tecnologia PHEV envolvida...
E as perguntas mais fequentes... http://www.mitsubishi-motors.com.au/veh ... -phev/faqs
E as perguntas mais fequentes... http://www.mitsubishi-motors.com.au/veh ... -phev/faqs
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
Re: + Outlander PHEV Sintra
Muitos parabéns Telmo, parece uma boa máquina, e a redução do IUC faz toda a diferença. Vai dando feedback
-
- Mensagens: 209
- Registado: 16 set 2013, 12:48
- Data de fabrico: 15 set 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: + Outlander PHEV Sintra
MRider Escreveu:Muito obrigado pelas respostas.
Estava a pensar se seria viável um carro desses para a Madeira.
Esses 50 km em modo EV são em plano ou com algumas subidas ?
Aqui talvez não se consegue fazer os 50 km no modo EV.
Se o concessionário decidir trazer algum já posso testar
O meu nunca fez 50 Km em modo ev nos vamos tipos de estradas....maximo que consegui foi 45 Km
Última edição por MLF em 18 dez 2014, 15:56, editado 1 vez no total.