Gestão da autonomia
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Gestão da autonomia
Não vou dizer nada que provavalmente não tenham já sentido. Para um iniciado ao Leaf, a gestão de autonomia é algo assustadora...
A sensação que fica é que o carro indica a autonomia restante em km tendo em conta o consumo instantâneo das últimas centenas de metros, pelo que acerta razoavelmente em trajectos planos, mas sempre que o percurso inclui subidas e descidas padece de crónico optimismo ou pessimismo alternantes...
Por outro lado, e digo isto na base de uma viagem mais longa em que acompanhei também a evolução do SOC através do leaf spy, a queda das barras de carga parace também não ser proporcional, uma vez que se entra nas últimas duas (a vermelho assinaladas como reserva) ainda com muito perto de 33% de SOC.
Tudo isto cria alguma ansiedade a quem tenta fazer viagens mais longas, inagino que com alguma habituação e conhecendo melhor a viatura as coisas melhorem.
Já agora digam-me p.f. o seguinte. Já reparei que em plena carga o SOC fica por volta dos 94%. Qual o valor esperado para o carro se imobilizar? 6%?
Uma outra questão que me subsistiu da primeira viagem. Tendo feito reset ao CB, registei o consumo médio da viatura em kW/h por km. Ora, tendo em conta esse valor e uma capacidade útil da bateria de 22 kW/h, a projecção de autonomia que obtenho é cerca de 50% mais elevada do que a verificada...o que é que está errado nisto?
A sensação que fica é que o carro indica a autonomia restante em km tendo em conta o consumo instantâneo das últimas centenas de metros, pelo que acerta razoavelmente em trajectos planos, mas sempre que o percurso inclui subidas e descidas padece de crónico optimismo ou pessimismo alternantes...
Por outro lado, e digo isto na base de uma viagem mais longa em que acompanhei também a evolução do SOC através do leaf spy, a queda das barras de carga parace também não ser proporcional, uma vez que se entra nas últimas duas (a vermelho assinaladas como reserva) ainda com muito perto de 33% de SOC.
Tudo isto cria alguma ansiedade a quem tenta fazer viagens mais longas, inagino que com alguma habituação e conhecendo melhor a viatura as coisas melhorem.
Já agora digam-me p.f. o seguinte. Já reparei que em plena carga o SOC fica por volta dos 94%. Qual o valor esperado para o carro se imobilizar? 6%?
Uma outra questão que me subsistiu da primeira viagem. Tendo feito reset ao CB, registei o consumo médio da viatura em kW/h por km. Ora, tendo em conta esse valor e uma capacidade útil da bateria de 22 kW/h, a projecção de autonomia que obtenho é cerca de 50% mais elevada do que a verificada...o que é que está errado nisto?
- pafi
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Re: Gestão da autonomia
O valor do soc pode variar. O meu, por exemplo, como ultimamente tem feito apenas uma viagem grande por semana (90km x2) o primeiro carregamento tem terminado pelos 90%. Depois dos primeiros 90km faz novo carregamento e fica pelos 95%. Ou seja, as baterias gostam de ginástica!LFN Escreveu:(...)Já agora digam-me p.f. o seguinte. Já reparei que em plena carga o SOC fica por volta dos 94%. Qual o valor esperado para o carro se imobilizar? 6%?
Uma outra questão que me subsistiu da primeira viagem. Tendo feito reset ao CB, registei o consumo médio da viatura em kW/h por km. Ora, tendo em conta esse valor e uma capacidade útil da bateria de 22 kW/h, a projecção de autonomia que obtenho é cerca de 50% mais elevada do que a verificada...o que é que está errado nisto?
Sobre o limite inferior, julgo que o pessoal dos testes da tartaruga tem conseguido valores perto dos 3%. Depende também do valor mínimo da tensão do pack.
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Re: Gestão da autonomia
No meu, de primeira geração a tartaruga apareceu aos 3%.
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Re: Gestão da autonomia
Ou seja, devemos fiar-nos no leaf spy e esquecer a autonomia estimada no CB, isso?
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Re: Gestão da autonomia
Para mim sem dúvida, o leaf spy é a ferramenta a utilizar, especialmente a versão pro que tem os kWh restantes.
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Re: Gestão da autonomia
De facto ainda não tenho o Spy Pro, terei de pensar nisso.
Qual é o vosso método preferido para se orientarem relativamente à autonomia restante?
O consumo em kW/h verificado pelo Leaf Spy bate certo com o indicado no carro?
Qual é o vosso método preferido para se orientarem relativamente à autonomia restante?
O consumo em kW/h verificado pelo Leaf Spy bate certo com o indicado no carro?
Re: Gestão da autonomia
No mk1 (1a geração) se começamos a subir muito até começa a indicar que não chegamos ao destino, e muitas vezes com mais de 50% de autonomia. Os kWh são indispensáveis para grandes viagens, porque a % de soc não é a mesma coisa, ter acesso aos kWh dá para fazer contas se chegamos lá ou não, o que com a informação do carro é muito difícil, só sabemos que 3,8kWh é bateria fraca e 1,9 kWh muito fraca.LFN Escreveu:De facto ainda não tenho o Spy Pro, terei de pensar nisso.
Qual é o vosso método preferido para se orientarem relativamente à autonomia restante?
O consumo em kW/h verificado pelo Leaf Spy bate certo com o indicado no carro?
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Re: Gestão da autonomia
Praticamente nas viagens só olho para o Leaf Spy, versão PRO.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
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Re: Gestão da autonomia
+1
Leaf spy PRO são os euros mais bem empregues de longe neste carro. Custa 10 ou 12€ vale 10x mais do que isso!
No inicio é confuso, mas depois não se vive sem ele. E até se pode tornar um bocado perigoso em viagem, poque os indicadores instantaneos não são bem legiveis.
Nas minhas viagens meto o telemovel no painel de instrumentos, não preciso de mais nada.
O leaf spy nao tem consumo médio, tem previsões de automomia se o consumo médio for um valor predefenido pelo utilizador. Bem melhor que o GOM.
Para nos habituarmos aos limites do carro é fazer algumas tartarugas e ficamos aptos.
Leaf spy PRO são os euros mais bem empregues de longe neste carro. Custa 10 ou 12€ vale 10x mais do que isso!
No inicio é confuso, mas depois não se vive sem ele. E até se pode tornar um bocado perigoso em viagem, poque os indicadores instantaneos não são bem legiveis.
Nas minhas viagens meto o telemovel no painel de instrumentos, não preciso de mais nada.
O leaf spy nao tem consumo médio, tem previsões de automomia se o consumo médio for um valor predefenido pelo utilizador. Bem melhor que o GOM.
Para nos habituarmos aos limites do carro é fazer algumas tartarugas e ficamos aptos.
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Re: Gestão da autonomia
EEu preocupo-me com os GID's que o Leaf Spy indica....LFN Escreveu:De facto ainda não tenho o Spy Pro, terei de pensar nisso.
Qual é o vosso método preferido para se orientarem relativamente à autonomia restante?
O consumo em kW/h verificado pelo Leaf Spy bate certo com o indicado no carro?