ruimegas Escreveu:aljesus Escreveu:ruimegas Escreveu:a Nissan entendeu não se justificar nesta altura.
Compreendo, mas acredito que irá ser uma opção incontornável dentro de algum tempo.
Concordo e assim será inevitavelmente mas para tal a captação de energia terá de ultrapassar em muito os 14% que os painéis captam por enquanto apesar da Sanyo já estar a comercializar uns com 20% de captação. Fala-se que quando os painéis tiverem rendimentos de 40% ai sim começam a ter o rendimento necessário para esse tipo de utilização pois diminui substancialmente a área necessária de exposição para a mesma produção de energia.
Cumprimentos
Seja qual for o rendimento, para um carro normal de 1300-1600kg a energia solar no veículo será apenas para ajudar um pouco. Mesmo que o rendimento seja 100%, a potência absorvida em condições ideais (Sol no zénite, algo que em Portugal nunca acontece) seria no máximo 1000W para um painel de 1m^2. Para circular a 60 km/h são necessários perto de 10kW de potência, logo a essa velocidade o 1kW solar daria para incrementar a autonomia em 10% em condições ideais.
O que eu penso é que economicamente nunca compensará pois o custo dos painéis será sempre muito superior ao custo de electricidade, mesmo quando diluído no tempo de vida útil do carro. Relativamente à autonomia, esta poderá melhorar ligeiramente em dias de Sol, mas muito ligeiramente. Poderá ser eventualmente interessante para veículos estacionados ao Sol durante o dia, pois irá aumentar a carga da bateria substancialmente ao fim do dia (especialmente nos 6 meses em que o Sol está a norte do equador).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt