Também é mais ou menos o preço que tenho nos postos públicos, mas é preciso ser um bocado seletivo.
Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Mai nada! 
Também é mais ou menos o preço que tenho nos postos públicos, mas é preciso ser um bocado seletivo.
Também é mais ou menos o preço que tenho nos postos públicos, mas é preciso ser um bocado seletivo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 50 000 kms
- Nonnus
- Mensagens: 3666
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Neste caso tenho um carregamento que ficou mais caro (0.68€/kWh) porque foi nos carregadores da ionity. Foi mais por curiosidade e porque já tinha mais de duas horas de condução e já estávamos a ficar saturados. Podia ter feito mais 40km e carregar noutro local mais barato.
Para efeitos de comparação. Ontem fiz uma deslocação numa Fiat Strada 1.9jtd. 20€ deu 12L. Fiz 150km e dos 20€ sobrou pouco, e não passei dos 90.
Para efeitos de comparação. Ontem fiz uma deslocação numa Fiat Strada 1.9jtd. 20€ deu 12L. Fiz 150km e dos 20€ sobrou pouco, e não passei dos 90.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3666
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Estive hoje a fazer simulação como faço de x em x tempo e a Ibelectra deixou de ser a mais barata.kony76 Escreveu: ↑28 mai 2025, 13:47Pois, tem lógica. Vou experimentar. Nunca tive uma tarifa indexada.
Curioso que no simulador da ERSE, o tarifário da ibelectra não me aparece como o mais barato. Mas no site deles, o valor que me deram, sim, seria o mais barato, por uns 500€ anuais. Esta diferença pode estar no valo que estão a pegar para a simulação. A ibelectra estão a pegar nestes valores:
Potência contratada/dia: 0.3674 Fora do vazio: 0.1269 Vazio: 0.0595
Quanto à gold energy, quando comecei com eles, o tarifario ACP era a 0,04€ no vazio. Compensava imenso.
Agora já está a 0,09. Ainda assim, dos tarifários não indexados, continua a ser o melhor. A quota ACP anda à volta dos 60€/anuais, também não é por isso que faz diferença. Além do mais, consigo ir amortizando esse valor nos descontos no extra para o fumarento que ainda tenho em casa.
Segundo a simulação agora é EDP.
Cerca de 100€ com base no meu consumo deste mês. Poderá ser mais, tenho painéis que por estes dias produzem mais que no inverno.
Por exemplo consigo ter os dois A/C ligados apenas com a produção dos painéis, coisa que no inverno não consigo
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3666
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Mais uma actualização:


Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
kony76
- Mensagens: 894
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Nonnus Escreveu: ↑27 ago 2025, 21:06Estive hoje a fazer simulação como faço de x em x tempo e a Ibelectra deixou de ser a mais barata.kony76 Escreveu: ↑28 mai 2025, 13:47Pois, tem lógica. Vou experimentar. Nunca tive uma tarifa indexada.
Curioso que no simulador da ERSE, o tarifário da ibelectra não me aparece como o mais barato. Mas no site deles, o valor que me deram, sim, seria o mais barato, por uns 500€ anuais. Esta diferença pode estar no valo que estão a pegar para a simulação. A ibelectra estão a pegar nestes valores:
Potência contratada/dia: 0.3674 Fora do vazio: 0.1269 Vazio: 0.0595
Quanto à gold energy, quando comecei com eles, o tarifario ACP era a 0,04€ no vazio. Compensava imenso.
Agora já está a 0,09. Ainda assim, dos tarifários não indexados, continua a ser o melhor. A quota ACP anda à volta dos 60€/anuais, também não é por isso que faz diferença. Além do mais, consigo ir amortizando esse valor nos descontos no extra para o fumarento que ainda tenho em casa.
Segundo a simulação agora é EDP.
edp.jpg
Cerca de 100€ com base no meu consumo deste mês. Poderá ser mais, tenho painéis que por estes dias produzem mais que no inverno.
Por exemplo consigo ter os dois A/C ligados apenas com a produção dos painéis, coisa que no inverno não consigo
E a copernico? já analisaste?
- Nonnus
- Mensagens: 3666
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Usando a simulação por defeito (sem introduzir valores da factura) aparece como a terceira opção, mas com condicionantes, da mesma forma que aparece a goldenergy em segundo, mas também com condicionantes.
O que são estas condicionantes não consigo perceber, mas vai obrigar a qualquer coisa. Quando há uma obrigação tem de se avaliar se vale a pena em cada caso.
O que são estas condicionantes não consigo perceber, mas vai obrigar a qualquer coisa. Quando há uma obrigação tem de se avaliar se vale a pena em cada caso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
kony76
- Mensagens: 894
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
A Copérnico obriga-te a seres cooperante, ou sej, tens de comprar quotas que custam 60€, para poderes ser cliente de energia.
Pelo que percebi, a faturação é hora a hora, ou seja, se tiveres disponibilidade, podes carregar nos dias e horas mais barataos. Reparei por ex, que, se tiveres bi-horário semanal, carregar ao fim-de-semana fica bastante barato. Muitas vezes abaixo dos 2c/kwh (sem iva).
A minha dúvida é se terei essa disponibilidade e paciência para andar a ver isso, em vez da simplicidade de carregar sempre à note, nos mesmos horários.
Pelo que percebi, a faturação é hora a hora, ou seja, se tiveres disponibilidade, podes carregar nos dias e horas mais barataos. Reparei por ex, que, se tiveres bi-horário semanal, carregar ao fim-de-semana fica bastante barato. Muitas vezes abaixo dos 2c/kwh (sem iva).
A minha dúvida é se terei essa disponibilidade e paciência para andar a ver isso, em vez da simplicidade de carregar sempre à note, nos mesmos horários.
- Nonnus
- Mensagens: 3666
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Pois, lá esta condicionantes.
Tens de andar a ver quando é que carregas a um preço realmente bom para usufruir dos tais 60€. É que se nas outras horas o preço for acima do que o mercado pratica estas a pagar por uma coisa que não utilizas e depois ainda vais pagar mais do que pagavas.
Para mim já não serve, os meus carros carregam durante a semana. O Peugeot normalmente de 3 em 3 dias o Niro depende, mas as vezes tenho de andar a gerir os carregamentos entre os dois. Se a isso ainda juntar a condicionante ao fim de semana começa a ser complicado.
Uma das coisas que fez deixar usar a miio foi exactamente isso. Ter que andar a ver a que horas é que compensava carregar. Acredito que alguns consigam fazer essa ginastica. Eu, além de não ter paciência, muitas vezes não preciso de carregar ás 15h, mas sim as 17H, ou as 18H.
Tens de andar a ver quando é que carregas a um preço realmente bom para usufruir dos tais 60€. É que se nas outras horas o preço for acima do que o mercado pratica estas a pagar por uma coisa que não utilizas e depois ainda vais pagar mais do que pagavas.
Para mim já não serve, os meus carros carregam durante a semana. O Peugeot normalmente de 3 em 3 dias o Niro depende, mas as vezes tenho de andar a gerir os carregamentos entre os dois. Se a isso ainda juntar a condicionante ao fim de semana começa a ser complicado.
Uma das coisas que fez deixar usar a miio foi exactamente isso. Ter que andar a ver a que horas é que compensava carregar. Acredito que alguns consigam fazer essa ginastica. Eu, além de não ter paciência, muitas vezes não preciso de carregar ás 15h, mas sim as 17H, ou as 18H.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
kony76
- Mensagens: 894
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Pois, é isso que me faz ainda não ter aderido à Copérnico. Não ter paciência para andar a ver quando é mais barato e, muitas vezes, term mesmo de carregar naquele dia/hora, independentemente do preço.
Mas ando atento.
De facto a EDP baixou os preço. Para os meus consumos fica ao mesmo preço da goldenergy tarifário ACP, mas lá está, aqui obra a ser sócio da ACP.
Mas ando atento.
De facto a EDP baixou os preço. Para os meus consumos fica ao mesmo preço da goldenergy tarifário ACP, mas lá está, aqui obra a ser sócio da ACP.
-
EVUber
- Mensagens: 199
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
A Meo oferece mensalmente o desconto dos seus aparelhos MEO (15kWh) cerca de 2.71€/mes, + o pacote M4e
A EDP depois de me perder como cliente é que decidiu descer os preços.

A EDP depois de me perder como cliente é que decidiu descer os preços.
