diário de bordo - prgc
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 259
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
diário de bordo - prgc
Boas
...ai que aperto no peito....
confesso que este sintoma se tem apoderado de mim por diversas vezes...
iniciei a aquisição do LEAF. na verdade não tenho muitas dúvidas que a mobilidade elétrica será uma boa aposta, mas um passo destes é coisa séria!!!!
hoje entreguei o sinal para assegurar a compra. na próxima semana já devo conduzir a eletrões
mas para já tenho que avançar com alguns pormenores:
- acesso à rede MOBI-E, posso ter o cartão antes de comprar o carro? o que devo fazer?
- gostaria de comprar um contador para colocar na ficha da garagem onde o carro irá carregar, há algum contador específico? o que sugerem?
entretanto voltarei com mais dúvidas.... enfim, coisas de novatos
desde já um agradecimento pela partilha das vossas experiências elétricas
por agora ficamos assim
até jazz
...ai que aperto no peito....
confesso que este sintoma se tem apoderado de mim por diversas vezes...
iniciei a aquisição do LEAF. na verdade não tenho muitas dúvidas que a mobilidade elétrica será uma boa aposta, mas um passo destes é coisa séria!!!!
hoje entreguei o sinal para assegurar a compra. na próxima semana já devo conduzir a eletrões
mas para já tenho que avançar com alguns pormenores:
- acesso à rede MOBI-E, posso ter o cartão antes de comprar o carro? o que devo fazer?
- gostaria de comprar um contador para colocar na ficha da garagem onde o carro irá carregar, há algum contador específico? o que sugerem?
entretanto voltarei com mais dúvidas.... enfim, coisas de novatos
desde já um agradecimento pela partilha das vossas experiências elétricas
por agora ficamos assim
até jazz
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: diário de bordo - prgc
Muito bem vindo prgc,
Em princípio qualquer documento que comprove o compromisso de aquisição do VE será considerado como válido para obteres o cartão da Mobi-E através da SGORME.
Em relação ao contador existem duas opções:
1ª Se a garagem é tua podes colocar um contador norma tipo Lidl ou Leroy Merlin (passe a publicidade) e se aguentar até 16 amperes em princípio não deves ter problemas.
2ª Se a garagem for num espaço colectivo onde o o condomínio possa levantar problemas podes adquirir um contador específico para colocar junto ao teu quadro eléctrico o que terá de ser feito por técnicos especializados.
São apenas as minhas opiniões....outros do forum poderão ter ideias alternativas e melhores.
Cumprimentos
Em princípio qualquer documento que comprove o compromisso de aquisição do VE será considerado como válido para obteres o cartão da Mobi-E através da SGORME.
Em relação ao contador existem duas opções:
1ª Se a garagem é tua podes colocar um contador norma tipo Lidl ou Leroy Merlin (passe a publicidade) e se aguentar até 16 amperes em princípio não deves ter problemas.
2ª Se a garagem for num espaço colectivo onde o o condomínio possa levantar problemas podes adquirir um contador específico para colocar junto ao teu quadro eléctrico o que terá de ser feito por técnicos especializados.
São apenas as minhas opiniões....outros do forum poderão ter ideias alternativas e melhores.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: diário de bordo - prgc
(entretanto já houve uma resposta, mas aqui vai na mesma...)
- Sobre os contadores, chamam-se medidores de energia ou de potência (entre outras coisas), e são relativamente fáceis de encontrar em lojas de material elétrico (Leroy e companhia...). Às vezes também aparecem no Lidl. Têm este aspeto:
E aconselha-se a compra de um adaptador de "tomada industrial de 3 pinos" para "tomada de 2 pinos", para usar nos Mobi.E, caso a tomada Mennekes esteja ocupada (acaso sabes se vais ter o cabo Mennekes, para além do cabo que vem com o carro?):
Bem-vindo e parabéns!prgc Escreveu:(...)hoje entreguei o sinal para assegurar a compra. na próxima semana já devo conduzir a eletrões
- No site do Mobi.E, na secção do pedido do cartão, a determinado ponto solicitam um ficheiro (*.jpg). Poderá ser, por exemplo, cópia do contrato de compra da viatura. Sempre se adiantam uns dias na espera.prgc Escreveu: mas para já tenho que avançar com alguns pormenores:
- acesso à rede MOBI-E, posso ter o cartão antes de comprar o carro? o que devo fazer?
- gostaria de comprar um contador para colocar na ficha da garagem onde o carro irá carregar, há algum contador específico? o que sugerem?
- Sobre os contadores, chamam-se medidores de energia ou de potência (entre outras coisas), e são relativamente fáceis de encontrar em lojas de material elétrico (Leroy e companhia...). Às vezes também aparecem no Lidl. Têm este aspeto:
E aconselha-se a compra de um adaptador de "tomada industrial de 3 pinos" para "tomada de 2 pinos", para usar nos Mobi.E, caso a tomada Mennekes esteja ocupada (acaso sabes se vais ter o cabo Mennekes, para além do cabo que vem com o carro?):
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: diário de bordo - prgc
Parabéns prgc. Suponho que o aperto do peito seja por ansiedade de começar a aventura elétrica. De resto podes estar descansado.
Acho que já foi tudo dito. O Leaf é um de 2013? Se sim penso que virá com um EVSE de 10A e ficha schuko e um cabo Mennekes para usar nos postos Mobi.e. Neste caso P setup sugerido está perfeito. Caso o EVSE portátil for de 16A e ficha CEE então deverá ser algo mais semelhante ao que tenho no meu DB.
Acho que já foi tudo dito. O Leaf é um de 2013? Se sim penso que virá com um EVSE de 10A e ficha schuko e um cabo Mennekes para usar nos postos Mobi.e. Neste caso P setup sugerido está perfeito. Caso o EVSE portátil for de 16A e ficha CEE então deverá ser algo mais semelhante ao que tenho no meu DB.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: diário de bordo - prgc
Que inveja!!!
Dá-nos pormenores sobre o carro....e fotos, claro...
1 semana para entregar o carro...estava em stock?
Dá-nos pormenores sobre o carro....e fotos, claro...
1 semana para entregar o carro...estava em stock?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 259
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
acabei de fazer o registo e pedido de cartão MOBI-E.ruimegas Escreveu:Em princípio qualquer documento que comprove o compromisso de aquisição do VE será considerado como válido para obteres o cartão da Mobi-E através da SGORME.
Sim, é de 2013. E pelo que percebi, o ESVE é de 10A, mas terei que confirmar adiante....mjr Escreveu:O Leaf é um de 2013? Se sim penso que virá com um EVSE de 10A e ficha schuko e um cabo Mennekes para usar nos postos Mobi.e. Neste caso P setup sugerido está perfeito. Caso o EVSE portátil for de 16A e ficha CEE então deverá ser algo mais semelhante ao que tenho no meu DB.
o carro tinha sido adquirido pelo stand para divulgação do LEAF 2ªa geração. Nessa altura ligaram-me para o ir ver. Fui lá umas semanas depois. Posteriormente o LEAF foi matriculado e foi nessa altura que a aquisição se tornou viável. E com certeza que mostrarei fotos do "branquinho" assim que puder!!!Orlando Escreveu:1 semana para entregar o carro...estava em stock?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 259
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
Gostaria de saber as vossas opiniões sobre tarifa biorária.
Já tive essa tarifa, mas não me era muito conveniente porque na verdade também consumo alguma luz durante o dia, e ao fim de algum tempo percebi que a diferença não justificava a ginástica que tínhamos que fazer... era a tarifa que concentra o maior período no fim de semana. Talvez a outra alternativa seja mais adequada, pela eventualidade de ter que carregar o carro à noite.... o que sugerem sobre isto?
Já tive essa tarifa, mas não me era muito conveniente porque na verdade também consumo alguma luz durante o dia, e ao fim de algum tempo percebi que a diferença não justificava a ginástica que tínhamos que fazer... era a tarifa que concentra o maior período no fim de semana. Talvez a outra alternativa seja mais adequada, pela eventualidade de ter que carregar o carro à noite.... o que sugerem sobre isto?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
Re: diário de bordo - prgc
Se for bem utilizada compensa e muito, se mal utilizada sái mais caro do que a tarifa simples, isto porque na tarifa simples é mais barato do que a hora mais cara do bi-horário. Existem duas possibilidades, a tarifa semanal, e a tarifa diária. Deixo aqui o link do site da EDP, os tarifários do Bi-horário, são iguais em todos os distribuidores, com excepção para o preço promocional da Endesa em acordo com a Deco (poupanças anuais muito baixas, de qualquer das formas).
http://www.edp.pt/pt/negocios/apoioaocl ... raria.aspx
http://www.edp.pt/pt/negocios/apoioaocl ... raria.aspx
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: diário de bordo - prgc
Eu tenho o ciclo semanal pois as 7 horas durante a semana são muito mais que suficientes, e ao fim de semana costumo carregar durante a tarde. Além disso costumo passar mais tempo em casa ao fim de semana e então compensa pagar menos nesse horário.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: diário de bordo - prgc
Algum desconto por ter já matrícula?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh