Força. Se quiseres umas dicas, agora já te posso dar.
DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Seria um carrito para a minha piquena, ela anda de HCH que para já é suficiente.
Mas a fazer isso acho que não abdicava de ir lá buscar o carro.
Mas a fazer isso acho que não abdicava de ir lá buscar o carro.
Nissan LEAF 2018 40kWh
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's
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kony76
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh

Isto sim, é autonomia!
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kony76
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Após 1 semana a andar com o carro, já fiz mais de 600kms, estou bastante satisfeito.
Para além da grande autonomia, o que permite andar completamente descontraído, mesmo em AE, o carro é bastante confortável e agradável de se conduzir.
Ao inicio estranhei a altura de condução, mas depois habituei-me.
Gosto das opções de regeneração e particularmente de andar sem regeneração, tanto nas AE, como em nacionais. Deixar o carro fluir...
As opções de personalização do infotainment e e de alguns botões físicos são úteis, para termos a funcionalidades/atalhos mais ao nosso gosto.
E depois, claro, a potência. O leaf já se mexia bem, este com os 204cv, ainda melhor. Contínuo a ser o "rei das rotundas"
Em termos de consumos, é também bem mais eficiente do que o Leaf, apesar de ser um carro mais alto.
Mas o descanso que é ter muita autonomia é, de facto, o que mais me encanta.
Para além da grande autonomia, o que permite andar completamente descontraído, mesmo em AE, o carro é bastante confortável e agradável de se conduzir.
Ao inicio estranhei a altura de condução, mas depois habituei-me.
Gosto das opções de regeneração e particularmente de andar sem regeneração, tanto nas AE, como em nacionais. Deixar o carro fluir...
As opções de personalização do infotainment e e de alguns botões físicos são úteis, para termos a funcionalidades/atalhos mais ao nosso gosto.
E depois, claro, a potência. O leaf já se mexia bem, este com os 204cv, ainda melhor. Contínuo a ser o "rei das rotundas"
Em termos de consumos, é também bem mais eficiente do que o Leaf, apesar de ser um carro mais alto.
Mas o descanso que é ter muita autonomia é, de facto, o que mais me encanta.
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kony76
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
E lá fiz a primeira grande viagem com o e-Niro e realmente é fantástico. Foram cerca de 1.500kms ida e volta do Norte até Huelva e voltar.
2 Carregamentos para cada lado.
Antea de avançar para o relato, uma curiosidade.
Na semana anterior lá consegui configurar o meu OBD com a app Car Scanner. Esta pp tem imensa informação, mas é preciso tempo para a explorar, que ficará para mais tarde. Mas consegui tirar esta informação:

SOH: 100%
Cargas rápidas: 3. Destas 3 duas foram feitas por mim. Uma dela foi só para testar se estava tudo a funcionar. Quer isto dizer que o carro chegou às minhas mãos com 1 carga rápida.
Quanto à viagem, saí de casa bem cedo, pela 5h30 da manhã carregado a 100%
Ás 7h45m já estava o carro a carregar na AS de Santarém. Foi uma viagem tranquila, sem stresses e sem grandes preocupações com a velocidade. Dentro dos 120kmh e por vezes até mais, nas descidas. Eu gosto de andar com o carro sem regeneração e deixo-o embalar nas descidas. E embala bem.
Nada, mas nada a ver com o leaf, em que se tem de ir a 100/105, senão começa a drenar a bateria.
Cheguei lá com 36% e uma média de 17,7kmh


Depois, ver o carro a carregar a 74kwh, também é uma novidade para mim
Foi o tempo de toda a gente ir ao WC, tomar o pequeno almoço. Quando cheguei ao carro já estava com 83%. Próxima paragem, Beja,
Aqui o plano era aproveitar a hora do almoço e almoçar por Beja, que não conhecia. Chegamos lá um pouco antes das 12h com 22% e uma média de 17,2kwh.

A viagem também foi tranquila, mesmo com as obras na estrada para Bejam depoisd e sair da A2. Segui as indicações do waze e lá fomos por uma outra estrada secndária, mas boa.
Carro a carregar e lá fomos dar uma volta pelo centro. Depois fomos comer alguma coisa. O posto onde estava a carregar era uma bomba de gasolina da BP, perto do centro, com 2 PCR. Estive o tempo todo só eu a carregar. Almoçamos perto da zona, com o carro à vista e, como não estava ninguém à espara, deixei o carro a carregar até estarmos prontos para arrancar. Saímos com 93% rumo ao destino final.
Esta última parte da viagem, foi sempre por nacionais. Também tranquila, sem trÂnsito, boas estradas o que permitiu quase sempre velocidade na ordem do 90kmh/100kmh.
Chegamos ao hotel por volta das 15h com 705kms percorridos, mais de 40%de SOC e um média de 16,3kwh.

Durante a estadia, praticamente não peguei no carro. O Hotel tinha pontos de carga, o que foi ótimo. Assim consegui sair de lá facilmente com 100%.
O percurso de regresso foi por uma rota completamente diferente. Aproveitamos para conhecer um pouco de Sevilha e Mérida.
Arrancamos então em direção a Sevilha, cerca de 100kms. Não estava previsto carregar, mas como o parque de estacionamento tinha pontos de carga (12 postos), liguei a um PCN e deixei o carro a carregar enquanto almoçávamos e passeávamos por Sevilha. Saímos de lá novamente com 100% rumo a Mérida.
Chegamos a Mérida com 45% e uma média de 17,8kwh. Percurso sempre em AE.


Aproveitamos também aqui para visitar a zona antiga da cidade e fazer um abastecimento mantenimentos para o resto da viagem.
Dada a hora, planeamos o próximo carregamento em Tomar, à hora de jantar. Então o carregador escolhido foi o do Mcdonalds, para alegria dos miúdos.
Plano cumprido, chegamos lá com 33% e uma média de 17,5kwh.

Aqui o percurso já teve uns 90kms em Nacional/IP. Entrei em Portugal por Badajoz/Campo Maior, em Nacional até apanhar a IP2. Depois de Portalegre, apanhei a A26, depois A13 até Tomar.
33% e Média de 17,5kwh.

Acabado o Jantar, o carro estava com 80% e foi seguir caminho até casa. Nesta fase foi mesmo a andar rápido, já estava a ficar tarde e queria era chegar a casa. A13 até Coimbra, A1 até o porto e depois A28 até casa.
No final, a média confirma isso mesmo, o peso no pé
.
17% de SOC e 17,9kwh de média, 762 kms feitos

No total foram 1467kms, com uma média a rondar os 17,5 kwh.
Não andei a escolher o melhor cartão para usar em cada um. Utilizei sempre o electroverse, tanto em Portugal, como em Espanha.
Sempre sem problemas, funcionou em todos.
Gastei cerca de 100€ em carregamentos, o que dá cerca de 6,5€/100kms. Não é uma pechincha, mas também não é mau. Nestas grandes viagens, o que me interessa é mesmo ter onde carregar e sem problemas (a grande poupança nos VE é no dia-a-dia, a carregar em cas). Já não fazia viagens longas há algum tempo e notei bastante o crescimento da rede de postos, sobretudo o facto de ter sempre mais do que 1PCR em todos os sítios onde carreguei.
IDA

Volta

Fiquei extremamente agradado com o carro, conforto, tecnologia e, sobretudo, sem qualquer tipo de limitações e stresses.
Está aprovado.
2 Carregamentos para cada lado.
Antea de avançar para o relato, uma curiosidade.
Na semana anterior lá consegui configurar o meu OBD com a app Car Scanner. Esta pp tem imensa informação, mas é preciso tempo para a explorar, que ficará para mais tarde. Mas consegui tirar esta informação:

SOH: 100%
Cargas rápidas: 3. Destas 3 duas foram feitas por mim. Uma dela foi só para testar se estava tudo a funcionar. Quer isto dizer que o carro chegou às minhas mãos com 1 carga rápida.
Quanto à viagem, saí de casa bem cedo, pela 5h30 da manhã carregado a 100%
Ás 7h45m já estava o carro a carregar na AS de Santarém. Foi uma viagem tranquila, sem stresses e sem grandes preocupações com a velocidade. Dentro dos 120kmh e por vezes até mais, nas descidas. Eu gosto de andar com o carro sem regeneração e deixo-o embalar nas descidas. E embala bem.
Nada, mas nada a ver com o leaf, em que se tem de ir a 100/105, senão começa a drenar a bateria.
Cheguei lá com 36% e uma média de 17,7kmh


Depois, ver o carro a carregar a 74kwh, também é uma novidade para mim
Foi o tempo de toda a gente ir ao WC, tomar o pequeno almoço. Quando cheguei ao carro já estava com 83%. Próxima paragem, Beja,
Aqui o plano era aproveitar a hora do almoço e almoçar por Beja, que não conhecia. Chegamos lá um pouco antes das 12h com 22% e uma média de 17,2kwh.

A viagem também foi tranquila, mesmo com as obras na estrada para Bejam depoisd e sair da A2. Segui as indicações do waze e lá fomos por uma outra estrada secndária, mas boa.
Carro a carregar e lá fomos dar uma volta pelo centro. Depois fomos comer alguma coisa. O posto onde estava a carregar era uma bomba de gasolina da BP, perto do centro, com 2 PCR. Estive o tempo todo só eu a carregar. Almoçamos perto da zona, com o carro à vista e, como não estava ninguém à espara, deixei o carro a carregar até estarmos prontos para arrancar. Saímos com 93% rumo ao destino final.
Esta última parte da viagem, foi sempre por nacionais. Também tranquila, sem trÂnsito, boas estradas o que permitiu quase sempre velocidade na ordem do 90kmh/100kmh.
Chegamos ao hotel por volta das 15h com 705kms percorridos, mais de 40%de SOC e um média de 16,3kwh.

Durante a estadia, praticamente não peguei no carro. O Hotel tinha pontos de carga, o que foi ótimo. Assim consegui sair de lá facilmente com 100%.
O percurso de regresso foi por uma rota completamente diferente. Aproveitamos para conhecer um pouco de Sevilha e Mérida.
Arrancamos então em direção a Sevilha, cerca de 100kms. Não estava previsto carregar, mas como o parque de estacionamento tinha pontos de carga (12 postos), liguei a um PCN e deixei o carro a carregar enquanto almoçávamos e passeávamos por Sevilha. Saímos de lá novamente com 100% rumo a Mérida.
Chegamos a Mérida com 45% e uma média de 17,8kwh. Percurso sempre em AE.


Aproveitamos também aqui para visitar a zona antiga da cidade e fazer um abastecimento mantenimentos para o resto da viagem.
Dada a hora, planeamos o próximo carregamento em Tomar, à hora de jantar. Então o carregador escolhido foi o do Mcdonalds, para alegria dos miúdos.
Plano cumprido, chegamos lá com 33% e uma média de 17,5kwh.

Aqui o percurso já teve uns 90kms em Nacional/IP. Entrei em Portugal por Badajoz/Campo Maior, em Nacional até apanhar a IP2. Depois de Portalegre, apanhei a A26, depois A13 até Tomar.
33% e Média de 17,5kwh.

Acabado o Jantar, o carro estava com 80% e foi seguir caminho até casa. Nesta fase foi mesmo a andar rápido, já estava a ficar tarde e queria era chegar a casa. A13 até Coimbra, A1 até o porto e depois A28 até casa.
No final, a média confirma isso mesmo, o peso no pé
17% de SOC e 17,9kwh de média, 762 kms feitos

No total foram 1467kms, com uma média a rondar os 17,5 kwh.
Não andei a escolher o melhor cartão para usar em cada um. Utilizei sempre o electroverse, tanto em Portugal, como em Espanha.
Sempre sem problemas, funcionou em todos.
Gastei cerca de 100€ em carregamentos, o que dá cerca de 6,5€/100kms. Não é uma pechincha, mas também não é mau. Nestas grandes viagens, o que me interessa é mesmo ter onde carregar e sem problemas (a grande poupança nos VE é no dia-a-dia, a carregar em cas). Já não fazia viagens longas há algum tempo e notei bastante o crescimento da rede de postos, sobretudo o facto de ter sempre mais do que 1PCR em todos os sítios onde carreguei.
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Está aprovado.
- Nonnus
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Há muita gente que leva a mal quando escrevo que o Leaf quando comparado com outros carros é muito inferior, e não, não me estou a referir aos problemas da bateria. Estou-me a referir em consumos, velocidade de carregamento. Ao longo destes anos tive a oportunidade de conduzir todas a versões do Leaf e fazer viagens grandes com eles e consigo perceber bem a diferença.
É mesmo daquelas coisas que quando experimentamos outros, conseguimos perceber que as diferenças são mais que evidentes. Nem o de 62 chega lá perto.
Depois o Niro é um carro fora de serie em relação aos consumos, aliado a uma bateria de 64 torna as coisas realmente interessantes. A curva de carregamento não é nada de extraordinário, mas como tem os outros dois factores, não é isso que torna penoso fazer viagens grandes com o carro.
Como já tive oportunidade de demonstrar aqui, a curva de carregamento do Peugeot é muito melhor, mas o facto de ser muito mais guloso e ter uma bateria menor acaba por anular essa vantagem.
É mesmo daquelas coisas que quando experimentamos outros, conseguimos perceber que as diferenças são mais que evidentes. Nem o de 62 chega lá perto.
Depois o Niro é um carro fora de serie em relação aos consumos, aliado a uma bateria de 64 torna as coisas realmente interessantes. A curva de carregamento não é nada de extraordinário, mas como tem os outros dois factores, não é isso que torna penoso fazer viagens grandes com o carro.
Como já tive oportunidade de demonstrar aqui, a curva de carregamento do Peugeot é muito melhor, mas o facto de ser muito mais guloso e ter uma bateria menor acaba por anular essa vantagem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Claro que é, o LEAF sempre foi um EV Lowcost, lembro-me que na altura que comprei o meu, um Ioniq "só" custava mais cerca de 10 000€. 
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Isso vale o que vale e vai das opções de cada um. Depois compras um tekna cheio de mariquices e fica ao mesmo valor de um ioniq mais básico. Ter mariquices que usas uma vez na vida, ou teres um carro realmente eficiente.
Aqueles que compraram o Visia, esses sim, foram a procuram do lowcost. Quem compra o tekna não me parece.
Eu comprei o meu quando já não se produzia. Tive que me sujeitar ao que havia em stock em Portugal acabei por comprar um Acenta de serviço por 24000€. Fiz um testdrive num tekna blackedition de serviço que custava quase 40000€.
Com 40000€ na altura comprava um ioniq 28kWh.
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
E também havia a questão da disponibilidade, acho eu, ou seja, era dificil comprar um ioniq novo.
Algumas "mariquices" são úteis na minha opinião e usa-se com frequência, por exemplo o ProPilot, as câmaras e os sensores. E não considero o Leaf assim tão ineficiente, normalmente mesmo em autoestrada consigo fazer consumos entre 16 e 18 kWh/100km. Há carros modernos que consomem bem mais. E a velocidade de carregamento era o normal para um carro daquele ano (2018/2019).
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Pois, eu comprei um Acenta por 30 000€.Nonnus Escreveu: ↑04 set 2025, 12:02Isso vale o que vale e vai das opções de cada um. Depois compras um tekna cheio de mariquices e fica ao mesmo valor de um ioniq mais básico. Ter mariquices que usas uma vez na vida, ou teres um carro realmente eficiente.
Aqueles que compraram o Visia, esses sim, foram a procuram do lowcost. Quem compra o tekna não me parece.
Eu comprei o meu quando já não se produzia. Tive que me sujeitar ao que havia em stock em Portugal acabei por comprar um Acenta de serviço por 24000€. Fiz um testdrive num tekna blackedition de serviço que custava quase 40000€.
Com 40000€ na altura comprava um ioniq 28kWh.
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