No vazio fica mais barato.Nonnus Escreveu: ↑26 mai 2025, 20:55Segundo o simulador online usando um carregador do Lidl com Atlante estando +/- o mesmo tempo 38 minutos (estive 41) e carregando 32kWh dá 0.33€ por kWh. É um bom preço.
Já a EDP com o protocolo UVE (Cartão EDP Charge Clientes energia / UVE (30%) ) dá 0,355 €/kWh, é só vantagens.
Mau, mau é ter assinaturas com Ionity para ter melhores preços, agora ter protocolos EDP/UVE que me obriga a ter uma serie de serviços que em todos pago mais que com outras soluções é que é bom
Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
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kony76
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Obrigado pela dica. Vou analisar.Nonnus Escreveu: ↑26 mai 2025, 18:38Tenho indexado, bi-horario semanal, 6.9kVA com a https://ibelectra.com/
Alguns acham que ter acordos que obrigam ter EDP em casa é que é bom, os tais que dão 20% de desconto. Neste momento existem muito melhores soluções.
Gostava de ver um comparativo a mostrar 0.05€ carregar em casa e os 0.21€ no Continente, com esses 20% de desconto nos carregamentos e com o preço do kWh em casa que a EDP pratica. Era só por curiosidade.
Eu tenho, neste momento o tarifário da Gold Energy ACP. Nos simuladores que há por aí, aparece-me como o mais barato para o meu consumo.
mas são 0,09 no vazio. È quase o dobro
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kony76
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
De facto, pela simulação que fiz, baseada na média de preços do ultimo mês, fica bem mais barato do que o tarifário que tenho.
A questão no indexado, é a flutuação de preços. Controlas o mercado grossista, para não teres uma surpresa num determinado mês?
A questão no indexado, é a flutuação de preços. Controlas o mercado grossista, para não teres uma surpresa num determinado mês?
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Até hoje nunca tive nenhuma surpresa desagradável com indexado. O facto de ser indexado não quer dizer que num mês pagues 0.05 e no mês a seguir vais pagar 0.20. Os aumentos não são dessa ordem de um mês para o outro.
Há dois meses pagava 0.09 agora esta nos 0.05 e deve-se manter. As barragens estão cheias o solar nos próximos meses é sempre a bombar. Mas como disse, mesmo que aumente não é nada de extraordinário de um momento para o outro. O que regularmente é faço simular qual o operador mais barato e se achar um mais barato, mudo. Todos os anos tenho mudado, mas com este operador já vou para o segundo ano. Se continuar assim mantenho, se não mudo.
Esse tarifário da goldenergy não me convence porque obriga a ser sócio ACP, como para mim não tem qualquer vantagem ia acabar por ficar mais caro.
Há dois meses pagava 0.09 agora esta nos 0.05 e deve-se manter. As barragens estão cheias o solar nos próximos meses é sempre a bombar. Mas como disse, mesmo que aumente não é nada de extraordinário de um momento para o outro. O que regularmente é faço simular qual o operador mais barato e se achar um mais barato, mudo. Todos os anos tenho mudado, mas com este operador já vou para o segundo ano. Se continuar assim mantenho, se não mudo.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Pois, tem lógica. Vou experimentar. Nunca tive uma tarifa indexada.Nonnus Escreveu: ↑28 mai 2025, 12:32Até hoje nunca tive nenhuma surpresa desagradável com indexado. O facto de ser indexado não quer dizer que num mês pagues 0.05 e no mês a seguir vais pagar 0.20. Os aumentos não são dessa ordem de um mês para o outro.
Há dois meses pagava 0.09 agora esta nos 0.05 e deve-se manter. As barragens estão cheias o solar nos próximos meses é sempre a bombar. Mas como disse, mesmo que aumente não é nada de extraordinário de um momento para o outro. O que regularmente é faço simular qual o operador mais barato e se achar um mais barato, mudo. Todos os anos tenho mudado, mas com este operador já vou para o segundo ano. Se continuar assim mantenho, se não mudo.
Esse tarifário da goldenergy não me convence porque obriga a ser sócio ACP, como para mim não tem qualquer vantagem ia acabar por ficar mais caro.
Curioso que no simulador da ERSE, o tarifário da ibelectra não me aparece como o mais barato. Mas no site deles, o valor que me deram, sim, seria o mais barato, por uns 500€ anuais. Esta diferença pode estar no valo que estão a pegar para a simulação. A ibelectra estão a pegar nestes valores:
Potência contratada/dia: 0.3674 Fora do vazio: 0.1269 Vazio: 0.0595
Quanto à gold energy, quando comecei com eles, o tarifario ACP era a 0,04€ no vazio. Compensava imenso.
Agora já está a 0,09. Ainda assim, dos tarifários não indexados, continua a ser o melhor. A quota ACP anda à volta dos 60€/anuais, também não é por isso que faz diferença. Além do mais, consigo ir amortizando esse valor nos descontos no extra para o fumarento que ainda tenho em casa.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Viagem de 632KM Vendas Novas - Santa Maria da feira - Vendas Novas
Na realidade não há muito a dizer visto que esta viagem foi limitada pelo meu Peugeot e2008. Ver aqui: viewtopic.php?f=87&t=8871&start=50#p156958
O carro faz a viagem de ida directo, tendo que carregar até aos 90% para fazer a viagem de volta.
Total de carregamentos: 5.76€ (9.42kWh) + 19.60€ (33.29kWh) = 25.35€ (42.71kWh) = vamos arredondar para 5€ por cada 100km
Com uma média de 14.3kWh/100km
Na realidade não há muito a dizer visto que esta viagem foi limitada pelo meu Peugeot e2008. Ver aqui: viewtopic.php?f=87&t=8871&start=50#p156958
O carro faz a viagem de ida directo, tendo que carregar até aos 90% para fazer a viagem de volta.
Total de carregamentos: 5.76€ (9.42kWh) + 19.60€ (33.29kWh) = 25.35€ (42.71kWh) = vamos arredondar para 5€ por cada 100km
Com uma média de 14.3kWh/100km
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Na segunda-feira sai para ir ao pão e distrai-me só voltei hoje (quinta-feira) e cheguei a casa neste estado.


Vendas Novas - Valpaços
Uma volta Mirandela/Podence/Bragança/Praia Fluvial do Rabaçal, outra volta até Chaves.
Na volta Valpaços/Vila Real e depois toda a N2 até ao Ciborro.
Agora já sei onde as marcas vão fazer os testes WLTP. Em Trás-os-Montes é fácil ter médias para mostrar aos amigos que o carro faz 600km.
Tive uma média em 7km andados de 0.9kWh/100km sim, leram bem, é mesmo 0.9kWh e não 9, na estrada que vai de Valpaços para Mirandela.
Na estrada que vai de Valpaços para Chaves tem uma descida muito acentuada de 10km. São 10km sempre a descer. O resultado é este:

Agora a parte interessante de fazer a N2. Foi feita hoje com paragens de duas em duas horas, paragem para almoço e uma paragem (Sertã) para carregar dos 44% até aos 70%. As velocidades permitidas por lei raramente são atingidas. Quem conhecer sabe que de Vila Real até a Sertã não se anda à velocidade legal, mas a velocidade que a estrada permite e grande parte do trajecto é feito a ~50km/h. O resultado da viagem de hoje foi este.

Aos 44% (56% utilizados) tinha andado cerca de 353km.

Mesmo depois da Sertã até casa, apesar das velocidades serem bem superiores, consegui manter a média dos 11.3kWh/100km, assim sendo acho que com jeitinho conseguia chegar a casa sem carregar o carro.
O Niro é uma máquina, duvido que fazer esta viagem num carro a combustão tivesse um resultado muito diferente.
11 horas andar com muita regeneração, muita mesma, a média mostra isso, com um carregamento rápido pelo meio e uma temperatura exterior de 32º e chega a casa assim:

Não consigo fazer as contas ao gasto em energia porque ao contrário das outras vezes que utilizei a electroverse onde a factura ficava logo disponível, agora não.

Vendas Novas - Valpaços
Uma volta Mirandela/Podence/Bragança/Praia Fluvial do Rabaçal, outra volta até Chaves.
Na volta Valpaços/Vila Real e depois toda a N2 até ao Ciborro.
Agora já sei onde as marcas vão fazer os testes WLTP. Em Trás-os-Montes é fácil ter médias para mostrar aos amigos que o carro faz 600km.
Tive uma média em 7km andados de 0.9kWh/100km sim, leram bem, é mesmo 0.9kWh e não 9, na estrada que vai de Valpaços para Mirandela.
Na estrada que vai de Valpaços para Chaves tem uma descida muito acentuada de 10km. São 10km sempre a descer. O resultado é este:

Agora a parte interessante de fazer a N2. Foi feita hoje com paragens de duas em duas horas, paragem para almoço e uma paragem (Sertã) para carregar dos 44% até aos 70%. As velocidades permitidas por lei raramente são atingidas. Quem conhecer sabe que de Vila Real até a Sertã não se anda à velocidade legal, mas a velocidade que a estrada permite e grande parte do trajecto é feito a ~50km/h. O resultado da viagem de hoje foi este.

Aos 44% (56% utilizados) tinha andado cerca de 353km.

Mesmo depois da Sertã até casa, apesar das velocidades serem bem superiores, consegui manter a média dos 11.3kWh/100km, assim sendo acho que com jeitinho conseguia chegar a casa sem carregar o carro.
O Niro é uma máquina, duvido que fazer esta viagem num carro a combustão tivesse um resultado muito diferente.
11 horas andar com muita regeneração, muita mesma, a média mostra isso, com um carregamento rápido pelo meio e uma temperatura exterior de 32º e chega a casa assim:

Não consigo fazer as contas ao gasto em energia porque ao contrário das outras vezes que utilizei a electroverse onde a factura ficava logo disponível, agora não.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Qual foi o CEME que usaste?
O eNiro é de facto uma máquina muito eficiente e nem é muito aerodinâmico.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Como disse usei a Electroverse. 0.45€ por kWh em carregadores até 22kW e 0.58€ em carregadores rápidos.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Já recebi as facturas da Electroverse para a minha ida ao pão de 1265km.
No total gastei 70.03€
Isto dá 5.53€ por cada 100km. Num carro a combustão daqueles que fazem 5L/100km com um preço de 1.60€/l (nem a gasolina custa 1.60€/L e dificilmente haverá carros a fazer esta viagem com um consumo de 5L) dá 8€ por cada 100km. Ainda assim fica mais barato.
No total gastei 70.03€
Isto dá 5.53€ por cada 100km. Num carro a combustão daqueles que fazem 5L/100km com um preço de 1.60€/l (nem a gasolina custa 1.60€/L e dificilmente haverá carros a fazer esta viagem com um consumo de 5L) dá 8€ por cada 100km. Ainda assim fica mais barato.
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