Postos públicos vs. privados.
- Nonnus
- Mensagens: 3279
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Postos públicos vs. privados.
Apesar de estarmos a aumentar o nº de postos um pouco por todo o país a verdade é que parece que não estamos acompanhar pelo nº de VE´s vendidos. Mas já foi bem pior.
O maior problema é os híbridos plug-in. Devido haver cada vez mais carros destes a circular, os donos destes carros com baterias miseráveis aproveitam os lugar de carregamento como estacionamento, privando os BEV de carregar.
Hoje os carros tem mais autonomia e há postos em todas a localidades o que permite percorrer o país todo sem grande preocupação. O problema continua a ser no interior do país. Para essas deslocações tem de haver um planeamento atempado.
A etiqueta nos carregamentos é como tudo na vida, é preciso bom senso e respeito. Quem primeiro chega, primeiro carrega, mas há relatos de pessoas chegaram a vias de facto por um lugar a carregar, mas também há casos de pessoas darem a sua vez porque vão ocupar o lugar por muito tempo.
Quanto aos HUBs estamos agora a começar havendo já alguns nos grandes centros.
O maior problema é os híbridos plug-in. Devido haver cada vez mais carros destes a circular, os donos destes carros com baterias miseráveis aproveitam os lugar de carregamento como estacionamento, privando os BEV de carregar.
Hoje os carros tem mais autonomia e há postos em todas a localidades o que permite percorrer o país todo sem grande preocupação. O problema continua a ser no interior do país. Para essas deslocações tem de haver um planeamento atempado.
A etiqueta nos carregamentos é como tudo na vida, é preciso bom senso e respeito. Quem primeiro chega, primeiro carrega, mas há relatos de pessoas chegaram a vias de facto por um lugar a carregar, mas também há casos de pessoas darem a sua vez porque vão ocupar o lugar por muito tempo.
Quanto aos HUBs estamos agora a começar havendo já alguns nos grandes centros.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- t3lmo
- Mensagens: 863
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Postos públicos vs. privados.
Uma imagem factual em resposta à questão colocada.
Valores de lugares de carregamento simultâneo (não de postos ou pontos/tomadas de carga).
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
-
- Mensagens: 35
- Registado: 26 jan 2023, 18:05
- Data de fabrico: 12 out 2023
- Capacidade bateria: 82 kWh
Re: Postos públicos vs. privados.
Muito obrigado. Demonstração perfeita.
Estou admirado como algo parece estar a evoluir de forma planeada e eficaz, neste nosso Portugal.
EVK
Estou admirado como algo parece estar a evoluir de forma planeada e eficaz, neste nosso Portugal.
EVK
- Nonnus
- Mensagens: 3279
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Postos públicos vs. privados.
Não se iluda. A distribuição dos postos esta longe de ser a mais correcta. Os gráficos valem o que valem.
O gráfico mostra o nº de postos mas não mostra a sua distribuição pelo nosso Portugal. O que esta acontecer é que nos grandes centros existem muitos postos, mas depois temos zonas que são um autentico deserto.
Veja por exemplo a zona de Moura, Mourão, Barrancos, Alcotim, Mertola, Portel, Cuba, etc. E estou só a ver o Alentejo, no interior norte é a mesma coisa.
O gráfico mostra o nº de postos mas não mostra a sua distribuição pelo nosso Portugal. O que esta acontecer é que nos grandes centros existem muitos postos, mas depois temos zonas que são um autentico deserto.
Veja por exemplo a zona de Moura, Mourão, Barrancos, Alcotim, Mertola, Portel, Cuba, etc. E estou só a ver o Alentejo, no interior norte é a mesma coisa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
-
- Mensagens: 35
- Registado: 26 jan 2023, 18:05
- Data de fabrico: 12 out 2023
- Capacidade bateria: 82 kWh
Re: Postos públicos vs. privados.
Sim, acredito.
Mas o meu receio é que aquelas 2 linhas fossem divergentes, quando na realidade, parecem manter o espaçamento ao longo da progressão.
É muito provável que, conforme a venda de carburantes comece a cair, os postos de combustíveis existentes se vejam na necessidade de implantar pontos de carregamento múltiplos, como forma de estancar a perda de receitas.
Afinal de contas, quanto mais diversificação poderão fazer, para além de sandes, galões, bicas, chocolates, gelados e toda aquela parafernália de mini-items a que se já agarraram para serem viáveis.
EVK
Mas o meu receio é que aquelas 2 linhas fossem divergentes, quando na realidade, parecem manter o espaçamento ao longo da progressão.
É muito provável que, conforme a venda de carburantes comece a cair, os postos de combustíveis existentes se vejam na necessidade de implantar pontos de carregamento múltiplos, como forma de estancar a perda de receitas.
Afinal de contas, quanto mais diversificação poderão fazer, para além de sandes, galões, bicas, chocolates, gelados e toda aquela parafernália de mini-items a que se já agarraram para serem viáveis.
EVK
- t3lmo
- Mensagens: 863
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Postos públicos vs. privados.
A distribuição de oferta PCR-PCUR tem várias lacunas, tipicas da aposta privada no setor, de instalar maioritáriamente onde existe procura.
Mas haverá novidades em breve sobre esse tema.
https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/
Mas haverá novidades em breve sobre esse tema.
https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
-
- Mensagens: 35
- Registado: 26 jan 2023, 18:05
- Data de fabrico: 12 out 2023
- Capacidade bateria: 82 kWh
Re: Postos públicos vs. privados.
De volta ...
Conforme se vai aproximando a data de entrega do meu carro, vou tentando evoluir em tudo o que se relaciona com a mobilidade eléctrica, em geral e com o meu modelo, em particular.
Cedo percebi, antes de optar por um EV, que todo paradigma do que é um carro e como o utilizamos teria que mudar.
Não tive problemas com a maioria das alterações, novas abordagens e o assumir das vantagens e desvantagens.
Para uma coisa, no entanto, não estou preparado:
É a segunda vez que, em simulações de percursos de viagens pelo nosso Portugal me deparo com postos rápidos/ultrarápidos listados e dados como disponíveis nas apps que, quando analisado o local no Google Street View (GSV) não parecem existir ou, pelo menos, estar onde estão referenciados que estariam.
Eu sei que o GSV pode não estar actualizado mas um dos PC (se bem me lembro na zona entre Oeiras e Caxias) estava marcado como estando localizado numa rua que, quando vista no GSV, parecia uma remota zona residencial, não se vendo qualquer posto nem se imaginando porque ali existiria um e, o segundo PC, em Évora, mostra uma zona com tapume de uma construção com o PC marcado como estando por detrás e um comentário de uma utilizadora, há 6 meses atrás, dizendo que não encontrou nada.
Eu estou preparado para fazer múltiplas paragens em viagem, indo tomar um café, almoçar ou relaxar a ver conteúdos no meu "tab" (...ou no carro. O Android Automotive do Polestar 2, agora, já tem uma app YouTube... ).
O que não estou preparado é para fazer "caça ao tesouro" com postos de carregamento.
Qual é a V. experiência?
Obrigado.
EVK
Conforme se vai aproximando a data de entrega do meu carro, vou tentando evoluir em tudo o que se relaciona com a mobilidade eléctrica, em geral e com o meu modelo, em particular.
Cedo percebi, antes de optar por um EV, que todo paradigma do que é um carro e como o utilizamos teria que mudar.
Não tive problemas com a maioria das alterações, novas abordagens e o assumir das vantagens e desvantagens.
Para uma coisa, no entanto, não estou preparado:
É a segunda vez que, em simulações de percursos de viagens pelo nosso Portugal me deparo com postos rápidos/ultrarápidos listados e dados como disponíveis nas apps que, quando analisado o local no Google Street View (GSV) não parecem existir ou, pelo menos, estar onde estão referenciados que estariam.
Eu sei que o GSV pode não estar actualizado mas um dos PC (se bem me lembro na zona entre Oeiras e Caxias) estava marcado como estando localizado numa rua que, quando vista no GSV, parecia uma remota zona residencial, não se vendo qualquer posto nem se imaginando porque ali existiria um e, o segundo PC, em Évora, mostra uma zona com tapume de uma construção com o PC marcado como estando por detrás e um comentário de uma utilizadora, há 6 meses atrás, dizendo que não encontrou nada.
Eu estou preparado para fazer múltiplas paragens em viagem, indo tomar um café, almoçar ou relaxar a ver conteúdos no meu "tab" (...ou no carro. O Android Automotive do Polestar 2, agora, já tem uma app YouTube... ).
O que não estou preparado é para fazer "caça ao tesouro" com postos de carregamento.
Qual é a V. experiência?
Obrigado.
EVK
- Nonnus
- Mensagens: 3279
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Postos públicos vs. privados.
Sim existem alguns erros de localização. Por exemplo em Vendas Novas o posto do Lidl está sinalizado no meio do nada , numa zona de mato, quando o posto na realidade está junto a N4. São erros humanos, quem assinala os postos não tem o cuidado de perceber se o posto realmente está naquele local.
Mas não se preocupe com isso que não serão assim tantos e acaba por encontrar o posto.
Mas não se preocupe com isso que não serão assim tantos e acaba por encontrar o posto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
-
- Mensagens: 35
- Registado: 26 jan 2023, 18:05
- Data de fabrico: 12 out 2023
- Capacidade bateria: 82 kWh
Re: Postos públicos vs. privados.
É...Chato, quando acontecer, no entanto. Ter que andar às voltas ou a perguntar a um habitante local que nos poderá enviar para um outro posto de que se lembram, não o que procuramos.
A juntar ao tempo de carregamento, poderá pesar.
Vou investigar se se podem editar localizações de PCs no Google Maps como podemos editar restricões e/ou sentido de circulação das vias.
Vou também fazer um "reconhecimento" daquele PCR na área de Oeiras, quando tiver oportunidade e ver quanto tempo demoro a encontrá-lo.
EVK
A juntar ao tempo de carregamento, poderá pesar.
Vou investigar se se podem editar localizações de PCs no Google Maps como podemos editar restricões e/ou sentido de circulação das vias.
Vou também fazer um "reconhecimento" daquele PCR na área de Oeiras, quando tiver oportunidade e ver quanto tempo demoro a encontrá-lo.
EVK
- t3lmo
- Mensagens: 863
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Postos públicos vs. privados.
Tente as localizações (revistas) na app Miio.
E obviamente que no GSV não vai encontrar muito dos postos recente instalados pois algumas áreas têm uma amostragem de reconhecimento superior a 2 anos.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km