Erbium Escreveu: ↑09 mar 2023, 19:07
mjr Escreveu: ↑09 mar 2023, 17:03
Não percebo o que tem o meu bairro a ver com isto.
Tem a ver que a realidade do pais (todo) não é essa, talvez seja na sua proximidade mas não é de certeza no pais todo!
O meu bairro tem 0 PCNs na via pública. O mais próximo na via pública fica a mais de 1km de distância. Tenho a 300m um Continente com Plugncharge, mas não está aberto de noite. Como carrego em casa não me faz diferença.
Erbium Escreveu: ↑09 mar 2023, 19:07
mjr Escreveu: ↑09 mar 2023, 17:03
Se o posto é pago durante toda a sessão de carregamento o único que pode opinar sobre se o uso é ou não legítimo é o OPC, pois é o proprietário do posto.
Lá está, são opiniões diferentes,
na minha não é uma questão só do OPC ou, apesar de no caso que estávamos a falar o OPC não ficar prejudicado, os outros clientes/utilizadores ficam prejudicados porque não podem utilizar o posto. Não concordo com essa ideia de "há mais postos" ou "estou a pagar tenho direito de usar o tempo que quero", "não dá jeito tirar o carro às 3h da manhã", isso
para mim é pensar só no seu umbigo!
Pois, lá está. Opiniões. Eu não me sentiria bem se tivesse de acordar alguém às 3h da manhã porque queria carregar num determinado posto. Há os dois lados da moeda, o direito ao descanso e o direito a carregar. Eu valorizo muito o direito ao descanso, mais que o direito a carregar. Se há algum umbigo em que estou a pensar não é certamente o meu, como é óbvio.
Erbium Escreveu: ↑09 mar 2023, 19:07
mjr Escreveu: ↑09 mar 2023, 17:03
É verdade que em DC há também uma discrepância entre a menor e a maior potência de carga, mas muito menos significativa em número absoluto de carros (a dispersão em relação à media é menor).
Mesmo que agora exista poucos no extremo superior a tendência é esse facto diminuir assim as marcas disponibilizem mais carros com potências superiores, penso que a evolução não será para baixo...
mjr Escreveu: ↑09 mar 2023, 17:03
Já em AC podemos carregar de 6A monofásico (os Teslas, por exemplo, permitem regular a corrente ao Ampere, até 5A) até 63A trifásico (alguns Zoe), ou seja mais de 30 vezes.
Estás a meter na equação A quando falávamos de kW que é a unidade mais concreta para comparar poque não tem a componente das fases! Metes 63A para aumentar a amplitude quando na verdade são 32A porque falávamos de PCN's e 63A só existem, salvo erro, em PCR's...
Falei em A porque o que limita de facto a carga é a corrente, mas whatever, vai dar ao mesmo. Eu estava a falar de AC e não em PCN, porque qualquer carro pode carregar num AC43, mesmo que só carregue a 16A monofásico (3,7kW). No limite se eu quiser posso carregar num AC43 a 5x230V = 1,15kW no meu carro.
Erbium Escreveu: ↑09 mar 2023, 19:07
mjr Escreveu: ↑09 mar 2023, 17:03
É aliás por acharmos que em DC há uma menor variação que temos tentado convencer os OPC a cobrar por energia nos PCRs, contrabalançando a argumentação deles (que é semelhante à sua), para simplificar os tarifários.
A minha argumentação é só 1, seja em PCN, PCR, PCSR, PCGTIR, etc... é para cobrar ao kWh que é aquilo que é comercializado. Conforme as ervilhas se cobram ao kg e não pela velocidade com que as colocamos no carrinho das compras!
Não gosto muito de ervilhas, mas concordo com essa assunção (quando os postos eram escassos tinha outra visão). No entanto, boa sorte a convencer as entidades reguladoras disso... nem o AFIR infelizmente obriga a isso, pois os OPCs/CPOs europeus estão frontalmente contra com argumentos convincentes para os legisladores. Em Portugal a ERSE está frontalmente contra cobrar por kW.h, nem sequer nos CEME (que só vendem energia), quanto mais nos OPCs (que vendem o uso do posto). Por isso o trabalho aqui é convencer os OPCs (os CEMEs é fácil, basta escolher os que cobram por energia, que são quase todos) de que é possível cobrar por energia minimizando os riscos de uso inadequado do posto (o tal exemplo do PHEV com carregador de 16A monofásico a carregar num AC43, que como todos sabemos é o pão nosso de cada dia).
Erbium Escreveu: ↑09 mar 2023, 19:07
mjr Escreveu: ↑09 mar 2023, 17:14
EM Jan de 2021 tinhamos pouco mais de 200 PCRs intalados para 65k VEs a circular e agora temos cerca de 1000 PCRs para um parque de aproximadamente 130k veículos (poderá ser um pouco mais pois faltam alguns dados, mas não será muito diferente disto), ou seja duplicamos o número de veículos e mais do que quadruplicamos o número de PCRs.
Estávamos a falar de PCN's... nesses é que é frequente ficarem ocupados durante a noite, estarem limitados em potência, tomadas avariadas, etc... ou seja, esses sim são escassos e fazem falta nos grandes centros urbanos para quem não tem como carregar em casa dai não concordar em arranjar "artimanhas" que beneficiam só o conforto de 1 para prejudicar os outros todos!
Concordo que em AC o crescimento tem sido bastante menor, por razões óbvias (o ROI é muito mais lento e incerto). Mas nunca concordarei em obrigar alguém a acordar a meio da noite para tirar o carro. Como disse, eu era absolutamente incapaz de pedir a quem quer fosse esse sacrifício, preferia ir carregar a um PCR (por isso é que falei nos PCRs).
Até digo mais, há um OPC (não me recordo qual) que passou a cobrar os seus postos em energia durante a noite precisamente para permitir que as pessoas deixem os carros a carregar a noite toda, pois cobrando por tempo naturalmente dificulta esse processo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt