Nonnus Escreveu: ↑30 mar 2022, 08:40
LFN Escreveu: ↑30 mar 2022, 00:04
Mais algum país tem a figura do CEME?
A certa altura da conversa eles reconhecem que a ME esta demasiado agarrada a figura da venda de energia existente. Engraçado como reconhecem que este é um dos problemas mas os anos vão passando e ninguém faz nada para se alterar o que temos.
Vamos andar com manobras para o OPC poder produzir a sua própria energia nos postos, quando bastava fazer uma lei especifica para a ME e deixar de ser necessário CEME + OPC. Enfim... ainda bem que para alguns isto é tudo normal.
Existe tanta normalidade na ME que até ficamos
É normal a existência de um CEME + OPC.
É normal
não haver a informação do custo de um carregamento.
É normal um CEME fazer dinheiro na infraestrutura do OPC sem ter contribuído com nada.
É normal haver uma EGME que cobra uma taxa, mas essa taxa é paga com um fundo ambiental que devia servir para outras coisas.
Bem... mais um tópico que derivou de uma conversa para o modelo. Em suma parece que a ME em Portugal se resume ao modelo.
Fica aqui só mais uma consideração sobre o modelo:
O modelo permite que cada player opte por um tipo de área de negócio no qual se pode especializar.
Há quem opte por ser simplesmente OPC. Talvez a pior opção pois implica investimentos elevados em material que deprecia bastante
Há quem opte por ser simplesmente CEME, embora legalmente os CEME tenham que ser também OPC e com um posto registado na EGME
Os CEME podes depois dividir-se naqueles cujo interesse se baseia na algoritmia, como é o caso da Miio
ou aqueles que simplesmente querem comercializar energia. Ser CEME implica apresentar garantias bancárias elevadíssimas, contudo talvez apresente menos risco do que ser OPC. O CEME, quando regista 1 posto na rede beneficia da totalidade da rede, e isso é uma mais valia gigante face a qualquer outro modelo espalhado pelo mundo.
Agora, o que não se compreende é porque é que os CEME que operam também como OPC (estou a referir-me aqueles com mais de 100 postos já instalados), não apresentam soluções simples, como redução da tarifa CEME quando se utiliza um posto do próprio CEME (desconto no CEME e não no OPC); ou soluções de assinatura com mensalidades definidas, etc, etc.
Como costumo dizer, não sou a favor ou contra o modelo, muito menos contra a EGME e a sua taxa (que a existindo devia fazer parte dos custos operacionais dos CEME e OPC pois é a eles que é imputada e não ao UVE), sendo a minha percepção que o ónus da evolução da "client experience" está nas mão dos CEME+OPC.
Não é ao Estado que temos que pedir uma melhor experiencia de utilização, mas sim a quem nos presta o serviço, e se por algum motivo todos nos gostamos da Miio é porque conseguir melhorar em muito a nossa experiencia enquanto utilizadores.
Então se a Miio, que é um player deste ecossistema consegue dar uma boa experiencia, porque é que a concorrência não consegue? (sim, eu disse concorrência embora há quem diga que o modelo da ME é um monopólio (!!??)
Se há coisas que têm de ser melhoradas? É claro que há:
- Os CEME poderem comercializar energia que produzem (nota: isto é negócio e não altera a experiencia do cliente. Pode resultar num menor custo para o utilizador ou uma maior margem para o CEME)
- Informação relevante no momento da carregamento (kWh, tempo, valor a pagar)
- Métodos alternativo de acesso ao carregamento e seu pagamento (parece-me que a Miio e a Powedot já têm qualquer coisa com QR Code)
- Melhores condições nas estações de carregamento (aqui o problema estende-se a grande parte dos postos na Europa)
- etc...
Sobre as redes do Continente e Tesla:
- Diria que assim que os CEME poderem comercializar a sua própria energia, deixará de ser problema para o Continente fazer parte integrante da rede
- Sobre a Tesla, parece-me mais ser um "birra de menino rico" por parte da marca, mas considerando que quando a UE "obrigou" a Tesla a mudar para CCS em vez das tomadas que utilizavam e ainda o facto de estarem a permitir que outras marcas carreguem nos seus posto, parece-me que terão mais interesse adaptar o seu sistema de forma a cumprir com a legislação em vigor em Portugal do que o inverso.
Mas teremos sempre os "velhos do Restelo", e à medida que os problemas forem sido mitigado, haverá sempre alguém com o discurso mesquinho como aquele que invade as redes sociais e que é sempre acompanhado pelo "taxas e taxinhas"... gente que nunca olhou para a sua factura de electricidade doméstica e que depois insiste em repetir o que os outros dizem... enfim...