Welectric talks
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Vi agora no facebook esta discussão sobre a rede de carregamento em Portugal. Achei curioso que as pessoas à frente da UVE e miio têm Teslas. Será que usam a rede pública sequer? Ou usam só a rede ilegal da Tesla?
Eu que uso com alguma regularidade a rede pública de carregamento já experienciei alguns dos defeitos do modelo. Para começar é mais complicado no fim do mês (ou meses) analisar todos os postos onde carreguei, o tempo que lá estive e o preço que supostamente iria pagar. Falando nisto do preço é bem possível o OPC mudar o esquema de cobrança do posto, depois os utilizadores que se amanhem a lembrarem-se do custo que estava quando carregaram. Sim, eu sei, o modelo permite apps como a miio, que me dão o custo na hora, mas isso não é uma obrigatoriedade. Portanto há CEMEs, como a Galp, que não oferecem esse serviço e nem têm que oferecer. Para mim é mesmo estranho ter um sistema tão "simples", tão bom para estatísticas, com uma EGME, mas esta funcionalidade não vir por defeito.
Alguém fez a comparação com os tarifários de carregamento dos telemóveis. Ao início parece um bom argumento, mas ao pensar melhor não é possível fazer essa comparação. No caso dos telemóveis, nós pagamos tudo a uma entidade, com um plafond simples e claro, não temos vários OPCs que usamos, com preços diferentes, cobrados ao kWh, minuto ou com ativações. Enfim. Ah e podemos sempre obter o quanto já consumimos, algo que não é possível com certos CEMEs, atualmente.
Outra coisa que me fez confusão é por um lado dizem que o sistema da Tesla é espetacular, mas por outro criticam a integração vertical e querem o CEME separado do OPC.
Também disseram que é complicado cobrar só por kWh, quando a Tesla faz basicamente isso.
Eu que uso com alguma regularidade a rede pública de carregamento já experienciei alguns dos defeitos do modelo. Para começar é mais complicado no fim do mês (ou meses) analisar todos os postos onde carreguei, o tempo que lá estive e o preço que supostamente iria pagar. Falando nisto do preço é bem possível o OPC mudar o esquema de cobrança do posto, depois os utilizadores que se amanhem a lembrarem-se do custo que estava quando carregaram. Sim, eu sei, o modelo permite apps como a miio, que me dão o custo na hora, mas isso não é uma obrigatoriedade. Portanto há CEMEs, como a Galp, que não oferecem esse serviço e nem têm que oferecer. Para mim é mesmo estranho ter um sistema tão "simples", tão bom para estatísticas, com uma EGME, mas esta funcionalidade não vir por defeito.
Alguém fez a comparação com os tarifários de carregamento dos telemóveis. Ao início parece um bom argumento, mas ao pensar melhor não é possível fazer essa comparação. No caso dos telemóveis, nós pagamos tudo a uma entidade, com um plafond simples e claro, não temos vários OPCs que usamos, com preços diferentes, cobrados ao kWh, minuto ou com ativações. Enfim. Ah e podemos sempre obter o quanto já consumimos, algo que não é possível com certos CEMEs, atualmente.
Outra coisa que me fez confusão é por um lado dizem que o sistema da Tesla é espetacular, mas por outro criticam a integração vertical e querem o CEME separado do OPC.
Também disseram que é complicado cobrar só por kWh, quando a Tesla faz basicamente isso.
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- BrunoFonseca
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Re: Welectric talks
Talvez não tenha compreendido que o que se pede é que se cumpra a legislação em vigor.
Os SUC que estão a funcionar não estão ilegais pois foi dado estatuto de excepção devido à carencia de postos que existia.
Quanto à miio lhe poder dar a app e a galp não, chama-se concorrencia e experiencia de cliente. Cada um escolhe aquele que melhor serve os seus interesses.
Os SUC que estão a funcionar não estão ilegais pois foi dado estatuto de excepção devido à carencia de postos que existia.
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Re: Welectric talks
sui generis encaixa que nem uma luva no nosso modelo.
Gostei da frontalidade do moderador.
O resto é mais do mesmo.
Consegue-se dizer que em Espanha a carteira de um utilizador parece o inspector gadget com 20 cartões para fazer uma viagem e no momento a seguir consegue-se dizer que existem mais de 20 CEMES onde se pode fazer contractos (só a ideia do contracto já é estupida como se tem vindo a ver) com qualquer um deles de forma gratuita. Com 20 CEMES se fizer um contracto com cada um a carteira não fica igual a de um espanhol na cabeça de alguns.
Gostei da frontalidade do moderador.
O resto é mais do mesmo.
Consegue-se dizer que em Espanha a carteira de um utilizador parece o inspector gadget com 20 cartões para fazer uma viagem e no momento a seguir consegue-se dizer que existem mais de 20 CEMES onde se pode fazer contractos (só a ideia do contracto já é estupida como se tem vindo a ver) com qualquer um deles de forma gratuita. Com 20 CEMES se fizer um contracto com cada um a carteira não fica igual a de um espanhol na cabeça de alguns.
Última edição por Nonnus em 29 mar 2022, 14:30, editado 1 vez no total.
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- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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- BrunoFonseca
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Re: Welectric talks
Já eu adorei o pragmatismo da Daniela.
Re: Welectric talks
Então porque não boicotam os SuCs e a rede do Continente até lá? Pois...BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 13:36Talvez não tenha compreendido que o que se pede é que se cumpra a legislação em vigor.
No entanto quando a legislação em vigor não serve os cidadãos deve ser alterada, como é óbvio, e não ficarmos na mesma do "respeitem a lei e deixa andar".
O presidente da Mobi.e disse que não foi isso, que não houve excepção nenhuma. Já não me recordo qual foi a justificação, teria que rever.BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 13:36Os SUC que estão a funcionar não estão ilegais pois foi dado estatuto de excepção devido à carencia de postos que existia.
Os SuCs não estão ilegais?? Estão em espaços de acesso público alguns deles e não estão ligados à Mobi.e, como não?
Ah ok. Então é isso, é uma treta de modelo, quando uma funcionalidade tão básica e fundamental é opcional. Especialmente quando falam maravilhas porque podemos ter tantas informações sobre os carregamentos em Portugal. Tudo menos o preço na hora, isso é opcional.BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 13:36Quanto à miio lhe poder dar a app e a galp não, chama-se concorrencia e experiencia de cliente. Cada um escolhe aquele que melhor serve os seus interesses.
Também gostei do moderador.Nonnus Escreveu: ↑29 mar 2022, 14:07sui generis encaixa que nem uma luva no nosso modelo.
Gostei da frontalidade do moderador.
O resto é mais do mesmo.
Consegue-se dizer que em Espanha a carteira de um utilizador parece o inspector gadget com 20 cartões para fazer uma viagem e no momento a seguir consegue-se dizer que existem mais de 20 CEMES onde se pode fazer contractos (só a ideia do contracto já é estupida como se tem vindo a ver) com qualquer um deles de forma gratuita. Com 20 CEMES se fizer um contracto com cada um a carteira não fica igual a de um espanhol na cabeça de alguns.
A juntar aos 20 CEMES é juntar mais não sei quantos OPCs. Depois cada CEME pode ter preços a variar conforme a hora. Os OPCs podem ter preços com kWh, minuto ou ativação, ou algum misto disto tudo. Mobilidade elétrica....simplificada.
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Re: Welectric talks
- "Mas para saber quanto é que vai pagar precisa da Miio"
- "Isso é um falso problema porque também não estamos preocupados quanto é que gastamos aqui".
Certíssimo
Foi a melhor conversa que ouvi em muito tempo sobre o tema da rede pública. Com toda a certeza o "amen" do costume, mas com discussões sobre bons temas e com uma acutilância do moderador que é, infelizmente, pouco comum nestas coisas.
Foi engraçado que já várias vezes se disse que foi a MobiE que deu autorização à Tesla para abrir no passado, o seu presidente disse de caras que não.
Diz-se muita coisa, de facto
E sim, a cena do Inspetor Gadget foi muito giro de ver. Nota-se bem que andam muito de VE Talvez devessem pedir conselhos a quem o faz, sempre evitavam as barbaridades.
- "Isso é um falso problema porque também não estamos preocupados quanto é que gastamos aqui".
Certíssimo
Foi a melhor conversa que ouvi em muito tempo sobre o tema da rede pública. Com toda a certeza o "amen" do costume, mas com discussões sobre bons temas e com uma acutilância do moderador que é, infelizmente, pouco comum nestas coisas.
Foi engraçado que já várias vezes se disse que foi a MobiE que deu autorização à Tesla para abrir no passado, o seu presidente disse de caras que não.
Diz-se muita coisa, de facto
E sim, a cena do Inspetor Gadget foi muito giro de ver. Nota-se bem que andam muito de VE Talvez devessem pedir conselhos a quem o faz, sempre evitavam as barbaridades.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Welectric talks
Porque é que não se boicota? Facil, porque não parece fazer parte dos princípios da associação que celebrava o 6 aniversario da sua apresentacao pública, o estar do contra só porque sim. Isso é para outros, que preferem destruir pontes em vez de as criar, como fica bem patente em todas as respostas que faz ao meu comentário.cfvp Escreveu: ↑29 mar 2022, 14:36Então porque não boicotam os SuCs e a rede do Continente até lá? Pois...BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 13:36Talvez não tenha compreendido que o que se pede é que se cumpra a legislação em vigor.
No entanto quando a legislação em vigor não serve os cidadãos deve ser alterada, como é óbvio, e não ficarmos na mesma do "respeitem a lei e deixa andar".
O presidente da Mobi.e disse que não foi isso, que não houve excepção nenhuma. Já não me recordo qual foi a justificação, teria que rever.BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 13:36Os SUC que estão a funcionar não estão ilegais pois foi dado estatuto de excepção devido à carencia de postos que existia.
Os SuCs não estão ilegais?? Estão em espaços de acesso público alguns deles e não estão ligados à Mobi.e, como não?
Ah ok. Então é isso, é uma treta de modelo, quando uma funcionalidade tão básica e fundamental é opcional. Especialmente quando falam maravilhas porque podemos ter tantas informações sobre os carregamentos em Portugal. Tudo menos o preço na hora, isso é opcional.BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 13:36Quanto à miio lhe poder dar a app e a galp não, chama-se concorrencia e experiencia de cliente. Cada um escolhe aquele que melhor serve os seus interesses.
Também gostei do moderador.Nonnus Escreveu: ↑29 mar 2022, 14:07sui generis encaixa que nem uma luva no nosso modelo.
Gostei da frontalidade do moderador.
O resto é mais do mesmo.
Consegue-se dizer que em Espanha a carteira de um utilizador parece o inspector gadget com 20 cartões para fazer uma viagem e no momento a seguir consegue-se dizer que existem mais de 20 CEMES onde se pode fazer contractos (só a ideia do contracto já é estupida como se tem vindo a ver) com qualquer um deles de forma gratuita. Com 20 CEMES se fizer um contracto com cada um a carteira não fica igual a de um espanhol na cabeça de alguns.
A juntar aos 20 CEMES é juntar mais não sei quantos OPCs. Depois cada CEME pode ter preços a variar conforme a hora. Os OPCs podem ter preços com kWh, minuto ou ativação, ou algum misto disto tudo. Mobilidade elétrica....simplificada.
Re: Welectric talks
Acredito que andem muito de VE, mas é de Tesla, nos SuCs ilegais.BrunoAlves Escreveu: ↑29 mar 2022, 14:45E sim, a cena do Inspetor Gadget foi muito giro de ver. Nota-se bem que andam muito de VE Talvez devessem pedir conselhos a quem o faz, sempre evitavam as barbaridades.
Eu não quero destruir nada, muito pelo contrário. Quero a rede Tesla a operar como opera em qualquer outro país. Assim como quero que as empresas tenham liberdade de escolher se querem fazer parte da rede pública ou não. Você é que está contra as redes da Tesla e Continente porque estão "fora da lei", mas se calhar vai carregar ao Continente na mesma.BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 15:03Porque é que não se boicota? Facil, porque não parece fazer parte dos princípios da associação que celebrava o 6 aniversario da sua apresentacao pública, o estar do contra só porque sim. Isso é para outros, que preferem destruir pontes em vez de as criar, como fica bem patente em todas as respostas que faz ao meu comentário.
Diz que a UVE não vai ser do contra só porque sim, mas ela está mesmo contra essas 2 redes na forma atual. E tudo bem, têm a sua visão. Só que depois continuam a usá-la e promovê-la, como se nada fosse.
Engraçado que não respondeu. Afinal alguns dos SuCs estão ilegais e a funcionar ou não?
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Re: Welectric talks
Talvez não tenha lido o meu comentário inicialcfvp Escreveu: ↑29 mar 2022, 15:15Eu não quero destruir nada, muito pelo contrário. Quero a rede Tesla a operar como opera em qualquer outro país. Assim como quero que as empresas tenham liberdade de escolher se querem fazer parte da rede pública ou não. Você é que está contra as redes da Tesla e Continente porque estão "fora da lei", mas se calhar vai carregar ao Continente na mesma.
Diz que a UVE não vai ser do contra só porque sim, mas ela está mesmo contra essas 2 redes na forma atual. E tudo bem, têm a sua visão. Só que depois continuam a usá-la e promovê-la, como se nada fosse.
Engraçado que não respondeu. Afinal alguns dos SuCs estão ilegais e a funcionar ou não?
Aos primeiros suc foi-lhes dada autorização para funcionarem (se nao estou em erro, por parte da erse e dgeg), logo, se lhes foi dada essa autorização, não estão ilegais.
Quanto aos que estão por abrir, e se as entidades competentes indicam que não podem abrir é porque não respeitam algum ponto das normas. Note-se que não sou jurista, pelo que se pretende um parecer, deverá consultar um.
Mas se o que quer os suc da tesla a funcionar, então devia estar satisfeito com o anúncio que o Luis Barroso fez, isto é, que até ao final do ano a situação ficará ultrapassada.
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Re: Welectric talks
Foi umas atrás de outras. Para enumerar todas as asneiras que foram dizendo levava tanto tempo como o tempo que levou a conversa.BrunoAlves Escreveu: ↑29 mar 2022, 14:45- "Mas para saber quanto é que vai pagar precisa da Miio"
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Certíssimo
Na casa dele também deve pagar ao OPC (tempo) e ao CEME (kWh) em que não sabe o preço do kWh. Será que esta gente consegue perceber as asneiras que foram dizendo? Ficou claro que para qualquer um deles o preço dos carregamentos é uma não questão. Um não se preocupa quanto paga por mês em telecomunicações, o outro não se preocupa quanto paga de luz em casa. Belos ordenados que dá para viver sem preocupações de quanto se gasta.
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