Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
CarlosCarrazedo
Mensagens: 5
Registado: 13 out 2021, 22:38
Data de fabrico: 24 set 2021
Capacidade bateria: 278,26 Ah

Apresentação

Mensagem por CarlosCarrazedo » 16 out 2021, 11:43

Bom dia,

Carlos Carrazedo, 40 anos, de Mem Martins e recebi na semana passada um Hyundai Kauai 64kWh.
Na primeira semana já ultrapassámos os 700 km e já fez todo o tipo de percursos, incluindo autoestrada.

Agora ando na demanda de conseguir carregar em casa mais rápido do que com o carregador que vem com o carro para ligar a tomadas domésticas e que está limitado a 12A.

Cumprimentos,

cfvp
Mensagens: 1759
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação

Mensagem por cfvp » 16 out 2021, 14:23

Olá, bem-vindo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 16 out 2021, 14:52

Bem vindo e parabéns pela (óptima) escolha :clap:

Em relação ao carregamento, é sem dúvida o EVSE inteligente do nosso Apr aqui mesmo neste fórum.
Naturalmente que, além do EVSE propriamente dito, há a necessidade de garantir que há potência disponível em casa e instalação apropriada do quadro até à tomada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

CarlosCarrazedo
Mensagens: 5
Registado: 13 out 2021, 22:38
Data de fabrico: 24 set 2021
Capacidade bateria: 278,26 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por CarlosCarrazedo » 16 out 2021, 16:26

Vivo no 3.º Piso e tenho uma box no Piso -1, ligada ao quadro geral do apartamento.

A instalação eléctrica é monofásica.
Quadro geral:
https://drive.google.com/file/d/1YW0lft ... sp=sharing

Quadro Box:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

De acordo com a declaração CERTIEL do técnico responsável pela instalação eléctrica (construção do prédio ocorreu no período 2008-2010), a potência máxima é de 6,9 kVA, em todo o caso dentro de algum tempo devo mudar de casa e já terei mais capacidade de carregamento.

Neste momento a nossa única dúvida é se a cablagem é de 4 mm2 ou de 2,5 mm2, mas em breve vamos abrir o quadro e medir os condutores.

Em função do resultado da inspecção aos quadros, pondero instalar uma tomada monofásica industrial (azul) para ter mais capacidade de carregamento.

A minha questão é que adaptações teria de fazer nos quadros para ter a instalação segura e tirar partido de potências de carregamento superiores a 12A.
Última edição por CarlosCarrazedo em 24 out 2021, 11:22, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 19 out 2021, 10:14

Aparentemente o teu disjuntor da garagem é de 20A, certo?
Depois no quadro da garagem tens um de 25A, ou será um disjuntor só de corte, sem proteção?
Se a cablagem for de 4mm não é aconselhavel puxares 32A.
20A, sim, 32A, não!
Para puxares 32A terás de ter um disjuntor no quadro de casa de 32A, cablagem até ao quadro da garagem de 6mm, disjuntor de 32A no quadro da garagem, cablagem do quadro da garagem até à tomada de 6mm e tomada CEE 32A.
Ainda assim parece-me perfeitamente exequivel puxares 16A desde que troques a tomada da garagem por uma CEE 16A (tambem conhecidas como tomadas industriais).
Se tiveres cabo de 4mm, entre quadros, o mais certo é teres 2,5mm do quadro da garagem até à tomada.
Podes trocar essa cablagem por 4mm, o disjuntor no quadro da garagem por um de 20A e montar uma tomada CEE 32A MAS PARA CARREGAR A 20A!

CarlosCarrazedo
Mensagens: 5
Registado: 13 out 2021, 22:38
Data de fabrico: 24 set 2021
Capacidade bateria: 278,26 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por CarlosCarrazedo » 19 out 2021, 11:20

Obrigado pelos comentários.
Eu pensava que as imagens não estavam visíveis, porque eu não as consigo ver no post.
pemifer Escreveu:
19 out 2021, 10:14
Aparentemente o teu disjuntor da garagem é de 20A, certo?
Sim!
pemifer Escreveu:
19 out 2021, 10:14
Depois no quadro da garagem tens um de 25A, ou será um disjuntor só de corte, sem proteção?
É apenas de corte!
pemifer Escreveu:
19 out 2021, 10:14
Se a cablagem for de 4mm não é aconselhavel puxares 32A.
20A, sim, 32A, não!
Para puxares 32A terás de ter um disjuntor no quadro de casa de 32A, cablagem até ao quadro da garagem de 6mm, disjuntor de 32A no quadro da garagem, cablagem do quadro da garagem até à tomada de 6mm e tomada CEE 32A.
Ainda assim parece-me perfeitamente exequivel puxares 16A desde que troques a tomada da garagem por uma CEE 16A (tambem conhecidas como tomadas industriais).
Se tiveres cabo de 4mm, entre quadros, o mais certo é teres 2,5mm do quadro da garagem até à tomada.
Podes trocar essa cablagem por 4mm, o disjuntor no quadro da garagem por um de 20A e montar uma tomada CEE 32A MAS PARA CARREGAR A 20A!
Sei que nunca conseguirei tirar 32A na garagem, e substituir a cablagem está fora de questão, face ao risco de empancamento, mas se conseguir 20A, já tenho uma redução nas horas de carregamento e consigo tirar partido dos carregamentos à noite.

Obrigado

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 20 out 2021, 09:59

CarlosCarrazedo Escreveu:
19 out 2021, 11:20
Obrigado pelos comentários.
Eu pensava que as imagens não estavam visíveis, porque eu não as consigo ver no post.
Não estão!
Mas ainda assim consegui vê-las!
Basta carregar no botão "Quote" que aparece o caminho completo para as imagens, é só fazer "copy/paste" para o browser. ;)
Para partilhares imagens do Google tens de as pôr como link, assim:

Quadro geral:
https://drive.google.com/file/d/1YW0lft ... sp=sharing

Quadro Box:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Se quiseres partilhar imagens aqui no forum tens de usar outro site, eu, por exemplo, uso o IMGUR https://imgur.com/
Tambem podes usar os próprios anexos dos posts mas têm limitação de tamanho.

CarlosCarrazedo
Mensagens: 5
Registado: 13 out 2021, 22:38
Data de fabrico: 24 set 2021
Capacidade bateria: 278,26 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por CarlosCarrazedo » 24 out 2021, 23:43

Obrigado!
Já percebi.
Entretanto já verifiquei e tenho 4mm2 a chegar do quadro geral ao quadro da garagem.
Qual seria a potência máxima? Lembro-me de ver algures que com esta secção de fio poderia ter mais do que 20A.
Cumprimentos,

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1350
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Apresentação

Mensagem por frankesousa » 25 out 2021, 16:10

CarlosCarrazedo Escreveu:
24 out 2021, 23:43
Obrigado!
Já percebi.
Entretanto já verifiquei e tenho 4mm2 a chegar do quadro geral ao quadro da garagem.
Qual seria a potência máxima? Lembro-me de ver algures que com esta secção de fio poderia ter mais do que 20A.
Cumprimentos,
Dependendo da distância envolvida, eu diria que 20A é "na boa" e garantido, mas pode ir até mais que isso se as distâncias forem pequenas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Apresentações”