Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2629
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 08 set 2021, 14:04

Vamos ver se a apregoada "facilidade para os pequenos players" no modelo é mesmo verdade...

https://eco.sapo.pt/2021/09/08/galp-com ... -sua-rede/
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 08 set 2021, 22:30

alexmol Escreveu:
08 set 2021, 14:04
Vamos ver se a apregoada "facilidade para os pequenos players" no modelo é mesmo verdade...

https://eco.sapo.pt/2021/09/08/galp-com ... -sua-rede/
Se calhar o negócio foi apelativo para o player mais pequeno.
É prática comercial comum uma empresa pequena ganhar valor com a sua operação, mas com o objectivo final de ser adquirida por uma maior e enciaxar €€€.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 09 set 2021, 18:06

Roaming esquisito, o da Mobi.e é melhor

Imagem

https://youtu.be/CAP08YEFRCc

jfr2006
Mensagens: 2506
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 09 set 2021, 18:22

Não..isso é muito complicado e as taxas multibanco são elevadissimas.. Já viste que coitado do OPC, não vai ganhar nada? :roll: :roll:

Ainda por cima um posto que permite estrangeirada carregar e sem complicações? :twisted:


Não sabes que o nosso modelo é o melhor do Universo? :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pemifer » 09 set 2021, 22:53

Que estupidez!
Onde é que já se viu pagar um carregamento com cartão de crédito, como se estivessemos a comprar batatas!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2021, 23:23

Porra, chegaram primeiro que eu :mrgreen:
Ah mas o cartão único e blablabla... O cartão único tenho eu desde que tenho rendimentos para ter uma conta bancária!
Eu e provavelmente qualquer adulto que tenha idade para ter carta de condução...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 09 set 2021, 23:28

Não conheço ninguém que não possa concordar que pagar com cartão bancário ou dinheiro é a maneira mais universal. Daí até tornar isso obrigatório…
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2021, 23:32

Não sei quem é que falou em obrigatório.
Obrigatório só pagar 40cts por carregamento a quem nada acrescenta ao processo. Quando muito acrescenta "cartão não autorizado" :lol: Edit: e a quem tem milhões do erário público já enterrado, suficiente para cobrir o país de terminais ATM ;) E meio país de postos
Obrigatório só pagar a energia a preço residencial quando se pode comprar em mercado muito mais baixo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 09 set 2021, 23:39

Cálculo então que sejam sugestões para “alguém” implementar esse sistema de pagamento, apesar de não ver vantagem em o fazer. Ou então porque ainda não viram a luz da simplicidade em colocar um TPA.

Podem escrever o que quiserem, mas enquanto não for obrigatório ter um TPA, nem na rede da ME nem em acesso privado (Continente, Tesla, Powerdot, etc) alguém o fará. Ou talvez daqui a 2/3 anos quando os hubs urbanos o justificarem pela maior procura que haverá nessa fase.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2021, 23:53

mjr Escreveu:
09 set 2021, 23:39
Cálculo então que sejam sugestões para “alguém” implementar esse sistema de pagamento, apesar de não ver vantagem em o fazer. Ou então porque ainda não viram a luz da simplicidade em colocar um TPA.
Como é óbvio, neste modelo ninguém vai instalar TPAs. Porque é que haviam de o fazer? O OPC está-se a borrifar, nem são eles que cobram... O CEME está tranquilo, tem rendimento garantido com o interface da MobiE, paga cliente. Tranquilo.
(e novamente, não, a Miio não é a rede pública)

Sem MobiE, sem CEME, como está aquele posto na Suíça, o dono do posto efectivamente pode achar vantajoso oferecer uma solução de pagamento universal.

Edit: o que um sistema "liberalizado" oferece é a escolha. TPA ou não. App ou não. RFID ou não. Roaming ou não.
Nenhum deles tem um sorvedouro de dinheiro público a oferecer "A" (suposta) vantagem do cartão único. Porque esse é o MB/Visa/etc

Edit2: também já o disse antes, este esquema dos rfid (que evolui para apps) acaba por ser o resultado dos primórdios em que os postos começaram assim. Evolução é deixar esse esquema e procurar alternativas universais, não insistir numa bolha e numa reinvenção da roda que nada de nada oferece de revolucionário.
Escolhemos continuar a enterrar milhões do erário público numa ideia mirabolante de integrações que pouco mais têm que o vaporware da VW há 5 anos (eu assisti à apresentação da MobiE aqui há uns meses), em vez de escolher investir numa verdadeira solução universal sem custos futuros. Escolhemos o "cartão não autorizado".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”