JLMF Escreveu: ↑29 abr 2021, 10:19Abaixo um exemplo de um post intolerante á troca de opiniões e que entra com observações de âmbito pessoal, com suposições pessoais, insinuações pessoais, conselhos inúteis e altivos argumentando superioridade temporal coisa que não tem qualquer mérito a não ser para quem não tenha outro, muito próprio geralmente de quem não gosta de ideias e de debate partindo do principio de que quem não é por mim é contra mim como se não houvesse lugar para confronto de ideias sem conflito, que se justifica em defesa permanente desnecessária e exige com perguntas aos demais que se justifiquem, tal a autoridade que pensa deter.
UVE - discussão livre
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
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UVE - discussão livre
Criei este tópico para a discussão livre sobre a associação, uma vez que o outro tópico é de discussão de atividades, artigos e notícias publicados pela UVE.
Relembro que o facto de ser "livre" não significa que se possa desrespeitar as regras do fórum, especialmente no tom e cordialidade dos comentários.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Retomando o inicio da discussão, e depois de ter lido tudo o que foi escrito questiono:
São contra o modelo ou são contra a Associação UVE?
Ficam os meus 5 cêntimos para a discussão:
Na minha opinião (sei que há quem não concorde) o modelo tinha algo muito bom que era permitir a entrada de vários players de micro dimensão enquanto OPC, isto porque em Portugal, ser comercializador de energia não é para todos (e isto não é um problema da Mobilidade Eléctrica!)
Se o modelo é óptimo? Não. Mas sem este modelo é possível que a ME tivesse ficado entregue às Galp e EDP e que, face à sua dimensão, não tivessem visto aqui uma oportunidade de negócio, ficando o país ainda mais atrasado no investimento.
Se é possível fazer com que este modelo sirva os utilizadores? Sim, pois os principais problemas são roaming e afins e são de fácil e possível implementação no modelo existente
Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC. Ele que se queixe.
Quanto aos preços: Será devido à taxa EGME que estão a surgir estas vozes? São menos de 0,35€ por carregamento, fará assim tanto a diferença? Será por não saber o preço final quando carrega o carro? Eu diria que o problema existe apenas pela forma como se comunica o preço. Seria a mesma coisa que as gasolineiras decantassem todas as taxinhas do preço da gasolina...
Quanto à UVE:
Sim, em tempo (basta pesquisarem neste mesmo forum) questionei sobre os propósitos da UVE. O Nonnus, tal como já referiu aqui, convidou-me a assistir a uma AG da UVE e apresentar as minhas ideias para discussão. Assim fiz. Senti-me ouvido, vi que a UVE e eu tínhamos mais em comum do que a separar-nos. Fiz-me sócio, não estou arrependido, pelo contrário. Tenho orgulho nisso
O meu obrigado ao Nonnus! Aconselho aos que têm dúvidas sobre as posições da Associação que a questionem, que se façam sócios, que participem, que apresentem ideias. Uma coisa é certa, se todos pensarmos de forma igual, não haverá discussão, troca de ideias e crescimento.
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Bom dia Bruno, precisava de mais elaboração nesta afirmação. Quais são os fundamentos?BrunoFonseca Escreveu: ↑01 mai 2021, 23:00Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC. Ele que se queixe.
- BrunoAlves
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Re: UVE - discussão livre
Sou contra o modelo e não sou contra a UVE.
Em relação ao modelo podia repetir o que já disse uma porrada de vezes, mas seria off topic.
Em relação à UVE, não sou nada contra e já disse várias vezes que, discordando da linha de actuação, respeito-a. É a que é.
Já se disse, a UVE não teria chegado onde chegou com uma atitude bélica desde o primeiro momento.
E muito bem, acho honestamente bem.
Eu fiz o caminho contrário. Fui associado vários anos. Deixei de o ser quando passei a achar que a UVE deixou de me representar. E mais uma vez, não há nada de errado nisso, é a linha da direcção e eu respeito. Mas não me revejo nela.
Em 2 dos últimos comunicados que recebi como associado dizia (o texto não seria este à letra)
- a missão principal da UVE é a promoção da mobilidade eléctrica. Já passámos a fase da promoção, está aí vingada e para ficar. O que é preciso (na minha opinião claro) é evitar que barbaridades como as tabelas do alexmol sejam uma realidade. Eu olho para aquelas tabelas e tenho vergonha. Queremos que a mobilidade seja eléctrica no futuro e não sentimos vergonha a olhar para aquilo?
- a UVE defende o modelo e a MobiE. Ora eu abomino o modelo e a MobiE esteve a uma unha de me fazer voltar ao gasóleo, por isso anseio pelo dia em que se anuncia a sua extinção. Esta posição da UVE é totalmente oposta à minha e torna-nos incompatíveis.
Repito, respeito a posição e a linha da UVE, bem como o tempo que as pessoas disponibilizam à causa. Mas discordo em absoluto.
Isso tem várias partes de errado.BrunoFonseca Escreveu: ↑01 mai 2021, 23:00Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC
O primeiro é que o problema É do UVE. Mais uma vez, vergonha pela existência das tabelas do alexmol. Como é que a UVE compactua com isto, é uma das coisas que não entendo.
O segundo é que o CEME não esmaga as margens do OPC. Cada um tem o seu lugar e pilim a entrar, o UVE leva a soma e siga!
O terceiro é que o CEME cobra-me sempre energia a 0,223€/kWh, mas em determinadas instalações e fornecimentos ela custa 10cts/kWh. Mas a Easycharger conta 20cts/kWh em PCN em QUALQUER posto de toda a Espanha. Como é que não queremos isto para nos, ultrapassa-me.
Exactamente. E para mim defender os interesses dos UVE é forçar a modificação desta legislação. Acabar com este modelo. Acabar com as tabelas do alexmol. Exigir preço final no posto. E BARATO!BrunoFonseca Escreveu: ↑01 mai 2021, 23:00porque em Portugal, ser comercializador de energia não é para todos (e isto não é um problema da Mobilidade Eléctrica!)
Promover a mobilidade eléctrica? Tá bem então...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoFonseca
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Não os tenho, nem é uma afirmação minha. Estava apenas a colocar as perguntas que normalmente são aqui faladas.rafaelferreirapt Escreveu: ↑02 mai 2021, 08:53Bom dia Bruno, precisava de mais elaboração nesta afirmação. Quais são os fundamentos?BrunoFonseca Escreveu: ↑01 mai 2021, 23:00Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC. Ele que se queixe.
Mas nada melhor que leres os comentários do BrunoAlves no comentário anterior...
- BrunoFonseca
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Re: UVE - discussão livre
Pois... não deixa é de ser irónico todos os utilizadores de veículos electricos "exigirem" que a associação UVE zele pelos seus interesses, e trabalhe pró-bono em prol dos interesses de todos, mas quando vamos ver quantos associados a associação tem, os números não batem certo.BrunoAlves Escreveu: ↑02 mai 2021, 13:18Sou contra o modelo e não sou contra a UVE.
Em relação ao modelo podia repetir o que já disse uma porrada de vezes, mas seria off topic.
Em relação à UVE, não sou nada contra e já disse várias vezes que, discordando da linha de actuação, respeito-a. É a que é.
Já se disse, a UVE não teria chegado onde chegou com uma atitude bélica desde o primeiro momento.
E muito bem, acho honestamente bem.
Eu fiz o caminho contrário. Fui associado vários anos. Deixei de o ser quando passei a achar que a UVE deixou de me representar. E mais uma vez, não há nada de errado nisso, é a linha da direcção e eu respeito. Mas não me revejo nela.
Em 2 dos últimos comunicados que recebi como associado dizia (o texto não seria este à letra)
- a missão principal da UVE é a promoção da mobilidade eléctrica. Já passámos a fase da promoção, está aí vingada e para ficar. O que é preciso (na minha opinião claro) é evitar que barbaridades como as tabelas do alexmol sejam uma realidade. Eu olho para aquelas tabelas e tenho vergonha. Queremos que a mobilidade seja eléctrica no futuro e não sentimos vergonha a olhar para aquilo?
- a UVE defende o modelo e a MobiE. Ora eu abomino o modelo e a MobiE esteve a uma unha de me fazer voltar ao gasóleo, por isso anseio pelo dia em que se anuncia a sua extinção. Esta posição da UVE é totalmente oposta à minha e torna-nos incompatíveis.
Repito, respeito a posição e a linha da UVE, bem como o tempo que as pessoas disponibilizam à causa. Mas discordo em absoluto.
Isso tem várias partes de errado.BrunoFonseca Escreveu: ↑01 mai 2021, 23:00Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC
O primeiro é que o problema É do UVE. Mais uma vez, vergonha pela existência das tabelas do alexmol. Como é que a UVE compactua com isto, é uma das coisas que não entendo.
O segundo é que o CEME não esmaga as margens do OPC. Cada um tem o seu lugar e pilim a entrar, o UVE leva a soma e siga!
O terceiro é que o CEME cobra-me sempre energia a 0,223€/kWh, mas em determinadas instalações e fornecimentos ela custa 10cts/kWh. Mas a Easycharger conta 20cts/kWh em PCN em QUALQUER posto de toda a Espanha. Como é que não queremos isto para nos, ultrapassa-me.
Exactamente. E para mim defender os interesses dos UVE é forçar a modificação desta legislação. Acabar com este modelo. Acabar com as tabelas do alexmol. Exigir preço final no posto. E BARATO!BrunoFonseca Escreveu: ↑01 mai 2021, 23:00porque em Portugal, ser comercializador de energia não é para todos (e isto não é um problema da Mobilidade Eléctrica!)
Promover a mobilidade eléctrica? Tá bem então...
Sinceramente acho que fazia mais sentido serem os TVDE electricos a fazerem esse tipo de lobby do que uma associação que tem como missão a promoção da ME, mas é só a minha opinião.
Quanto ao custo dos carregamentos, o que acontece é que na maioria dos OPC e CEME existe um desconhecimento daquilo que é a ME. Digo isto com conhecimento de causa, pois dei por mim a "discutir" no ecar show com um responsável de um CEME/OPC sobre o RME.
Fora alguns casos aberrantes, e comparando com os valores que vejo no Electromaps para França ou Itália, o custo de carregar um VE em Portugal não é dos mais elevados.
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Re: UVE - discussão livre
Entendo essa "boca", mas não é para mim. Como disse fui associado muito antes de haver algo por que zelar.BrunoFonseca Escreveu: ↑02 mai 2021, 20:12Pois... não deixa é de ser irónico todos os utilizadores de veículos electricos "exigirem" que a associação UVE zele pelos seus interesses, e trabalhe pró-bono em prol dos interesses de todos, mas quando vamos ver quantos associados a associação tem, os números não batem certo.
E como fiz questão de frisar, respeito o caminho da associação. Discordo e não me sinto representado, por isso deixei de ser associado. Já defendi inclusivamente a UVE de algumas dessas bocas.
200% de acordo. Algo que eu já disse mais que uma vez até.BrunoFonseca Escreveu: ↑02 mai 2021, 20:12Quanto ao custo dos carregamentos, o que acontece é que na maioria dos OPC e CEME existe um desconhecimento daquilo que é a ME.
Lá está, se calhar a missão de uma associação que se chama de utilizadores de veículos eléctricos devia ser a defesa dos interesses dos utilizadores de veículos eléctricos. Em vez de defender o modelo, os players, a legislação e ter como missão a promoção da mobilidade eléctrica.
Itália não conheço. Espanha tem uma Easycharger, é isso que devemos almejar. 20cts em PCN, 30cts em PCR, 40cts em PCUR. Em todo o país. Sem calculadora, sem despesas milionárias com uma MobiE, tudo simples.BrunoFonseca Escreveu: ↑02 mai 2021, 20:12Fora alguns casos aberrantes, e comparando com os valores que vejo no Electromaps para França ou Itália, o custo de carregar um VE em Portugal não é dos mais elevados.
E se calhar é boa ideia considerar o ordenado médio nessas comparações com outros países
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Re: UVE - discussão livre
Considera o ordenado médio
considera também o preço médio do kWh para o consumidor doméstico (e já agora os IVA, IEC, CAV etc)
considera também o preço dos combustíveis fósseis
considera também os níveis de corrupção, favores e afins.
Verás que em Portugal temos os menores ordenados médios (em que uma média vale o que vale) e pagamos a electricidade mais cara, assim como os combustíveis fosseis.
considera também o preço médio do kWh para o consumidor doméstico (e já agora os IVA, IEC, CAV etc)
considera também o preço dos combustíveis fósseis
considera também os níveis de corrupção, favores e afins.
Verás que em Portugal temos os menores ordenados médios (em que uma média vale o que vale) e pagamos a electricidade mais cara, assim como os combustíveis fosseis.
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Re: UVE - discussão livre
Ou uma Iberdrola, que tem uma rede ainda maior, com os mesmos preços. Em Itália parece-me que realmente o panorama é pior em termos de preços de carregamento.BrunoAlves Escreveu: ↑02 mai 2021, 20:26Espanha tem uma Easycharger, é isso que devemos almejar. 20cts em PCN, 30cts em PCR, 40cts em PCUR. Em todo o país. Sem calculadora, sem despesas milionárias com uma MobiE, tudo simples.
E se calhar é boa ideia considerar o ordenado médio nessas comparações com outros países