Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
rafaelferreirapt
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 25 jan 2021, 22:29

Novidade já disponível na miio sem necessário atualização:

Agora é já é possível saber o preço e os kWh consumidos durante o carregamento, “em tempo real”.

O posto pode demorar até 5 min a enviar a informação, alguns enviam de minuto a minuto. Iremos identificar o tempo de atualização da informação em breve.

cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 26 jan 2021, 00:15

jfr2006 Escreveu:
25 jan 2021, 13:01
Bem..e hoje mandaram-me uma nova factura, com nova data de débito directo (mais tarde qua a anterior). Deve ser porque já perceberam que não foi desta que acertaram.

Assim, em vez dos 25% prometidos, o desconto é de 17,8%..não que raio de contas andaram eles a fazer... :roll: :roll:

Débito directo continuará inactivo até corrigirem isto e acertarem.
A mim mandaram-me uma sms há uns dias a dizer que não estava o desconto discriminado na fatura, mas o valor final tinha desconto. No entanto eu fiz as contas e dava um desconto de 11%, muito estranho, também não percebi que raio de contas andaram a fazer...
rafaelferreirapt Escreveu:
25 jan 2021, 22:29
Novidade já disponível na miio sem necessário atualização:

Agora é já é possível saber o preço e os kWh consumidos durante o carregamento, “em tempo real”.

O posto pode demorar até 5 min a enviar a informação, alguns enviam de minuto a minuto. Iremos identificar o tempo de atualização da informação em breve.
Obrigado rafaelferreirapt.
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 13 fev 2021, 18:14

Retirei do FB, como não tem dados acho que não tem problema partilhar.
É só isto, obrigado e bom dia.
IMG_20210213_171249.jpg
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 13 fev 2021, 20:13

Creio que aqui a maioria recebe os e-mails da Miio, certo ?

No último e-mail que enviaram reparei neste parágrafo :
A lei define que os operadores não podem beneficiar nenhum comercializador de energia, o que significa que o tarifário de operação é igual para todos os cartões CEME utilizados nesses postos.
Não consigo antever vantagem para o consumidor com esta regra/lei... alguém, por favor, consegue-me explicar qual ou quais as vantagens que esta regra trás para o UVE ?
Última edição por zeuz em 15 fev 2021, 04:47, editado 2 vezes no total.
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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 13 fev 2021, 20:16

BrunoAlves Escreveu:
13 fev 2021, 18:14
Retirei do FB, como não tem dados acho que não tem problema partilhar.
É só isto, obrigado e bom dia. IMG_20210213_171249.jpg
A diferença não é muita, o que significa que é um VE que tem uma boa curva de carga ( Ioniq? ).
Para um VE em que a média da potência de carga fique muito abaixo dos 50kW, a diferença deve ser bem pior...
Última edição por zeuz em 13 fev 2021, 22:04, editado 1 vez no total.
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cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 13 fev 2021, 21:23

BrunoAlves Escreveu:
13 fev 2021, 18:14
Retirei do FB, como não tem dados acho que não tem problema partilhar.
É só isto, obrigado e bom dia. IMG_20210213_171249.jpg
Então e novidades, nada? :mrgreen:

E até foi um exemplo dos mais baratos da rede pública, que tenho conhecimento, excepto alguns da mobileletric. Se fossem PCNs ainda era maior a diferença. No entanto aqueles PCNs que estão em BT ainda se percebe que não fiquem ao mesmo preço do Continente, mas há outros da rede pública em Makros, Intermarches, etc, que são caríssimos e não se compreende.
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jfr2006
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 14 fev 2021, 00:13

zeuz Escreveu:
13 fev 2021, 20:16
BrunoAlves Escreveu:
13 fev 2021, 18:14
Retirei do FB, como não tem dados acho que não tem problema partilhar.
É só isto, obrigado e bom dia. IMG_20210213_171249.jpg
A diferença não é muita, o que significa que é um VE que tem uma boa curva de carga ( Ioniq? ).
Para um VE em que a média da potência de carga fique muito abaixo dos 50kW, a diferença deve ser bem pior...
Não é muita? São só quase 14 cêntimos de diferença por kWh, que é basicamente o que eu pago por kWh fora de vazio, sem IVA :roll:

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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 14 fev 2021, 19:50

jfr2006 Escreveu:
14 fev 2021, 00:13
zeuz Escreveu:
13 fev 2021, 20:16
BrunoAlves Escreveu:
13 fev 2021, 18:14
Retirei do FB, como não tem dados acho que não tem problema partilhar.
É só isto, obrigado e bom dia. IMG_20210213_171249.jpg
A diferença não é muita, o que significa que é um VE que tem uma boa curva de carga ( Ioniq? ).
Para um VE em que a média da potência de carga fique muito abaixo dos 50kW, a diferença deve ser bem pior...
Não é muita? São só quase 14 cêntimos de diferença por kWh, que é basicamente o que eu pago por kWh fora de vazio, sem IVA :roll:
No valor total são ~5€ de diferença... tens que ver que eu ainda consumo gasolina, mesmo que pouca! :geek:
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FullElectric
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 14 fev 2021, 23:47

Esses 5,7€ de diferença não são muito dinheiro?
Comparativamente, nesse apanhado, carregar nos PCR do Lidl é tão só 61,5% mais caro que no Continente. Isto de facto não é muito, mais correto é dizer... é uma brutalidade

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rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 15 fev 2021, 10:56

zeuz Escreveu:
13 fev 2021, 20:13
Creio que aqui a maioria recebe os e-mails da Miio, certo ?

No último e-mail que enviaram reparei neste parágrafo :
A lei define que os operadores não podem beneficiar nenhum comercializador de energia, o que significa que o tarifário de operação é igual para todos os cartões CEME utilizados nesses postos.
Não consigo antever vantagem para o consumidor com esta regra/lei... alguém, por favor, consegue-me explicar qual ou quais as vantagens que esta regra trás para o UVE ?
Vantagens para o UVE nunca foram prioridade de certeza.

A prioridade foi defender o lobbie da energia dos carregamentos fora de casa (uma vez que em casa poucos serão os que podem "fugir").

Essa lei/regra não é novidade, sempre foi essa a intenção de quem pensou este "modelo".

O OPC não pode (no entanto, se calhar...) o CEME pode oferecer a "taxa" de carregamento, não? Mais uma vez quem dita as "leis" são aqueles que menos contribuiem para a ME.
BrunoAlves Escreveu:
13 fev 2021, 18:14
Retirei do FB, como não tem dados acho que não tem problema partilhar.
É só isto, obrigado e bom dia.
Era suposto o continente ser mais caro? Será que a "culpa" é do Lidl? Valerá mais a pena o Lidl retirar o posto? Serão os 8 ou 10 centimos que os OPC cobram a principal razão para que se atinja uma diferença tão grande no custo do carregamento (desculpa no caso do continente não há carregamento, é só estacionamento).

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