A posição da UVE é, como é habitual, ver o copo meio cheio.
No entanto acho que têm abordado mal esta discussão dos PHEV e a fábula, a ilustração do burro e da carroça, é muito mal conseguida.
O estudo citado parece ser meio manhoso, a Nikki do canal Transport Evolved fez um vídeo sobre isso. Mas apesar de a mensagem poder ser enviesada, o conteúdo não se pode ignorar.
Há vários estudos, feitos em vários países, que concluem que as emissões dos PHEV são muito maiores do que no papel.
Por exemplo este do ICCT que tem amostras europeias na Alemanha e Holanda, onde a larga maioria dos PHEV são carros de empresa. Como cá.
https://www.isi.fraunhofer.de/content/d ... _paper.pdf
É aqui que a fábula da carroça e do burro falha na minha opinião. O humano não tem nenhuma razão para pôr o burro na carroça e puxar ele, mas os condutores e proprietários de PHEV têm grandes incentivos para os comprar mesmo que nunca os liguem à ficha. E os números mostram que o fazem, muito mesmo. Ao contrário de humanos a pôr burros em cima de carroças.
Aliás, a resposta do Henrique Sanchez acaba por responder ao problema, quando se refere aos "utilizadores de PHEV e as suas famílias". E remetendo a utilização dos PHEV para os utilizadores particulares ou pequenas empresas que pretendem usar o carro da forma mais económica possível, aí sem dúvida que fazem sentido. Aliás, as discussões que se acompanham nas redes sociais estão cheias de fotos de quadrantes com médias fantásticas, naturalmente de utilizadores conscientes.
Onde isto falha é nos números grandes que TODOS os estudos mostram. A maioria dos PHEV vendidos são carros de alta gama, desenhados à medida dos grandes quadros de grandes empresas. Carros que são mais baratos para a empresa ao fim dos 4 anos habituais da amortização do que um diesel equivalente, mesmo que nunca os liguem à ficha. E a maioria destes carros de facto não são ligados à ficha. Porquê? Pois, culpa dos utilizadores, mas sobretudo culpa de um sistema fiscal que incentiva este tipo de utilização. Muitos burros em cima de carroças!
E eu conheço casos destes. Como conheço quem os use bem, conheço quem não os ligue à ficha porque se estão a borrifar, os mais de 25k€ em benefícios em 4 anos já lá moram, a carrinha até tem um brutal motor a gasolina (que nem sequer pagam!), para quê preocupar-se em lugar à ficha?!
Pior, o facto de não existirem incentivos para particulares, que são quem melhor trataria de usar correctamente os PHEV.
Idealmente existia uma forma de dar os incentivos de forma retroactiva com base na utilização real. Não existindo e sobretudo continuando a excluir os particulares dos incentivos, sou totalmente a favor das medidas anunciadas. Entendo que são medidas avulsas e sem grande preparação, mas era uma tomada de posição que só peca por tardia.
Entenda-se que acho que ninguém está contra os PHEV, estou é contra os benefícios fiscais dados de forma completamente errada. E por muito que possamos achar que o burro em cima da carroça é idiota, os números mostram que é exactamente ao contrário...