Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
- alexmol
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Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
https://www.uve.pt/page/concurso-hubs-mobie-2020/
Tinham oportunidade de cobrir o interior de país, mas foram para os locais do costume
Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Bragança?
Porque é que Loulé, que tem mais de 50% dos postos do Algarve, precisa de mais postos ? Eu não os vejo apinhados!
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- BrunoAlves
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
Era preciso que as pessoas que decidem estas coisas andassem de VE no dia a dia. Claro que isto é positivo mas, mais uma vez, fica um bocadinho longe daquilo que seria ideal. Aliás, desde o primeiro concurso onde se concentraram a maioria dos postos em Lisboa e Porto, que a distribuição dos recursos total ou parcialmente pagos pelo contribuinte tem sido muito errada. Subsidia-se a instalação onde já se sabe que será rentável, depois claro que ninguém vai instalar nas localizações menos interessantes
Seja como for, é muito positivo que finalmente apareçam hubs em vez de postos isolados. 3 num pequeno raio à volta de Lisboa, onde já existe a larga maioria dos postos rápidos do país (e mais não sei quantos que vão para Oeiras), parece-me desajustado.
Seja como for, é muito positivo que finalmente apareçam hubs em vez de postos isolados. 3 num pequeno raio à volta de Lisboa, onde já existe a larga maioria dos postos rápidos do país (e mais não sei quantos que vão para Oeiras), parece-me desajustado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
Hoje quando a minha mulher me mostrou essa noticia tive a mesma reação que tu. Continuo sem perceber como podemos estar a por tantos carregadores num só local (litoral centro-norte, exceto Loulé) e o interior continua na mesma. Até na mobilidade elétrica o interior é esquecido. Quando se fala que o interior não pode ser esquecido, que se tem que se criar condições para as pessoas irem para o interior, vê-se aberrações destas.
Para aqueles que vão dizer que: "primeiro queixavam-se que não tinham carregadores, agora queixam-se porque tem hubs, só sabem dizer mal". Eu não sou contra a hubs, sou contra é se estar a investir apenas nos mesmo sítios. Eu quero viajar por todo o Portugal, e não andar apenas em AE, ou pelos grandes centros urbanos.
Para aqueles que vão dizer que: "primeiro queixavam-se que não tinham carregadores, agora queixam-se porque tem hubs, só sabem dizer mal". Eu não sou contra a hubs, sou contra é se estar a investir apenas nos mesmo sítios. Eu quero viajar por todo o Portugal, e não andar apenas em AE, ou pelos grandes centros urbanos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
A capilaridade da rede e a sua cobertura geral por todo o território é uma das responsabilidades e competências da Mobi.E. Servisse ela pelo menos para isso, mas infelizmente continuamos a assistir a uma gritante incompetência, também neste tema, por parte desta entidade
Se a Mobi.E não serve mesmo para mais nada senão estorvar, então estou como diz o Bruno Alves... Acabem com ela pf
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- ljbmartins
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
Como é possível uma entidade pública, continuar a esbanjar dinheiro público, em locais onde é menos necessário esse investimento.
E os nossos políticos que tanto gostam de comissões ao Novo Banco (e bem), que tal uma investigação aos gastos da mobi-e? estará tudo bem por lá? Quem foram os grandes beneficiários de 10 anos de deste "deitar dinheiro para a rua"? Provavelmente obteríamos algumas respostas "interessantes".
E as nossas queridas associações? Continuam felizes da vida a publicitar isto com a maior das naturalidades, mesmo que estejam a contribuir para um país a duas velocidades na mobilidade elétrica.
Simplesmente inconcebível.
E os nossos políticos que tanto gostam de comissões ao Novo Banco (e bem), que tal uma investigação aos gastos da mobi-e? estará tudo bem por lá? Quem foram os grandes beneficiários de 10 anos de deste "deitar dinheiro para a rua"? Provavelmente obteríamos algumas respostas "interessantes".
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Simplesmente inconcebível.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê.
- mjr
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
Depende do critério usado.
Se o critério for garantir a maior capilaridade geográfica da rede então falhou redondamente, de facto o interior está praticamente despido.
Se for para servir a maior população possível nos trajetos mais habituais então os locais terão sido bem escolhidos.
Eu teria tentado uma abordagem híbrida, sacrificando uns dois hubs no litoral e criando 4 ou 5 hubs mais modestos no interior.
BTW, se não fosse a UVE provavelmente nem estaríamos a discutir isto aqui agora. A minha posição na associação cria naturalmente parcialidade, mas o trabalho de divulgação bem informada que a UVE faz é muito importante.
Se o critério for garantir a maior capilaridade geográfica da rede então falhou redondamente, de facto o interior está praticamente despido.
Se for para servir a maior população possível nos trajetos mais habituais então os locais terão sido bem escolhidos.
Eu teria tentado uma abordagem híbrida, sacrificando uns dois hubs no litoral e criando 4 ou 5 hubs mais modestos no interior.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- t3lmo
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
A localização dos hubs está indexada à densidade de população e procura de locais de carregamento.
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.
Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Não será com PCN's que se vai colmatar a falta de postos, principalmente em ambiente urbano onde muitos utilizadores não têm como carregar em casa.
Falar de barriga cheia com carregamento em casa é fácil, mas coloquem-se no papel de todos aqueles concentrados em cidades que não pensam sequer em optar por mobilidade elétrica pois não vêm ainda forma equivalente de 'abastecer' o seu veículo sem andar todos os dias com o coração nas mãos para ver se o conseguem fazer ou não. A massificação tem destas coisas, e ou é acessível ou ninguém sai do conforto diário do combustível fóssil.
São é poucos os hubs ou mais incitativas destas, mas todos os postos serão necessários e muito bem-vindos.
Vejam como estão distribuídas a areas de serviço em mais de 100 anos de história destas.
Os postos entre distritos estão também previstos em concursos municipais e alguns serão anunciados em breve (principalmente Bragança).
Faz-me lembrar esta fábula popular aplicada aos tempos modernos...
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.
Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Não será com PCN's que se vai colmatar a falta de postos, principalmente em ambiente urbano onde muitos utilizadores não têm como carregar em casa.
Falar de barriga cheia com carregamento em casa é fácil, mas coloquem-se no papel de todos aqueles concentrados em cidades que não pensam sequer em optar por mobilidade elétrica pois não vêm ainda forma equivalente de 'abastecer' o seu veículo sem andar todos os dias com o coração nas mãos para ver se o conseguem fazer ou não. A massificação tem destas coisas, e ou é acessível ou ninguém sai do conforto diário do combustível fóssil.
São é poucos os hubs ou mais incitativas destas, mas todos os postos serão necessários e muito bem-vindos.
Vejam como estão distribuídas a areas de serviço em mais de 100 anos de história destas.
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ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
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iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
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- Nonnus
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
Não querendo estar aqui a discutir o sexo dos anjos, mas...t3lmo Escreveu: ↑11 out 2020, 15:10Falar de barriga cheia com carregamento em casa é fácil, mas coloquem-se no papel de todos aqueles concentrados em cidades que não pensam sequer em optar por mobilidade elétrica pois não vêm ainda forma equivalente de 'abastecer' o seu veículo sem andar todos os dias com o coração nas mãos para ver se o conseguem fazer ou não. A massificação tem destas coisas, e ou é acessível ou ninguém sai do conforto diário do combustível fóssil.
Já te colocaste na pele daqueles que vivem no interior? É que o que tu acabaste de escrever serve para os dois lados. Podias escrever o mesmo e estares a defender aqueles que vivem no interior. Ou eu, e todos que neste momento defendem uma melhor distribuição dos recursos estamos a ver mal as coisas?
Até a bem pouco tempo o que se dizia era: "se tem onde carregar em casa o VE é o ideal para si", agora pelos visto passará a ser: se vive no interior esqueça ter um VE.
Isto leva-nos a uma discussão muito mais complexa! Isto é uma bola de neve. Se não crias condições nos locais com menos densidade, nunca vais conseguir aumentar a densidade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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- BrunoAlves
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
Ou até, já pensaste em ir ao interior? De BEV?
Achar que é com hubs que se resolvem os problemas de quem não tem como carregar em casa é utópico. Porque então vamos dar a essas pessoas muitos postos públicos, mas que os paguem aos preços que conhecemos. Logo, segregando-os de quem pode carregar em casa a 11cts/kWh. E é só eternizar o modelo das bombas de combustível.
Edit: e eu não tenho dúvidas que os postos sejam precisos nesses locais. Mas aí são RENTÁVEIS sempre. Na minha (aparentemente não só minha) opinião, o estado devia (como já devia ter feito no concurso dos PCR original) subsidiar a instalação de postos onde não são rentáveis de caras, onde os operadores privados dificilmente terão interesse em instalar.
É a tua abordagem normal à crítica, mesmo que sustentada e construtiva.
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- alexmol
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Re: Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos
Isso tudo estaria certo se fosse um investimento privado.t3lmo Escreveu: ↑11 out 2020, 15:10A localização dos hubs está indexada à densidade de população e procura de locais de carregamento.
Estas só se souberam porque a UVE achou por bem divulgar ao contrário de todos os outros que só fizeram copy&paste de um comunicado.
Mas inconcebível mesmo é quem não quer ver onde existe necessidade de carregamento eminente, e onde a taxa de utilizadores de veículos elétricos cresce de forma exponencial todos os meses.
Se existe necessidade de carregamento eminente nessas zonas então existe potencialidade para o negócio do carregamento ser rentável.
Deixem o mercado funcionar pois nessas zonas existem condições para tal.
Já nas zonas do interior não existe possibilidade de um hub de carregamento ser um negócio rentável. É aí que deve entrar o dinheiro público.
Eu pago impostos e gostaria de os ver realmente aplicados na diminuição das assimetrias regionais.