corrisi Escreveu: ↑04 mai 2020, 12:27
civic Escreveu: ↑04 mai 2020, 12:16
Independentemente da troca ser feita pelo numero de barras, o pessoal que se queixa da degradação fá-lo apenas pelos valores declarados pelo carro ou também faz testes reais?
Efetivamente a garantia pode ser accionada quando desaparece a 4a barra. A % de SOH essa, não deve ser igual para todos no momento da perda da dita cuja. Nalguns poderá ser aos 68, outros 66, 63%, etc.
Nunca fiz teste de tomada na viatura em causa e não pretendo fazê-lo. Mas pelos carregamentos que já fiz, poucos, esta bateria não deve armazenar mais do que 20.6kwh. Mas lá está, tudo empírico e por aquilo que me é dado a observar.
Com andamento bem moderado dará para fazer 160 kms pelo que para as minhas necessidades atuais dá e sobra. Não me queixei em momento algum de degradação, mas apenas dei a conhecer à comunidade o caso particular deste leaf 30kwh de 2017.
"Quem sou eu" para duvidar das contas do BMS da Nissan, contas essas que são a base para a mesma Nissan suportar um custo de 7/8 mil€ de garantia?
Para mim é +- óbvio que o BMS sabe fazer muito melhor as contas de degradação do que eu.
Eu apenas consigo medir a energia que meto dentro do carro (na tomada AC e/ou DC) não faço ideia quanto é dissipado no AC/DC, em calor, etc etc
Por isso só tenho é que confiar no calculo do carro. Sabendo que ele pode ficar confuso com meias cargas e assim, mas quando faço várias cargas completas e ciclos "fundos" acredito a 100% que o BMS calcula correctamente nessa altura.
De qualquer modo posso dizer que os supostos 23kWh (já não me lembro se é isso hoje) que o BMS mostra (através do leaf spy) são +- o que a bateria consegue "deitar cá para fora" antes de chegar ao vermelho.
O que dá uns 100km em Autoestrada em velocidade normal (120km/h no velocímetro que nem 110 reais são).
Na minha opinião, com 94mil km, é muita degradação. Nas minhas contas são já 23% de degradação (1-(23kWh/30kWh)*100), embora o BMS diga que são só 17% ou assim.
Na especificação do meu carro diz 30kWh, será que sou só eu que penso que devia fazer as contas a esses 30kWh que eu comprei e não aos 27/28kWh que o pessoal pensa que a bateria deve ter em nova?