Substituição do eMMC no MCU do TMS
- BrunoAlves
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Substituição do eMMC no MCU do TMS
Como poderão saber, os TMS e TMX produzidos antes de Fevereiro de 2018 vêm equipados com a primeira versão do MCU e este apresenta um problema fundamental com o eMMC (a unidade de "disco" do computador): ao fim de alguns anos e muitas escritas este começa a falhar até ao ponto onde o MCU "morre". A solução oferecida pela Tesla quando o MCU "morre" é a substituição integral do MCU por uma unidade recondicionada de primeira geração.
https://insideevs.com/news/376037/tesla ... ory-issue/
Se a avaria ocorrer em garantia tudo bem, fora de garantia é uma reparação pesada...
Outra solução também referida no artigo acima é a substituição do eMMC (de preferência antes de este falhar), mas a Tesla não faz nem suporta este serviço. Em Portugal não encontrei quem o fizesse, na Europa encontrei excelentes referências a esta oferta:
https://translate.google.com/translate? ... -reparatie
Para quem for a Eindhoven eles têm um serviço em que fazem tudo. Não sendo possível, cada um terá de remover o seu MCU, abri-lo e remover a placa Tegra onde está o eMMC, enviá-la para a Holanda e depois fazer o trabalho contrário.
Na América já se registaram muitos casos destes, em Portugal começámos a assistir a alguns casos com uma frequência que me estava a deixar pouco sossegado. Aproveitando este tempo de quarentena em que o carro está parado e está, decidi avançar na troca do eMMC.
A primeira dificuldade é chegar ao MCU para o retirar, é preciso desmontar uma parte significativa do interior do carro. Há muitos vídeos a explicar como fazer, passo a passo, eu segui este:
https://www.youtube.com/watch?v=cOseSD3O1xA
Aproveitando que ia ter tudo desmontado, encomendei à Tesla o modem 4G/LTE para substituir o 3G que o carro tinha. O suporte do holandês foi incrível, a identificar o tipo de cartão SIM, na referência da própria placa a encomendar, na colocação em funcionamento de tudo depois da montagem, etc. Fantástico mesmo.
Já chega de conversa, vamos ao que interessa
No vídeo é demonstrado o desligar da bateria de 12V e da bateria de tracção mas, seguindo as recomendações e instruções do holandês, é necessário apenas encontrar e remover o fusível do MCU. Fazendo isto é possível (e até recomendado diria eu) voltar a colocar o MCU no sítio, sem a placa e sem LCD. Desta forma continua a ser possível conduzir o carro, carregar em AC a uma potência bastante baixa e, mais importante, manter a bateria de 12V carregada automaticamente pelo carro. Se isto não for feito, terá de se colocar um carregador de baterias enquanto o MCU estiver fora. Fica esta coisa gira
Quando chegou a placa (2 dias, serviço incrível!) e o modem da Tesla (2 semanas) foi "só" voltar a montar, colocar o MCU no sítio e voltar a montar o carro, seguindo o vídeo novamente. Está tudo a funcionar.
https://insideevs.com/news/376037/tesla ... ory-issue/
Se a avaria ocorrer em garantia tudo bem, fora de garantia é uma reparação pesada...
Outra solução também referida no artigo acima é a substituição do eMMC (de preferência antes de este falhar), mas a Tesla não faz nem suporta este serviço. Em Portugal não encontrei quem o fizesse, na Europa encontrei excelentes referências a esta oferta:
https://translate.google.com/translate? ... -reparatie
Para quem for a Eindhoven eles têm um serviço em que fazem tudo. Não sendo possível, cada um terá de remover o seu MCU, abri-lo e remover a placa Tegra onde está o eMMC, enviá-la para a Holanda e depois fazer o trabalho contrário.
Na América já se registaram muitos casos destes, em Portugal começámos a assistir a alguns casos com uma frequência que me estava a deixar pouco sossegado. Aproveitando este tempo de quarentena em que o carro está parado e está, decidi avançar na troca do eMMC.
A primeira dificuldade é chegar ao MCU para o retirar, é preciso desmontar uma parte significativa do interior do carro. Há muitos vídeos a explicar como fazer, passo a passo, eu segui este:
https://www.youtube.com/watch?v=cOseSD3O1xA
Aproveitando que ia ter tudo desmontado, encomendei à Tesla o modem 4G/LTE para substituir o 3G que o carro tinha. O suporte do holandês foi incrível, a identificar o tipo de cartão SIM, na referência da própria placa a encomendar, na colocação em funcionamento de tudo depois da montagem, etc. Fantástico mesmo.
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No vídeo é demonstrado o desligar da bateria de 12V e da bateria de tracção mas, seguindo as recomendações e instruções do holandês, é necessário apenas encontrar e remover o fusível do MCU. Fazendo isto é possível (e até recomendado diria eu) voltar a colocar o MCU no sítio, sem a placa e sem LCD. Desta forma continua a ser possível conduzir o carro, carregar em AC a uma potência bastante baixa e, mais importante, manter a bateria de 12V carregada automaticamente pelo carro. Se isto não for feito, terá de se colocar um carregador de baterias enquanto o MCU estiver fora. Fica esta coisa gira
Quando chegou a placa (2 dias, serviço incrível!) e o modem da Tesla (2 semanas) foi "só" voltar a montar, colocar o MCU no sítio e voltar a montar o carro, seguindo o vídeo novamente. Está tudo a funcionar.
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Muito bem, Bruno.
Toma lá um like:
Meteste um eMMC igual, ou houve upgrade?
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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- BrunoAlves
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
O eMMC novo tem mais velocidade de leitura e escrita e o dobro da capacidade (8 --> 16Gb). Não havendo nenhum problema, este MCU sobrevive ao carro
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Notas muita diferença entre o 3g e o LTE?
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Muito bom! Os upgrades ao motor já passaram à historia, agora o que está a dar é upgrades a cartoes de memoria e routers 4G
- BrunoAlves
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Digo-te quando puder sair da garagem
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Com este relato, é o 4.o ou 5.o caso via o holandês de que tenho conhecimento, um dia desses calha-me a mim, é bom saber que nestes 4 ou 5 casos correu sempre tudo bem e o apoio e eficiência no serviço tem sido excelente.
Obrigado pela partilha
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- BrunoAlves
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Ele disse-me que já tinha feito mais de 300 substituições destas. Desde que se consiga ler a imagem (daí ser fundamental fazer isto antes de o MCU falhar completamente) o resultado é sempre positivo. De resto, contacto por whatsapp, responde rápido (ou em tempo real mesmo), sabe muito bem do que está a falar. Excelente a todos os níveis.
A TNT recolheu a embalagem em minha casa na segunda, terça a seguir ao almoço estava na Holanda, terça ao fim da tarde já estava enviado e quarta a meio da tarde chegou a minha casa. Acabou por demorou mais tempo a instalar porque quis fazer o update do 4G e a Tesla demorou 2 semanas a entregar o modem novo.
A TNT recolheu a embalagem em minha casa na segunda, terça a seguir ao almoço estava na Holanda, terça ao fim da tarde já estava enviado e quarta a meio da tarde chegou a minha casa. Acabou por demorou mais tempo a instalar porque quis fazer o update do 4G e a Tesla demorou 2 semanas a entregar o modem novo.
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Acho que fizeste bem em trocar o modem também, já que estavas com a mão na massa.
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Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS
Muito bom e uma excelente partilha com a comunidade, Bruno!
Esta é a altura ideal para fazer este serviço, o carro tem de ficar parado por força das circunstâncias.
Esta é a altura ideal para fazer este serviço, o carro tem de ficar parado por força das circunstâncias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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