Retrofit CCS
-
- Mensagens: 3
- Registado: 04 fev 2020, 11:00
- Data de fabrico: 04 mar 2019
- Capacidade bateria: 40 Ah
Retrofit CCS
Boa noite,
Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.(WIS DOC: SI08.20-P-0003A)
Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?
Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.
Cheers.
Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.(WIS DOC: SI08.20-P-0003A)
Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?
Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.
Cheers.
Última edição por Zoetuga em 05 fev 2020, 15:45, editado 1 vez no total.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Retrofit CCS
Não sei se percebi...Zoetuga Escreveu: ↑05 fev 2020, 00:04Boa noite,
Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.
Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?
Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.
Cheers.
Os falsos elétricos da mercedes carregavam em AC e agora carregam em DC?
Eu deduzo que os Zoe com CCS permitem carregamento em DC enquanto os Zoe sem CCS apenas carregam em AC como acontecia nos Zoe mais antigos.
- frankesousa
- Mensagens: 1308
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Retrofit CCS
Híbridos com CCS?Zoetuga Escreveu: ↑05 fev 2020, 00:04Boa noite,
Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.
Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?
Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.
Cheers.
Podes por aqui alguma referência a essa noticia? Gostava de ler mais sobre o assunto.
Não me parece muito impossível, mas se o ZOE só agora teve carga DC não acredito que seja com retrofit que vão por o anterior zoe a aceitar isso (infelizmente)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6364
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Retrofit CCS
Em qualquer dos casos parece-me bem difícil.
No caso dos plug in, não faz sentido. Baterias de brincar a carregar em DC? 3C, 4C, 5C? Não é lógico, a menos que a ideia seja carregar a 10kW em DC
No caso do Zoe, a dificuldade pode prender-se com o sistema de carregamento pensado à volta do motor que faz de carregador. Duvido que o custo compensasse a funcionalidade, mas sem dúvida que era uma hipótese interessante
No caso dos plug in, não faz sentido. Baterias de brincar a carregar em DC? 3C, 4C, 5C? Não é lógico, a menos que a ideia seja carregar a 10kW em DC
No caso do Zoe, a dificuldade pode prender-se com o sistema de carregamento pensado à volta do motor que faz de carregador. Duvido que o custo compensasse a funcionalidade, mas sem dúvida que era uma hipótese interessante
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
- Mensagens: 3001
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Retrofit CCS
Estava a ler a questão estava a pensar nisso mesmo No caso do ZOE não é apenas mudar uma ficha, é mudar todo um sistema de carregamentoBrunoAlves Escreveu: ↑05 fev 2020, 10:50No caso do Zoe, a dificuldade pode prender-se com o sistema de carregamento pensado à volta do motor que faz de carregador. Duvido que o custo compensasse a funcionalidade, mas sem dúvida que era uma hipótese interessante
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Retrofit CCS
Já não me admirava muito.frankesousa Escreveu: ↑05 fev 2020, 10:39Híbridos com CCS?
Podes por aqui alguma referência a essa noticia? Gostava de ler mais sobre o assunto.
Do outro lado da barricada dos carregamentos DC já temos o Outlander PHEV com Chademo.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Retrofit CCS
Não se esqueçam que o Mitsubishi Outlander PHEV tem carregamento chademo.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Retrofit CCS
Não. É a tomada na frente, uma pequena placa para comunicação CCS um contactor extra direto à bateria e uma atualização de software para o carro.Nonnus Escreveu: ↑05 fev 2020, 10:56Estava a ler a questão estava a pensar nisso mesmo No caso do ZOE não é apenas mudar uma ficha, é mudar todo um sistema de carregamentoBrunoAlves Escreveu: ↑05 fev 2020, 10:50No caso do Zoe, a dificuldade pode prender-se com o sistema de carregamento pensado à volta do motor que faz de carregador. Duvido que o custo compensasse a funcionalidade, mas sem dúvida que era uma hipótese interessante
O pior é eles terem vontade de o fazer, tal como no caso da Nissan que se recusa a fazer upgrade de baterias que é possível só com software e no caso dos MK1 software e um adaptador para a ficha de comunicação do pack que é o mesmo que já colocam para substituir o pack por um de 24kWh MK2.
-
- Mensagens: 3
- Registado: 04 fev 2020, 11:00
- Data de fabrico: 04 mar 2019
- Capacidade bateria: 40 Ah
Re: Retrofit CCS
Daqui nada envio a referência do documento WIS.frankesousa Escreveu: ↑05 fev 2020, 10:39Híbridos com CCS?Zoetuga Escreveu: ↑05 fev 2020, 00:04Boa noite,
Parece que para os híbridos da Mercedes já é possível fazer retro-fits para substituir a ligação original pela ligação ccs DC charging.
Alguém sabe se a Renault vai ter a mesma possibilidade para os Zoes?
Tecnicamente devia ser possível, tanto que ao encomendar um novo zoe, há a opção COM ficha CCS e SEM ficha CCS.
Cheers.
Podes por aqui alguma referência a essa noticia? Gostava de ler mais sobre o assunto.
Não me parece muito impossível, mas se o ZOE só agora teve carga DC não acredito que seja com retrofit que vão por o anterior zoe a aceitar isso (infelizmente)
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6364
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Retrofit CCS
Claro, mas carrega a apenas 22kW máximo e tem uma bateria de ~14kW, logo menos de 2C.
Poderia ser uma solução para estes plug in, agora que finalmente começam a ter mais de 20km de autonomia (têm 30 ), mas provavelmente seria mais barato um carregador interno de 22kW AC (ou não?) e o resultado final provavelmente o mesmo, com a flexibilidade acrescida das várias potências em AC. O carregamento DC nas potências que se poderão aplicar nestes carros/tamanhos de bateria não me parece nada lógico.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!