Para quem tem medo da degradação das baterias
Para quem tem medo da degradação das baterias
Estudo interessante sobre a longevidade das baterias versus vida útil do carro, e com ferramenta para um cálculo aproximado da degradação, que vale o que vale pois sabemos haver muitas condicionantes.
https://electricautonomy.ca/2019/12/17/ ... es-report/
https://electricautonomy.ca/2019/12/17/ ... es-report/
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
O simulador vale mesmo o que vale, nada.
Para o meu carro dá um SOH em 2 anos e 8 meses de 94.7% e ele já vai com 79%. Não há nenhum Leaf de 30kWh do pessoal daqui do fórum com um SOH acima dos 90%. Ou eu estou a ver mal as coisas, ou o simulador não serve de muito.
Para o meu carro dá um SOH em 2 anos e 8 meses de 94.7% e ele já vai com 79%. Não há nenhum Leaf de 30kWh do pessoal daqui do fórum com um SOH acima dos 90%. Ou eu estou a ver mal as coisas, ou o simulador não serve de muito.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
Falta saber onde é que foram buscar os 6300 carros. Qual é a amostra, que proporção de modelos em relação ao mercado? Qual mercado?
Há relativamente pouco tempo haviam Leafs mk1 de países nórdicos com as 12 barras, o O Casal tinha 4 acho eu
Há relativamente pouco tempo haviam Leafs mk1 de países nórdicos com as 12 barras, o O Casal tinha 4 acho eu
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
O meu tem SOH de 93 e uns trocos.Nonnus Escreveu: ↑19 dez 2019, 18:54O simulador vale mesmo o que vale, nada.
Para o meu carro dá um SOH em 2 anos e 8 meses de 94.7% e ele já vai com 79%. Não há nenhum Leaf de 30kWh do pessoal daqui do fórum com um SOH acima dos 90%. Ou eu estou a ver mal as coisas, ou o simulador não serve de muito.
- frankesousa
- Mensagens: 1350
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
O simulador deve ter sido feito para carros eléctricos do século XI não do século passado (os nossos Leaf )Nonnus Escreveu: ↑19 dez 2019, 18:54O simulador vale mesmo o que vale, nada.
Para o meu carro dá um SOH em 2 anos e 8 meses de 94.7% e ele já vai com 79%. Não há nenhum Leaf de 30kWh do pessoal daqui do fórum com um SOH acima dos 90%. Ou eu estou a ver mal as coisas, ou o simulador não serve de muito.
Os Leaf tem realmente uma degradação estupidamente alta, se não fosse a Nissan a vender as baterias em saldos este seria um carro descartável e caro para tal.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
My bad, então o simulador sempre acerta nalguma coisa, nem que seja uma percentagem mínima. Por curiosidade qual o ano e nº de KM?hmendes Escreveu: ↑19 dez 2019, 23:30O meu tem SOH de 93 e uns trocos.Nonnus Escreveu: ↑19 dez 2019, 18:54O simulador vale mesmo o que vale, nada.
Para o meu carro dá um SOH em 2 anos e 8 meses de 94.7% e ele já vai com 79%. Não há nenhum Leaf de 30kWh do pessoal daqui do fórum com um SOH acima dos 90%. Ou eu estou a ver mal as coisas, ou o simulador não serve de muito.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
É de 05.2017, conta cerca de 50kkms.Nonnus Escreveu: ↑20 dez 2019, 11:30My bad, então o simulador sempre acerta nalguma coisa, nem que seja uma percentagem mínima. Por curiosidade qual o ano e nº de KM?hmendes Escreveu: ↑19 dez 2019, 23:30O meu tem SOH de 93 e uns trocos.Nonnus Escreveu: ↑19 dez 2019, 18:54O simulador vale mesmo o que vale, nada.
Para o meu carro dá um SOH em 2 anos e 8 meses de 94.7% e ele já vai com 79%. Não há nenhum Leaf de 30kWh do pessoal daqui do fórum com um SOH acima dos 90%. Ou eu estou a ver mal as coisas, ou o simulador não serve de muito.
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
Aproveito para acrescentar que o Leaf 40 de 05.2019, com sensivelmente 15kkms tem mais ou menos o mesmo SoH, 94%, este sim parece que degrada um pouco mais depressa, o tempo o dirá. Certo é que deixei de fazer as viagens Porto-Lisboa-Porto no de 40 e comecei a roubar o de 30 à minha mulher para estas viagens, ganho entre 30 a 45min no total da viagem entre um e outro para a mesma velocidade [120 no de 30, 110 no de 40) já para não falar que o de 40 consome quase mais 3kWh de média aos 100 km (em 800km) e se fizer ida e volta no mesmo dia então é que a coisa complica para o de 40.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
Pois, este estudo também apareceu no fórum dos ioniqs, com o comentário "infelizmente, não há ioniqs no estudo".
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Para quem tem medo da degradação das baterias
Eh pá, a sério?
Mas que raio de macacada é esta?
Então os Leafs de 2012 têm menos degradação que os de 2014?
Mas que raio de macacada é esta?
Então os Leafs de 2012 têm menos degradação que os de 2014?