Leaf 2 Tekna - MJR

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1765
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por cfvp » 07 ago 2019, 20:05

Ok, estou ver. Eu desconheço o preço das outras marcas. De qualquer forma continuo a achar €148 bastante por uma chave, mas agora é capaz de ser tudo assim.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9901
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 07 ago 2019, 22:44

A minha opinião é exatamente essa. É caríssimo mas inevitável.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por Spin » 08 ago 2019, 09:40

mjr Escreveu:
07 ago 2019, 22:44
A minha opinião é exatamente essa. É caríssimo mas inevitável.
Então o que dizer de uma chave para o I3 a preços de 2018 (467,12€).
Desconfio que deve ser por causa de soletrarem a marca.
B são 100 paus, M são mais outros 100 paus, W são os restantes 100 paus.
Finalmente os quase 200 paus é para a chave e reprogramação. :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9901
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 26 out 2019, 10:37

Está a decorrer o segundo teste da tomada do meu Leaf 40. Ontem aproveitei que tinha pouca carga ao fim do dia para o descarregar completamente e fazer uma medição de 0 a 100% da energia gasta a carregar o pack.

Bateria com o contactor aberto:

Imagem

Segundos após o início do carregamento:

Imagem

Neste momento já entraram 38,44kW.h e está com 91% de SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3062
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por Filipe » 26 out 2019, 10:40

A célula 69 está cansada :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9901
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 26 out 2019, 13:35

Resultado: 41.95kW.h

Há 15 meses atrás tinha medido 44,22kW.h com o mesmo contador (EVSE Ecowatt), ou seja uma degradação de 5,1%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por OCasal » 26 out 2019, 14:59

No capítulo "degradação" muito melhor que o mk1 há 8 anos!

civic
Mensagens: 1790
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic » 26 out 2019, 15:43

Das duas vezes que o fizeste registaste as temperaturas das celulas? Nestas coisas isso é muito importante. ;)
O que noto no meu é que, costumo fazer duas cargas completas por semana, uma à sexta feira e outra no domingo, durante a semana o carro anda nos 70% +\-, e é notório que no domingo o pack carrega mais do que na sexta, e esta?
De salientar que na sexta carrego a 100% e faz sempre mais de 200 kms seguidos, tal como no domingo, durante a semana são os +\- 50 kms diários. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9901
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 26 out 2019, 15:45

Sim, sem comparação, menos de metade da degradação no mesmo período de tempo/km.

Fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

O SOH entre os dois testes da tomada variou entre 99% e 93.27%, ou seja uma variação de 5,8%. (93.27/99.0). Bastante em linha com o medido no teste da tomada de 5,1%. O carro continua a subestimar a capacidade real, como é apanágio do Leaf, mas por uma pequena margem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9901
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 26 out 2019, 16:42

civic Escreveu:
26 out 2019, 15:43
Das duas vezes que o fizeste registaste as temperaturas das celulas? Nestas coisas isso é muito importante. ;)
O que noto no meu é que, costumo fazer duas cargas completas por semana, uma à sexta feira e outra no domingo, durante a semana o carro anda nos 70% +\-, e é notório que no domingo o pack carrega mais do que na sexta, e esta?
De salientar que na sexta carrego a 100% e faz sempre mais de 200 kms seguidos, tal como no domingo, durante a semana são os +\- 50 kms diários. ;)
A temperatura das células está nas fotos que acompanham os testes. 30C neste teste, 32C no outro teste. Não me parece relevante a diferença.

Uma carga a 100% é sempre igual, vai até aos 4,2V por célula. O que depois o carro estima de SOC é outra questão, mas a capacidade carregada é igual.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”